O urucum é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro, arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Ele pode ser incorporado a sopas e pratos com coloração avermelhada, mas não adiciona sabor característico, diferenciando-se nesse aspecto do dendê. Por não possuir sabor forte, você pode adicioná-lo a diversas refeições, e reconhecer se o urucum emagrece ou não. É possível aproveitar as folhas, o óleo essencial e as sementes do ingrediente.
O ingrediente cresce em árvores de floresta tropical, e é coberto por espinhos extremamente afiados. Em seu interior, há muitas e pequenas sementes vermelhas, as quais são moídas e transformadas em pó. Ele pode ser comprado em supermercados e lojas de produtos naturais. Se você preferir, o urucum pode ser encontrado em versão de óleo.
A coloração do alimento se dá devido aos seus níveis de bixina, que se assemelha aos carotenoides encontrados nas cenouras. Quanto mais brilhante a cor do urucum, maior o seu teor de bixina.
Para que serve?
O urucum já foi utilizado pelos indígenas brasileiros e peruanos como ferramenta para produzir tinturas vermelhas para pintar o rosto. As tribos indígenas, características da América do Sul, utilizaram também o urucum para finalidades medicinais e as folhas da planta como erva, tanto para curas externas quanto para doenças internas.
O corante extraído das sementes de urucum ainda pode ser usado na produção de cosméticos, bronzeadores, alimentos e tecidos.
Ele pode agir como protetor contra picadas de insetos, além de prevenir as queimaduras de exposição ao sol. O urucum pode proteger da saúde dos olhos contra raios UV, além de auxiliar na prevenção contra catarata e cegueira prematura.
Os carotenoides encontrados no urucum são antioxidantes poderosos, que podem ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento, reduzindo a ação dos radicais livres, que podem destruir células. Pesquisas comprovam que pessoas que ingerem carotenoides a partir de fontes naturais podem viver mais e sofrer menos doenças crônicas.
As folhas da planta possuem propriedades anti-inflamatórias, e assim podem agir contra infecções, cortes e doenças de erupções cutâneas.
O urucum também possui tocotrienois, que são importantes para limitar a capacidade do fígado para a produção de colesterol LDL, que é o tipo de colesterol ligado ao entupimento de artérias e ataques cardíacos.
O chá das folhas do alimento pode reduzir as diarreias, e ainda alivia os sintomas de disenteria. Com melhor funcionamento do sistema digestivo, os desconfortos serão reduzidos, o que melhora a eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo, reduzindo significativamente os inchaços e ajudando a sustentar a ideia de que o urucum emagrece.
Os picos de insulina também podem ser evitados com o consumo de chá das folhas de urucum. A bebida pode reduzir os níveis de glicose, principalmente nos períodos após as refeições. A saúde do coração também pode ser beneficiada com o alimento, e você se sentirá mais seguro e disposto para praticar as atividades físicas, refletindo na queima de calorias e perda de peso.
Veja abaixo os principais benefícios oferecidos pelo urucum:
- Reduz a acidez;
- Efeito anti-inflamatório;
- Mata bactérias, germes e parasitas;
- Reduz a tosse;
- Combate aos radicais livres;
- Limpa o sangue;
- Reduz o catarro;
- Reduz a febre;
- Beneficia a digestão;
- Diurético;
- Reduz a pressão arterial;
- Leve efeito laxativo;
- Cura feridas;
- Diminuição do colesterol;
- Protege o fígado;
- Chá com as folhas de urucum combate a hemorroidas e hemorragias, possui ação expectorante, regula o nível de colesterol no organismo, trata hepatite, disenteria, febre, malária, dimunui a pressão sanguínea e combate os efeitos causados pelas mordidas de cobras venenosas;
- Fonte de vitaminas, cálcio, fósforo, ferro e aminoácidos;
- Pode ser usado no tratamento da icterícia – condição caracterizada pelo surgimento de cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos;
- Efeito diurético;
- Uso contínuo fortalece o funcionamento dos rins.
Urucum emagrece?
O ucurum não possui poder direto sobre a perda de peso, por isso, se você deseja que ele auxilie no emagrecimento, a adoção de uma dieta e hábitos saudáveis em conjunto com o seu consumo é fundamental. Ele pode agir de forma ampla sobre a saúde e bem estar, favorecendo a perda de peso, já que pode reduzir a constipação e promover a melhor digestão dos alimentos ingeridos, mas não possui propriedade milagrosa de eliminar os quilos extras.
Afirma-se que o urucum emagrece indiretamente por oferecer a sensação de saciedade, o que reduz a ânsia por alimentos, leva a pessoa a consumir menos calorias, ajudando a enxugar os quilinhos a mais. Acredita-se ainda que o processo de digestão do urucum contribui com o gasto calórico e que seu consumo auxilia a aceleração do metabolismo, o que gera um processo mais eficiente de queima de calorias e gorduras.
Se você está entre as pessoas que se sentem desestimuladas em uma dieta, está cansado dos mesmos cardápios, você pode combinar o urucum com frango, arroz, pipoca light, massas de pães e sanduíches naturais. Você pode inserir as folhas e sementes de urucum em sua dieta, principalmente com o chá, após as refeições.
Onde encontrar o urucum
Você pode comprar o urucum em supermercados ou até mesmo lojas de produtos naturais. Ele pode ser combinado com outros temperos com efeitos positivos para a sua dieta, mas lembre que, se não houver uma alimentação equilibrada, o seu efeito não será significativo.
Se você tem o costume comprar suplementos e plantas em lojas de produtos naturais, aproveite e experimente o urucum. Ele também pode ser encontrado em laboratórios de manipulação. O acompanhamento ortomolecular também pode ajudar na inserção do urucum ao seu cardápio diário.
Dicas de receitas de chá de urucum
Confira a seguir duas receitas de como fazer chá de urucum:
1. Chá de sementes de urucum
Ingredientes:
- 2 l de água filtrada;
- 1 colher rasa de sopa de sementes de urucum.
Modo de preparo:
- Ferver a água em uma panela;
- Juntar as sementes de urucum e tampar a panela;
- Manter a mistura abafada até esfriar. Coar e levar à geladeira.
2. Chá de folhas de urucum
Ingredientes:
- 10 folhas de urucum;
- 1 l de água
Modo de preparado:
- Ferver as folhas de urucum no litro de água ao longo de 10 minutos;
- Beber ou aplicar na pele, dependendo do objetivo do uso do chá das folhas de urucum
Meu colesterol diminuiu bastante com urucum.
oi sou farmaceutico o urucum nao é um produto especifico para emagrecimento é apenas um coadjuvante
Em quanto tempo o urucum emagrece? Já tô tomando a um mês e não vi nem uma diferença
Parabéns foram diligentes e corrigiram o texto, depois que postei o comentário com relação ao um erro nas informações sobre o urucum.
Boa explicação