Ter vontade de fazer xixi toda hora pode ser uma simples reação ao aumento da ingestão de água e, sob essas condições, é algo benéfico ao organismo. No entanto, também pode representar alguns problemas alojados no trato urinário, além de outras possíveis causas.
Confira quais são as possíveis causas da micção frequente e quais os tratamentos possíveis.
Poliúria é a denominação médica para o quadro de micção frequente. Ela é identificada quando há a eliminação igual ou superior a três litros de urina no intervalo de 24 horas.
No entanto, outro cenário possível é a micção frequente e a eliminação de pouco volume de urina. Confira abaixo as principais causas associadas à vontade de ir ao banheiro várias vezes ao dia.
Também conhecida como infecção urinária, uma das principais características dessa complicação é a micção frequente, que pode provocar ardência e dor. As infecções do trato urinário causam inflamação em um ou mais órgãos do sistema constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
Outras condições neste sistema que podem causar micção frequente são:
Se você for homem e perceber que está com vontade de urinar a todo momento, o problema pode ser em decorrência de alguma complicação na próstata.
A próstata é uma glândula que produz parte do sêmen. No entanto, há homens em que a próstata cresce mais do que o normal. A próstata aumentada pode exercer pressão sobre o sistema urinário, fazendo com que o paciente sinta a vontade de fazer xixi toda hora.
A hiperplasia prostática benigna (HPB), o nome científico do aumento da próstata, é um caso bastante comum e tratável pelo urologista.
As mulheres que já passaram por uma ou mais gestações sabem como que esse é um período em que a micção é muito frequente, sobretudo no primeiro e no terceiro trimestre.
Durante a gravidez, a bexiga é pressionada à medida que o bebê ocupa cada vez mais espaço dentro do seu corpo.
A vontade de fazer xixi toda hora é um sintoma muito comum e esperado da gravidez. Esse sintoma não tende a se estender após o parto, uma vez que os órgãos voltam às suas condições normais.
Os exercícios de Kegel – práticas de contração muscular que visam trabalhar o assoalho pélvico – podem ser eficientes para evitar problemas na bexiga como a incontinência urinária.
Pessoas diabéticas frequentemente relatam a necessidade de urinar frequentemente, tanto na diabetes tipo 1, quanto na tipo 2. A relação entre a vontade de fazer xixi toda hora e a diabetes está no padrão circular que ocorre com os rins.
Nos diabéticos, o corpo não controla a quantidade de açúcar no sangue, que deveria ser responsabilidade dos rins. Como esses órgãos trabalham mais do que o normal para filtrar o sangue, há micção extra que precisa sair do corpo.
O ideal é que quanto mais um paciente diabético urine, mais água ele consuma para que o ciclo se mantenha funcionando adequadamente.
Episódios de ansiedade e estresse podem afetar o sistema urinário. Essa reação é ainda mais comum em pessoas com fobias. Além da necessidade de urinar frequentemente, o paciente pode ser acometido pela perda do controle da bexiga.
A micção frequente também pode ser sintoma de outras complicações médicas, tais como:
Diante dessa condição, responda às seguintes perguntas: você está fazendo uso de medicamentos? Aumentou a ingestão de líquidos? Bebeu álcool ou cafeína nas últimas horas?
Se a resposta for positiva, você pode identificar a origem da sua vontade de fazer xixi toda hora.
O tratamento para conter a vontade de fazer xixi toda hora deve ser prescrito pelo urologista ou clínico geral a partir de exames físicos, avaliação dos sintomas e, em alguns casos, a partir de exames de imagem e laboratoriais.
Os tratamentos mais comuns incluem antibióticos – nos casos de infecções urinárias, por exemplo. Além disso, medicamentos que controlam os espasmos musculares na bexiga que ajudam a reduzir a incontinência urinária também poderão ser prescritos.
O médico também poderá prescrever sessões de fisioterapia se julgar necessário, além da prática de exercícios pélvicos como Kegels, por exemplo.
Se não houver nenhuma condição médica aparente, você pode dotar certas práticas para evitar a micção frequente, tais como limitar a ingestão de álcool, sucos de frutas cítricas, café, chás, adoçantes artificiais, tomates e produtos à base de tomate.
Deixe um comentário