Uma dieta de sopa para emagrecer rápido funciona?

atualizado em

Há vários tipos de dietas que restringem a sua alimentação a líquidos, que podem ser sopas ou sucos detox. As dietas da sopa e de suco podem resultar em uma grande perda de peso em pouco tempo, porém muitas vezes esse peso perdido é rapidamente recuperado ao voltar à alimentação habitual. 

Uma perda de peso rápida seguida da recuperação do peso perdido resulta no efeito sanfona. Esteticamente, este efeito pode deixar sua pele flácida e com estrias. 

Em relação ao estado nutricional, as dietas da sopa limitam o aporte de nutrientes ao corpo, impedindo-o de funcionar corretamente. Isto prejudica o seu metabolismo, podendo te fazer engordar além do peso original, de quando você iniciou a dieta da sopa. 

Veja porque mesmo que a dieta da sopa funcione para emagrecer rápido, ela pode não ser a melhor estratégia para você. 

Dietas da sopa para emagrecer rápido

Sopa
Existem algumas dietas diferentes que se baseiam em receitas de sopas

Uma dieta da sopa, como a chamada dieta da sopa de repolho, requer que você se alimente apenas de sopa de legumes e alguns outros poucos alimentos baixos em calorias por 7 dias. A promessa dessa dieta é que você pode emagrecer até 4,5 kg em apenas 1 semana. 

Como mencionado, esse resultado pode até ser significativo, porém é insustentável. Quando você voltar a se alimentar normalmente, poderá recuperar o peso perdido, visto que grande parte dele é de líquido retido e de músculos, e não de gordura, como é esperado. 

Outra dieta da sopa, como a Dieta do Sagrado Coração, permite a sopa e mais uma combinação de alimentos que mudam de um dia para o outro. Um dia você pode comer sopa e mais alguns vegetais, no outro dia você pode comer apenas sopa, bananas e leite desnatado. 

Embora alguns adeptos dessas dietas defendam que a perda de peso ocorre devido à ação de uma enzima que queima gordura e que está presente no repolho ou numa combinação especial de alimentos, não há evidências científicas que apoiem essa ideia.

Impacto da dieta da sopa na perda de peso

O peso que você irá perder durante o período em que estiver fazendo a dieta da sopa será resultado da alta restrição calórica. Ou seja, como você estará ingerindo menos calorias do que precisa para sustentar seu metabolismo e atividades, você ficará em déficit calórico o que, consequentemente, te fará perder peso.

Quando você reduz sua ingestão calórica drasticamente, você perde muito peso, especialmente na primeira semana. Por exemplo, se você ingeria 2000 calorias e passa a ingerir 800 calorias numa dieta da sopa, o déficit de 1200 calorias terá um grande impacto em seu metabolismo, fazendo com seu organismo tenha que recorrer às suas reservas de gordura e de músculos para gerar energia.

Outro fator que influencia nessa perda de peso rápida é a eliminação de líquido retido. Normalmente, quem começa uma dieta da sopa para emagrecer vem de uma dieta rica em produtos ultraprocessados e industrializados que, além de engordar, deixam o corpo inchado por retenção de líquidos, devido à alta concentração de açúcares, sódio e aditivos químicos.

Como as dietas da sopa têm ação predominantemente diurética, elas promovem o desinchaço do corpo, por meio da urina, transpiração e respiração. Infelizmente, a perda de peso por eliminação de líquido retido é um resultado flutuante, temporário. Assim que você retorna à alimentação normal, você recupera facilmente o peso referente ao líquido corporal. 

A grande desvantagem de uma restrição calórica severa é a diminuição drástica dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), que causam dor de cabeça, fraqueza, tontura e alteração de humor. Veja outros sintomas de hipoglicemia.

Resultado da dieta da sopa no metabolismo

As dietas da sopa não são seguras do ponto de vista nutricional, pois não são apenas as calorias que são cortadas, mas também os nutrientes. Essas dietas líquidas são naturalmente pobres em proteínas, carboidratos e gorduras, pois basicamente se resumem a água, fibras e carboidratos pouco calóricos.

Dietas assim desaceleram seu metabolismo, pois seu organismo passa a economizar energia, diante da baixa oferta calórica. 

O Instituto Nacional de Saúde reporta que mulheres precisam de pelo menos 1200 calorias e os homens de 1500 calorias por dia para manter suas funções metabólicas. Desacelerar seu metabolismo eventualmente irá parar a perda de peso e facilitar o ganho de peso no futuro. Veja quais são os sintomas de um metabolismo lento.

Isso ocorre porque a baixa oferta de proteínas (nutrientes construtores) pela alimentação faz com que seu corpo passe a usar a sua massa magra para obter energia, resultando no processo chamado de catabolismo muscular. Quanto menos músculos você tiver, menor será a sua taxa metabólica basal e mais difícil o emagrecimento. 

Outros problemas da dieta da sopa

Sopa de legumes
É importante perceber que uma dieta restrita a sopas pode ser pouco nutritiva

A falta de nutrientes decorrente de uma dieta que só inclui sopa, visando um rápido emagrecimento, pode comprometer o funcionamento do seu sistema imune, te deixando mais vulnerável a doenças e infecções. Veja o que é imunidade baixa.

Embora a falta de fibras não cause prisão de ventre enquanto você está na dieta da sopa, você pode ficar com uma séria constipação quando voltar a se alimentar normalmente, devido ao rápido aumento do consumo de fibras em suas refeições.

No fim das contas, essas dietas não promovem as mudanças saudáveis no estilo de vida que poderiam levar a uma perda de peso concreta e sustentável.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou fazer uma dieta da sopa para emagrecer rápido? Sentiu algum desconforto? Qual foi o seu resultado? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário