A androstenediona é um hormônio pouco conhecido pela maioria das pessoas, embora quando ela está alta ou baixa demais cause sintomas bastante desagradáveis.
Por isso, a seguir vamos entender o que é a androstenediona, saber como fazer o exame, entender para que serve esta substância e quais os principais sintomas nos casos em que ocorre a alteração nos seus níveis.
- Veja também: Saiba como os hormônios podem ajudar você a perder peso.
O que são e qual a importância dos hormônios para o organismo?
Os hormônios são substâncias químicas que coordenam todo o metabolismo nos mamíferos, e podem ser produzidos por um órgão ou por algumas células específicas deste órgão, e então secretados na corrente sanguínea.
Os principais órgãos produtores de hormônios são:
- Hipófise;
- Hipotálamo;
- Tireoide;
- Paratireoides;
- Pâncreas;
- Gônadas (ovários e testículos);
- Glândulas suprarrenais.
Em geral, os hormônios atuam como modificadores das reações enzimáticas do metabolismo, alterando o funcionamento de órgãos ou regiões do corpo. Eles são fundamentais para o crescimento, desenvolvimento, reprodução e mesmo na regulação do humor.
Os hormônios mais conhecidos são:
- Insulina, produzida pelo pâncreas;
- Estrógenos;
- Testosterona;
- Cortisol, conhecido como o hormônio do estresse;
- Hormônio do crescimento;
- Tiroxinas, produzidas pela tireoide.
O que é androstenediona?
A androstenediona é um precursor da testosterona e de estrógenos, ou seja, é a partir dela que esses hormônios são produzidos.
Ela é produzida pelos ovários, testículos e pelas glândulas adrenais e depois é convertida, pelo organismo, em testosterona.
Mulheres produzem esse hormônio?
Sim, pois, como mencionado anteriormente, a androstenediona também é produzida pelos ovários das mulheres e nas glândulas suprarrenais.
Sintomas da androstenediona baixa
Quando há uma queda na produção deste hormônio, isso pode significar que há algum tipo de problema na glândula supra renal, como a deficiência adrenal.
Então, pode haver uma redução na produção de outros hormônios, juntamente com a androstenediona. Esse problema pode causar sintomas como:
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Sonolência excessiva;
- Queda da pressão arterial.
Sintomas de androstenediona alta
Como a androstenediona é um precursor dos hormônios sexuais (estrógenos e testosterona), variações na sua produção afetam diretamente os níveis hormonais, podendo causar uma série de sintomas.
Em mulheres, os seus níveis altos podem causar síndrome dos ovários policísticos, além de sintomas de aumento da testosterona, como:
- Aumento da quantidade de pelos corporais, inclusive com crescimento de pelos no rosto e no peito;
- Alterações na menstruação;
- Aumento da oleosidade da pele;
- Acne;
- Abortos espontâneos;
- Queda de cabelo semelhante a calvície dos homens;
- Engrossamento da voz.
Em crianças, pode causar problemas no crescimento e maturação sexual prematura (em meninos). Já em homens adultos, o aumento da androstenediona pode causar infertilidade.
Por isso, manter os níveis adequados deste hormônio no organismo é fundamental e por este motivo é importante que se faça um acompanhamento regular com o médico para a realização de uma avaliação de rotina.
Valores de referência
A medição dos níveis de androstenediona é feita através do exame de sangue, em jejum. Os valores de referência considerados normais são os seguintes:
Idade e gênero | Valores de referência |
---|---|
Crianças pré-púberes maiores de 1 ano | até 50 ng/dL |
Homens adultos | 30 a 180 ng/dL |
Mulheres adultas | 25 a 220 ng/dL |
O que causa o aumento da androstenediona?
Androstenediona alta pode significar que há algum problema nos ovários ou na glândula supra renal, como tumores, hiperplasia adrenal congênita ou síndrome dos ovários policísticos. Mas pode também ser uma variação do normal de cada pessoa, não indicando nenhuma doença.
O nível deste hormônio pode estar mais elevado em:
- Obesos;
- Fumantes;
- Após a prática de atividades físicas;
- Pessoas com alimentação inadequada;
- Grávidas.
Além disso, os níveis podem estar mais baixos em idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, é necessário uma avaliação com médico especialista para entender o que a elevação significa e fazer um diagnóstico correto.
Tratamento
O tratamento de problemas na produção de androstenediona, que envolve a sua produção pela glândula supra renal, é bastante complexo, e vai depender de quais hormônios são afetados.
Mas de uma forma geral, na falta do hormônio (insuficiência adrenal) é feita a reposição e nos casos de excesso, indica-se normalmente o tratamento cirúrgico e, em alguns casos específicos, tratamento com medicamentos.
Fontes e referências adicionais
- Androstenedione, Serum, Mayo Clinic Laboratories
- Androstenedione, Lab Tests Online
- Androgen, Heathy Women
- Androstenedione, Medscape
- Androgen insufficiency in women: diagnostic and therapeutic implications, Human Reproduction Update, Volume 10, Issue 5, September/October 2004, Pages 421–432
Fontes e referências adicionais
- Androstenedione, Serum, Mayo Clinic Laboratories
- Androstenedione, Lab Tests Online
- Androgen, Heathy Women
- Androstenedione, Medscape
- Androgen insufficiency in women: diagnostic and therapeutic implications, Human Reproduction Update, Volume 10, Issue 5, September/October 2004, Pages 421–432
Muito baixa, inferior a 0,3 ng/ml?
Meus exames deram:
Androstenediona – inferior a 0,3 ng/dl
Cortisol manhã- 6,8 mg/dl
DHEA – 3,0 ng/dl
Testosterona livre – 0,22 ng/dl
Testosterona biodisponivel – 5,15 ng/dl
41 anos
Tenho sintomas , cansaço, fadiga, sonolência, tonturas constantes a qualquer pequeno movimento (sentar ou levantar,virar para o lado)
Minha testosterona está em torno de 700 pra mulher isso é muito alta, os demais homônimos estão ok, nunca fiz uso de anabolizantes deve ser algo na suprarenal?
Valor de 0.25 ng/mlseria um valor ideal p mulher na menopausa? 60 anos.
Estou preocupada e com muitas dúvidas. Minha filha 16 anos teve algumas menstruações e parou . Agora levei ao médico que pediu a medição dos hormônio e na androsteneidona e testosterona deu diferença e ela passou hormônio para ela tomar
No meu exame de alta isso é grave?