Dieta DASH pode diminuir risco cardiovascular em mulheres com câncer de mama, diz estudo

publicado em

Um estudo publicado pelo JNCI Cancer Spectrum apontou que a dieta DASH pode reduzir o risco de que mulheres com câncer de mama desenvolvam doenças cardiovasculares.

A intenção da dieta DASH é reduzir a hipertensão. O método foi proposto em 1995. Ela se baseia baseada no consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, e inclui peixes, aves, feijões, nozes, óleos vegetais e laticínios, sem ou com baixo teor de gorduras. Alimentos ricos em gorduras saturadas, doces e bebidas açucaradas são limitadas ou cortados.

Dieta DASH
DASH é um acrônimo para Dietary Approaches to Stop Hypertension ou Abordagens Dietéticas para Interromper a Hipertensão

Segundo a pesquisa, o risco de doença cardíaca é maior em quem sobreviveu ao tumor. Acredita-se que isso acontece porque algumas terapias contra o câncer podem causar danos ao coração.

Ademais, ambas as doenças possuem fatores de risco parecidos, como tabagismo, obesidade e alimentação inadequada. Veja: Estudo aponta relação entre obesidade e câncer de mama em mulheres jovens.

“Uma vez que a dieta pode melhorar a saúde do coração, sentimos que era importante verificar se a qualidade da dieta estava relacionada ao risco futuro de doenças cardíacas em mulheres diagnosticadas com câncer de mama”, disse Isaac Ergas, autor principal do estudo e cientista da equipe de Divisão de Pesquisa da Kaiser Permanente Pathways.

  Continua Depois da Publicidade  

A equipe analisou dados do Pathways Study, um dos maiores estudos dos Estados Unidos sobre mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Eles consultaram os perfis de 3.415 mulheres que descobriram o tumor invasivo entre 2005 e 2013, até 2021.

As participantes respondiam questionários sobre hábitos alimentares: o estudo analisou cinco padrões: a dieta DASH (recomendada para promover a saúde do coração), uma dieta recomendada pela American Cancer Society para sobreviventes de câncer, uma dieta baseada em vegetais, dieta mediterrânea e, por fim, o padrão de alimentação saudável de 2020.

Em comparação com as outras, as mulheres que seguiram a dieta DASH tiveram o risco diminuído para os seguintes problemas: 47% para insuficiência cardíaca, 23% para arritmia, 23% para parada cardíaca, 21% para doença cardíaca valvular e 25% para coágulo sanguíneo.

“É emocionante ver os resultados desse excelente trabalho que capacita oncologistas a recomendarem orientações de medicina de estilo de vida baseadas em evidências”, celebrou Tatjana Kolevska, presidente do Permantent Medical Group Medical Oncology and Hematology.

  Continua Depois da Publicidade  

Dieta DASH e o risco cardíaco em mulheres que fazem quimioterapia

O estudo também mostrou que o modelo de dieta pode reduzir os riscos de danos cardíacos para mulheres que fazem o tratamento com antraciclina, um tipo de quimioterapia que pode causar danos colaterais.

Paciente quimioterápica
Pacientes que fazem quimioterapia com antraciclina poderiam ser beneficiadas pela DASH

No entanto, tal diferença não foi analisada em mulheres em outros tipos de tratamentos quimioterápicos. “Nosso estudo é um dos poucos que se aprofundou no efeito da dieta no risco de doenças cardiovasculares em sobreviventes de câncer de mama”, apontou Marilyn Kwan, autora sênior do estudo e pesquisadora da Divisão de Pesquisa.

“As nossas descobertas destacam a importância de continuarmos a falar com as sobreviventes do câncer de mama sobre a qualidade da dieta, não só para reduzir o risco de recorrência do câncer de mama, mas também para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, concluiu.

Você já tentou fazer a dieta DASH? Percebeu os benefícios? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário