Vape: jovem de 19 anos é colocada em respirador após ficar com pulmões que parecem “vidros quebrados”, entenda

publicado em

Uma jovem de 19 anos precisou ser hospitalizada e colocada no respirador depois que o uso constante de cigarros eletrônicos deixou os seus pulmões com aparência de vidros quebrados.

Mais um caso de consequências à saúde devido ao uso de cigarros eletrônicos é noticiado

A adolescente chegou ao hospital com pressão arterial alta, dificuldade para respirar, febre e quantidade insuficiente de oxigênio no sangue. Inicialmente, ela foi diagnosticada com pneumonia bacteriana grave e recebeu tratamento medicamentoso com antibióticos por cinco dias. No entanto, os sintomas não melhoraram.

Os médicos, então, solicitaram um raio-X, que mostrou manchas translúcidas nos dois pulmões da paciente, sugerindo que estavam cheios de líquido e apresentavam sinais de danos nos tecidos. A Covid-19 também foi descartada.

Quando perguntada, a jovem respondeu que era usuária de cigarros eletrônicos e os médicos cravaram o diagnóstico: lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produtos de vaporização (EVALI).

Os exames de imagem ainda mostraram que a adolescente tinha opacidades de vidro, condição que ocorre junto com a consolidação nos pulmões. Por consolidação, entende-se o espessamento ou inchaço do tecido pulmonar, que ocorre quando os espaços de ar nos pulmões se enchem de fluido, pus, sangue ou células.

  Continua Depois da Publicidade  
Pulmão pós vape
Raio-X do pulmão inflamado e manchado da paciente – Imagem: Reprodução via O Globo

Além disso, os profissionais de saúde que cuidaram do caso da jovem disseram que ela estava hipoxêmica, ou seja, seu sangue não estava transportando oxigênio suficiente para o resto do corpo. Ela precisou ser conectada a um ventilador, tomou antibióticos e remédios para controlar a febre.

A paciente, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que usava o vape todos os dias no último mês. Após o problema de saúde, ela precisou interromper completamente o uso. Os médicos a alertaram sobre o risco alto do EVALI atacar novamente.

O EVALI é uma doença respiratória que apresenta sintomas que imitam outras infecções. O problema de saúde é causado pela inalação de substâncias tóxicas adicionadas ao líquido do vaporizador, induzindo a um tipo químico de pneumonia. Ele se torna um diagnóstico de exclusão por não existirem critérios claros para ele.

Você ou alguém que conhece usa vapes? Quais foram as consequências do hábito? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário