A urticária é um problema de pele agravado por questões emocionais, como estresse e ansiedade extrema. Pelo fato dos sintomas da urticária aparecerem após um episódio estressante, a condição é muitas vezes chamada de urticária nervosa.
A urticária é uma reação exagerada do sistema imunológico a algum alérgeno ou por alguma doença autoimune, que se manifesta com lesões avermelhadas, escamosas e que coçam na pele.
Como a urticária dita nervosa é agravada por problemas emocionais, ela deve ser tratada com medicamentos para alergia e com acompanhamento psicológico, para trabalhar os gatilhos emocionais que pioram o quadro alérgico.
Veja o que é a urticária, os tipos, os sintomas, e como são feitos o diagnóstico e o tratamento.
Urticária: o que é?

A urticária é um problema de pele muito comum, que consiste em uma irritação na pele originada, principalmente, de uma alergia/dermatite de contato. Veja quais são os tipos de dermatite e como tratar.
Há outros fatores que podem desencadear o aparecimento de urticária na pele ou intensificá-la, diferenciando os vários tipos de urticária.
Urticária nervosa
O estresse emocional pode ser um fator intensificador da urticária em algumas pessoas, classificando o problema como urticária nervosa. Isso significa que uma pessoa pode apresentar uma tendência natural a ter urticária, que é agravada por questões emocionais.
A situação estressante amplifica a resposta inflamatória montada pelo sistema imunológico, causando as seguintes manifestações na pele:
- Manchas avermelhadas.
- Manchas avermelhadas e escamosas (em alto relevo).
- Coceira intensa (prurido).
- Aparecimento de bolhas ou vergões.
Esse estresse emocional pode ser um quadro ansioso, um trauma emocional ou nervosismo extremo com problemas do cotidiano.
Urticária aguda
A urticária aguda geralmente é gerada por uma resposta alérgica a algum alimento, a algum medicamento, também à picada de inseto, além de produtos cosméticos e acessórios em contato com a pele. A característica que define uma urticária aguda é que ela dura apenas algumas horas.
Urticária crônica
A urticária crônica, diferentemente da aguda, demora para desaparecer.
Para ser classificada como crônica, a urticária deve durar mais de 6 semanas e não é causada por algum fator alérgeno, como um alimento ou um medicamento.
Normalmente, para descobrir a causa da urticária crônica, o médico ou médica dermatologista precisa fazer um exame de biópsia.
Uma das causas mais comuns da urticária crônica são as doenças autoimunes, que estão diretamente relacionadas com aspectos emocionais. Logo, o estresse emocional pode ser um gatilho ou um amplificador da urticária crônica, sendo chamada popularmente de urticária nervosa.
Urticária aquagênica
A urticária aquagênica, como o nome indica, é originada de uma alergia à água.
Algumas pessoas sentem coceira na pele ou sensação de queimação e vermelhidão após terem contato com a água no banho, por exemplo.
Não se sabe exatamente o que causa essa alergia à água, mas pode ser alguma substância presente no líquido. O problema costuma ser mais comum entre pré-adolescentes e adolescentes na fase da puberdade.
Urticária física
A urticária física é causada por algum estresse físico na pele, por exemplo uma pressão contínua, quando seu braço fica em contato com a mesa durante muito tempo.
Urticária de temperatura
Mudanças na temperatura, para um calor ou frio mais intensos, podem causar urticária na pele.
Sintomas da urticária nervosa
A urticária nervosa apresenta os mesmos sintomas de qualquer outro tipo de urticária.
Como vimos, a urticária nervosa não é desencadeada por um problema emocional, mas amplificada em pessoas predispostas a ter urticária e que passam por uma situação muito estressante.
Os sintomas da urticária nervosa são:
- Coceira intensa.
- Irritação na pele por coçá-la em excesso.
- Ardência.
- Aparecimento de manchas avermelhadas e vergões.
- Inchaço.
- Vermelhidão.
- Lesões inflamatórias isoladas ou em placas.
Diagnóstico da urticária nervosa
O diagnóstico da urticária nervosa envolve exames físicos e de sangue para alergia e teste de punctura (prick test), que ajuda a determinar para quais substâncias o paciente tem alergia. Veja quais são e como é cada teste de alergia.
Mas, como a piora do problema é de ordem emocional, o médico ou médica dermatologista pode te encaminhar para um psicólogo(a), para encontrar qual é o gatilho emocional que desencadeia essa resposta inflamatória na pele e tratá-la em sessões de psicoterapia.
Tratamentos da urticária nervosa
Os sintomas locais são tratados com remédios anti-histamínicos e pomadas, para diminuir a reação inflamatória e os desconfortos na pele.
Os gatilhos emocionais são trabalhados em sessões de psicoterapia, para que a pessoa tenha condições de responder aos estímulos estressantes de forma mais tranquila, que não promova o problema de urticária nervosa.
Tomar um banho frio ajuda a acalmar a pele e a diminuir a coceira, já os banhos quentes pioram os sintomas da urticária. Quando for se secar, não esfregue a toalha na pele, pois assim você desencadeia a coceira intensa novamente.
Fontes e referências adicionais
- Urticária crônica espontânea e estresse psicológico, Brazilian Journal of Health Review, 2022; 5(5): 20407-20417.
- Urticária crónica – do diagnóstico ao tratamento, Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology, 2016; 74(4): 315-325.
Fontes e referências adicionais
- Urticária crônica espontânea e estresse psicológico, Brazilian Journal of Health Review, 2022; 5(5): 20407-20417.
- Urticária crónica – do diagnóstico ao tratamento, Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology, 2016; 74(4): 315-325.
Preciso de ajuda, estou com uma alergia na pele que já fiz de tudo, tomei vários remédios, pomadas e ninguém descobre,não aguento mais essa coceira