Se você gosta de tratamentos naturais, o xarope de cenoura é uma ótima estratégia para diminuir os sintomas de gripes e resfriados. Não contém aditivos químicos e concentra nutrientes com propriedades excelentes para o sistema imune.
A compra de xaropes em farmácias, sem prescrição médica, é bem comum no Brasil. O problema é que muitos deles contêm substâncias que agem no sistema nervoso, para inibir o reflexo da tosse. Além de conter outros componentes químicos, como corticoides, aromatizantes e broncodilatadores, que podem causar reações alérgicas graves.
É certo que resfriados e gripes são problemas comuns, que se resolvem em alguns dias. Mas, se existem formas de lidar com os desconfortos, como excesso de catarro, tosse e congestão nasal, podemos recorrer a elas, enquanto esperamos que nossas defesas naturais resolvam o problema.
Mas, é importante lembrar que mesmo os xaropes à base de açúcar, como o xarope de cenoura, devem ser usados com moderação, ou seja, se você tem uma tosse persistente, de causa desconhecida, procure a orientação de um médico.
Veja para que serve o xarope de cenoura, como fazer e como tomar.
A cenoura é uma raiz repleta de carotenoides, vitaminas A, C, E, K, complexo B, potássio, fibras e antioxidantes. Os antioxidantes e vitaminas beneficiam o sistema imunológico, fortalecendo-o. Num contexto de gripe, a vitamina C tem um papel de destaque no combate à infecção.
As vitaminas antioxidantes previnem a intoxicação das células pelos radicais livres, que estão ligados à origem de uma série de doenças, como o câncer e o Alzheimer.
Agora, quando a cenoura é combinada com o mel, os benefícios são ainda maiores. O mel possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes, criando uma barreira viscosa que hidrata e protege contra infecção, atuando principalmente no alívio da tosse.
Além disso, o xarope de cenoura possui propriedades expectorantes, que ajudam na eliminação do catarro acumulado na garganta e no nariz, aliviando o desconforto da gripe ou do resfriado.
Aqui estão duas opções de receitas para fazer o xarope de cenoura, cujos benefícios são os mesmos, a diferença está apenas no modo de preparo.
Para fazer o xarope de cenoura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Modo de preparo:
Para essa segunda receita de xarope de cenoura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Modo de preparo:
Por conter bastante açúcar, o xarope de cenoura é contra indicado para quem tem diabetes. E, mesmo para pessoas que não tenham diabetes, a recomendação é tomar sempre após uma refeição com proteínas e fibras, para diminuir o índice glicêmico do xarope.
Se você tem uma criança menor de 1 ano em casa e deseja dar o xarope a ela, retire o mel das receitas.
O mel, de qualquer procedência, pode conter esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Ela é perigosa para bebês menores de 6 meses, cujo sistema imunológico ainda não tem capacidade de combater a bactéria. Por precaução, os médicos recomendam que se espere até a idade de 1 ano, para dar mel às crianças.
Deixe um comentário