Com todos os seus nutrientes, os vegetais são alimentos muito importantes para a saúde que precisam fazer parte da dieta balanceada todos os dias. Mas, sabia que além de consumi-los ao natural, você também pode usar vegetais fermentados? Eles podem ser feitos em casa e têm benefícios especiais!
A fermentação é uma técnica bastante antiga de preservação de alimentos. Durante o processo, os açúcares e amidos naturais dos alimentos são transformados em álcool e ácidos. Essas substâncias agem como conservantes naturais, além de deixar um sabor diferente: forte, salgado e levemente amargo.
Certamente, o benefício mais famoso dos vegetais fermentados são os seus probióticos ou bactérias do bem.
Embora o papel dos alimentos probióticos e fermentados no microbioma intestinal (ou flora intestinal) ainda não esteja completamente esclarecido, algumas evidências apontam que eles podem auxiliar a criar e manter uma população diversa e saudável de bactérias intestinais, algo importante para a saúde e o bem-estar de modo geral.
Por exemplo, os probióticos produzidos durante o processo de fermentação podem ajudar a aliviar alguns problemas digestivos. Tanto que não é incomum receber o conselho de adicionar alimentos fermentados na dieta quando se tem problemas intestinais com frequência.
Como as bactérias que povoam o intestino influenciam o sistema imunológico, acredita-se que devido ao seu teor de probióticos, os alimentos fermentados também podem contribuir com a melhora da imunidade. Saiba mais sobre os probióticos, seus benefícios e os cuidados que devem ter com eles.
Além disso, outra vantagem bastante interessante dos vegetais fermentados é que o seu teor nutricional melhora, comparado com sua versão in natura, e com isso os seus nutrientes podem ser melhor aproveitados.
Acredita-se que os vegetais fermentados têm mais vitaminas que as suas versões cruas ou cozidas e que a fermentação torna os seus minerais mais digeríveis.
Para quem já deixou os vegetais estragarem mais de uma vez e perdeu os alimentos antes de conseguir consumi-los, fermentar os legumes é uma boa opção para fazer com que eles durem mais tempo e evitar o desperdício.
Para preparar vegetais fermentados em casa, você vai precisar de:
Com tudo isso em mãos, é hora de conhecer o passo a passo:
Antes de começar a fazer os seus vegetais fermentados, lave bem as mãos com água e sabão. Em seguida, higienize-as com álcool 70%. Além disso, lave e ferva todos os utensílios que serão usados na receita.
Ao mesmo tempo, os vegetais também devem ser lavados. Entretanto, não recomenda-se usar bactericidas como o hipoclorito de sódio, pois eles podem atrapalhar a fermentação. Uma sugestão é deixar os vegetais de molho em água com um pouco de vinagre por 10 minutos.
Tome muito cuidado ao preparar os seus vegetais fermentados em casa. Isso porque um tempo incorreto de fermentação, temperaturas inadequadas e equipamentos não esterilizados podem fazer com que o alimento estrague.
Portanto, fique sempre de olho e se desconfiar que os seus vegetais fermentados não estão próprios para o consumo, não coma.
Deixe um comentário