A qualidade do sono tem impactos significativos na qualidade de vida. Mas você já parou para pensar que a insônia pode estar relacionada com seu cobertor? Isso mesmo!
É o que mostra uma pesquisa realizada na Suécia. Ela aponta que seus dias de insônia podem estar perto do fim. O aliado da vez: cobertores pesados!
Eles foram testados em um grupo de pesquisa que utilizou diferentes pesos acoplados em cobertores. A ideia foi observar ao longo de um ano os benefícios do toque sobre o corpo na hora de dormir. Uma alternativa segura e eficaz no tratamento de quem sofre com a insônia.
Resultados do estudo
De acordo com os pesquisadores, os pacientes avaliados que sofrem com distúrbios do sono apresentaram redução da gravidade da insônia, melhor sono e menos sonolência durante o dia ao dormir com um cobertor pesado.
Eles relataram melhora principalmente na manutenção do sono, maior nível de atividade diurna e redução dos sintomas de fadiga, depressão e ansiedade.
Por que ocorreu?
Uma boa explicação para o efeito calmante é a pressão que o cobertor exerce em diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação de toque semelhante à massagem e acupressão (técnica da medicina chinesa que pode amenizar a insônia, dor de cabeça, estresse e ansiedade).
O toque é uma necessidade básica que proporciona calma e conforto, de acordo com a teoria psicanalítica do ambiente de retenção. Por isso, o cobertor pesado causou um grande efeito sobre a insônia, reduzindo também a ansiedade e depressão.
À primeira vista, pode parecer estranho dormir com cobertores cheios de pesos, não é mesmo? Mas para buscar a solução de um problema, a experiência é bem vinda.
De onde vem a insônia?
As principais causas de insônia são reflexos dos maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de atividade física e doenças crônicas. Além disso, pode estar relacionado ao uso de alguns medicamentos.
Entre os principais sintomas da insônia estão, por exemplo, dificuldade para dormir, dificuldade de permanecer dormindo e sentir-se cansado.
O que fazer para não ter insônia?
- Melhorar os hábitos de sono;
- Mudar os hábitos alimentares;
- Procurar uma terapia comportamental;
- Identificar o controle das causas que provocam insônia;
- Evitar usar remédios para dormir sem prescrição do médico.
Além disso, outra dica interessante é experimentar alguns destes melhores chás para dormir bem e rápido.
Fontes e Referência Adicionais
- Journal of Clinical Sleep Medicine – A randomized controlled study of weighted chain blankets for insomnia in psychiatric disorders