A vitamina C é essencial para várias funções do corpo e também para a pele, especialmente a do rosto. As propriedades antioxidantes da vitamina C, assim como o seu papel na síntese do colágeno, são apontadas por estudos como capazes de promover benefícios relevantes para a pele. E justamente por esse motivo, a indústria cosmética já incluiu a vitamina C em inúmeros produtos destinados aos cuidados com a pele.
Obtenha aqui mais informações sobre os benefícios do uso da vitamina C no rosto e como usá-la.
A vitamina C está naturalmente presente na composição de muitos alimentos, mas também é comumente adicionada a produtos de cuidados pessoais, como loções, cremes e séruns para a pele. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina C.
Conhecida também como ácido L-ascórbico, ela é uma vitamina solúvel em água e um poderoso antioxidante presente na epiderme e na derme, camadas da pele. Como é solúvel em água, ela não é armazenada no corpo em quantidades relevantes, pois o excesso é eliminado na urina e nas fezes. Por este motivo, ela é um componente dietético indispensável.
A vitamina C promove uma pele mais saudável, devido aos seus efeitos antioxidantes, que são capazes de neutralizar o estresse oxidativo provocado por vários fatores ambientais e orgânicos, como o envelhecimento natural.
Ela também desempenha um papel vital na construção de tecido conjuntivo, cicatrização de feridas e na produção de colágeno, o que beneficia a pele de várias formas e melhora o aspecto de linhas finas de expressão.
Além disso, a vitamina C ajuda a proteger a pele dos raios nocivos do sol, diminuindo os danos causados por ele, como por exemplo, a hiperpigmentação e os tons irregulares, pois inibe a atividade da tirosinase (oxidação), diminuindo assim a produção de melanina.
Como percebemos, a vitamina C é capaz de ajudar a pele do rosto de várias formas. Abaixo, trouxemos informações mais detalhadas sobre cada um destes benefícios.
O colágeno é uma proteína produzida abundantemente pelo nosso corpo, mas quando chegamos aos 25 anos, sua produção começa a diminuir gradativamente. Por esse motivo, a flacidez, linhas e rugas de expressão começam a aparecer, conforme os anos passam.
A produção de colágeno também pode ser afetada por fatores ambientais, poluição e pelo estilo de vida, que causam um impacto negativo na elasticidade da pele, resultando em um aspecto mais envelhecido, às vezes até precocemente.
A vitamina C é um componente fundamental para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambos necessários para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso proporciona uma pele mais firme e tonificada, reduzindo as rugas e os sinais do envelhecimento.
Os radicais livres costumam trazer muitos prejuízos para a saúde, que são geralmente intensificados pela radiação dos raios UV. Isso acontece porque eles são moléculas livres e solitárias que procuram células saudáveis para se “ligar”, o que pode provocar uma série de problemas para a saúde, além de acelerar o envelhecimento.
Para combater essas moléculas nocivas, os antioxidantes oferecem um elétron ao radical livre, transformando-o em um agente inofensivo às células.
A vitamina C é um poderoso antioxidante e a sua aplicação na pele do rosto pode protegê-la dos danos causados pela exposição excessiva ao sol, justamente porque eles ajudarão a combater a ação dos radicais livres. Também são capazes de diminuir as queimaduras solares e as manchas que são consequência do excesso de sol.
O uso de vitamina C para o rosto deve ser constante, pois o sol diminui os níveis presentes no corpo, e vale reforçar que ela não deve ser usada como substituto do protetor solar e sim como um complemento.
Além da exposição solar, outros fatores podem estimular os radicais livres. A poluição, o estresse e o hábito de fumar são alguns deles, podendo ser até mais prejudiciais do que a exposição prolongada aos raios ultravioleta.
Os radicais livres provenientes desses desencadeadores ambientais atacam todo tipo de célula, podendo promover um processo conhecido como estresse oxidativo, que é capaz de estimular a mutação do DNA, danificar a pele e destruir a barreira natural de umidade, e o resultado é o aparecimento de linhas, rugas e uma pele mais seca e áspera.
Novamente, os antioxidantes potentes da vitamina C entram em ação, pois eles ajudam a combater o estresse oxidativo e consequentemente retardar o envelhecimento.
Um processo chamado glicação da pele pode danificar as moléculas de colágeno, resultando em uma pele menos flexível e, consequentemente, mais predisposta a desenvolver rugas e flacidez.
A glicação é uma reação entre moléculas de glicose (açúcares) com as proteínas constituintes da pele. Na glicação, proteínas como o colágeno e a elastina são revestidas com uma moléculas de carboidratos, provocando o seu endurecimento. Isso traz impactos negativos para a pele, como os citados acima.
Existem vários componentes que podem estimular o processo de glicação, como o excesso de carboidrato e álcool na alimentação e, também, os radicais livres. Usar a vitamina C pode ajudar a proteger o colágeno e neutralizar a glicação, prevenindo os danos causados pelo processo.
A vitamina C estimula a formação de elastina, responsável por tornar a pele mais resistente, ao aumentar sua capacidade elástica.
O colágeno é formado por fibras mais espessas do que as de elastina, servindo para manter a sustentação da pele e promover a matriz por onde os vasos sanguíneos levam oxigênio e nutrientes às células da pele, mantendo-a nutrida e saudável. A falta de nutrientes deixa a pele mais áspera e seca.
