Praticar exercícios é, com certeza, uma das melhores maneiras de manter seu corpo forte e saudável. Ou seja, nesta pandemia, é uma boa forma de se manter longe do novo coronavírus.
Apesar disso, você deve tomar alguns cuidados. Principalmente se você escolher uma academia ou um lugar público. A máscara, por exemplo, não deve ficar de fora dos seus artigos esportivos.
Os especialistas indicam que, embora possa ser incômoda, você não pode descartá-la quando for à academia.
Entenda por que e como fazer isto da maneira mais confortável!
Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias defendem o uso da máscara como a principal proteção contra o novo coronavírus.
Isso porque, de acordo com os especialistas, a máscara protege contra as gotículas do novo coronavírus presentes no ar. Dessa forma, a utilização da máscara se tornou obrigatória até mesmo nas academias.
No entanto, muitas pessoas acreditam que as máscaras podem atrapalhar os exercícios. Do mesmo modo, muitos consideram que elas são desconfortáveis.
Apesar disso, um estudo publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública demonstrou que as máscaras não prejudicam os resultados dos exercícios e parece não ter virtualmente nenhum efeito prejudicial durante as atividades.
Para a pesquisa, foram selecionados 14 participantes para verificar como o uso de máscaras impacta no resultado dos exercícios. Os pesquisadores avaliaram o uso máscaras cirúrgicas e máscaras de pano.
Cada participante do estudo completou um teste na bicicleta ergométrica até a exaustão. Durante o teste, os níveis de oxigênio no sangue dos participantes foi monitorado.
Como resultado, os pesquisadores descobriram que o uso de máscaras faciais não afetou o desempenho ou a potência dos exercícios.
Do mesmo modo, os cientistas não encontraram diferenças no que diz respeito aos níveis de oxigênio no sangue e dos tecidos. Além disso, não houve diferença no esforço físico ou frequência cardíaca.
Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores avaliam que pode haver um desconforto quando você usa a máscara para se exercitar. Neste caso, você deve reduzir o ritmo dos exercícios e respeitar o seu corpo.
De acordo com Sérgio Maurício, médico do esporte e ortopedista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, o ideal é manter um ritmo leve em atividades aeróbicas como corrida, ciclismo e caminhada.
De acordo com o especialista, a dica é usar a percepção de esforço em vez do monitor cardíaco para controlar a intensidade do treino. Para o médico, a máscara é um fator limitante e pode alterar os batimentos cardíacos.
Além disso, outra dica importante é estar confortável com a máscara para realizar os exercícios. Como existem vários tipos de máscaras, é importante verificar qual melhor se encaixa no seu caso e pensar bem ao escolher a sua.
Seu corpo precisa de exercícios, mas também precisa se manter saudável e longe de infecções como a COVID-19. Sendo assim, na hora de ir para a academia você deve tomar alguns cuidados.
Primeiramente, não vá a academia se você está sentindo algum sintoma ou acha que pode ter contraído o novo coronavírus. As autoridades sanitárias solicitam que você fique pelo menos 15 dias em quarentena se foi infectado.
Do mesmo modo, procure agendar um horário. Procure academias com movimento reduzido. Neste sentido, é igualmente importante que você verifique se a academia segue todos os protocolos de segurança.
Além disso, se você for à academia, não toque nos olhos e principalmente troque a máscara se perceber que ela está molhada. Pode ser uma boa ideia levar mais de uma para o seu treino.
Por fim, é claro, não se esqueça de respeitar o distanciamento social e ficar longe de outras pessoas que estão treinando. Da mesma, forma evite ter muito contato com o personal trainer.
Deixe um comentário