O uso de produtos contendo vitamina C para o rosto pode resultar em uma pele com aparência mais saudável e hidratada, por favorecer a produção dessas proteínas estruturais.
A vitamina C pode diminuir a quantidade de pigmento produzido pelas células da pele e clarear manchas provocadas pela hiperpigmentação.
Um estudo publicado em 2002 no periódico Journal of Drugs in Dermatology mostrou que a aplicação tópica da vitamina C no rosto foi capaz de tratar manchas causadas pela superexposição ao sol. Apenas 20 pessoas participaram do estudo e 16 obtiveram bons resultados com o uso de ácido L-ascórbico (24%), com a melhora da pigmentação e das rugas finas. O estudo concluiu que aplicar vitamina C é um tratamento seguro e eficaz para as manchas da idade.
Um estudo realizado em 2011 e publicado pelo Journal of Cosmetology and Dermatology revelou que um tratamento com vitamina C foi eficaz e trouxe poucos efeitos colaterais na despigmentação de manchas de idade, conhecidos como lentigos solares.
Através desses resultados podemos afirmar que a vitamina C é capaz de tratar manchas e também prevenir a sua formação, promovendo uma aparência mais iluminada, limpa e saudável.
Mais um benefício da vitamina C para o rosto é a sua capacidade de reduzir a inflamação da pele, que geralmente se apresenta através de vermelhidão e coceira e que também pode te fazer experimentar uma sensação de queimação no rosto.
A vitamina C tem efeitos anti-inflamatórios, e eles podem até ajudar com casos mais avançados, como a rosácea e erupções de acne. Além disso, pode combater radicais livres à base de nitrogênio, que são liberados por fertilizantes ricos em nitrogênio, escapamentos de carros e árvores. Esse tipo de radical livre costuma inflamar a pele, mas pode ser neutralizado pelos antioxidantes da vitamina C.
Estudos apontaram que a vitamina C pode apresentar resultados rápidos em relação ao fortalecimento dos vasos sanguíneos e danos causados à pele vermelha pelos capilares danificados. Também pode ajudar a diminuir os vasinhos dilatados na pele, provocados pelos capilares rompidos.
Os antioxidantes presentes na vitamina C são tão potentes, que eles ajudam a reparar lesões causadas por queimaduras, melhorando o processo de cicatrização de feridas, incluindo as erupções causadas pela acne grave.
A vitamina C promove o processo de síntese (produção) de novos tecidos da pele, o que ajuda a curar queimaduras e feridas mais rapidamente, além de reduzir a vermelhidão e inflamação, dois aspectos relevantes para o tratamento da acne e das marcas provocadas por elas.
O mercado está repleto de produtos contendo vitamina C, mas qual deles será que é o mais recomendado para se obter todos os benefícios da vitamina C para o rosto?
Geralmente, os soros (sérum) faciais são mais leves e finos, devendo ser aplicados no rosto após a limpeza e antes da hidratação. Eles são projetados para penetrar nas camadas mais profundas da pele, enquanto que os cremes hidratantes agem mais na camada superficial da pele. Por esse motivo, a utilização do soro pode ser mais eficaz.
Na hora de escolher o seu soro facial, procure um produto que contenha o ácido ascórbico entre os ingredientes ativos, a nomenclatura técnica da vitamina C ou outras variações, que estão listadas abaixo.
A concentração de ácido ascórbico pode variar entre 10%, 15% e 20%, mas é interessante começar pela menor concentração e depois que a sua pele estiver acostumada, aumentar gradativamente. Idealmente, antes de utilizar qualquer dermocosmético na pele do seu rosto, busque a orientação de um médico ou médica dermatologista.
A vitamina C pode ser encontrada em várias apresentações químicas. Alguns produtos incluem um componente adicional para estabilizar o componente ativo e proporcionar uma vida útil mais longa.
É comum também encontrar outros ingredientes ativos combinados com a vitamina C. Eles podem ser inseridos na formulação para estabilizá-la e também fornecer alguns benefícios adicionais.
Usar a vitamina C no rosto é muito fácil, mas a forma de uso pode ser diferente, dependendo do produto que estiver usando.
Nunca misture soros de vitamina C contendo ácido L-ascórbico com retinol (vitamina A) ou niacinamida (também conhecida como vitamina B3, comumente usada em fórmulas de cuidados da pele). A mistura pode anular os efeitos de ambos e provocar reações adversas na pele.
Mas, se você usa um produto que já contém uma combinação desses ingredientes, não se preocupe, pois ele provavelmente foi formulado com padrões corretos para liberar os ingredientes ativos em momentos diferentes, impedindo que eles afetem uns aos outros.
Como vimos, usar vitamina C para o rosto pode ser interessante porque ela é capaz de estimular a produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a tratar linhas de expressão e rugas. Ela também é considerada um potente antioxidante, capaz de combater os danos provocados pelos radicais livres de diversas formas.
Na hora de adquirir o produto, escolha aquele fabricado por uma empresa confiável, que preserve a qualidade e as normas de fabricação e nunca tente fazer o seu próprio soro de vitamina, pois uma versão caseira não será tão eficaz e pode causar irritação e outros danos no seu rosto.
Deixe um comentário