Treinar à noite pode reduzir risco de diabetes em pessoas obesas, aponta estudo

publicado em

Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, sugeriram que a prática de atividades físicas no período da noite, entre 18h e 0h, pode ajudar a regular a glicose em adultos com sobrepeso e obesidade.

Mulher obesa treinando
Perder o peso em excesso é uma das medidas de prevenção contra a diabetes

O estudo, publicado na revista científica Obesity, foi realizado em parceria com hospitais universitários e centros de pesquisa. Para chegar ao resultado, os autores utilizaram os dados de 186 adultos com sobrepeso ou obesidade (sendo 50% mulheres, com idade média de 47 anos).

Os pesquisadores queriam entender se a hora do dia em que a atividade física é realizada influencia na regulação de glicose no sangue.

Por 14 dias, os voluntários usaram um acelerômetro (aparelho que mede a aceleração, velocidade e movimentos, para detectar a realização de atividade física), além de um monitor contínuo de glicose, com o objetivo de medir a atividade física e as taxas de glicemia 24 horas por dia.

A detecção acontecia da seguinte maneira: quando uma pessoa não praticava nenhum exercício físico, o dia era classificado como inativo.

  Continua Depois da Publicidade  

Já se a atividade fosse realizada, as classificações variavam entre manhã (período das 6h às 12h), tarde (12h às 18h) e noite (18h à 0h). Por fim, a classificação era dada como mista caso nenhum desses períodos representasse mais de 50% da atividade física do dia em questão.

Os cientistas da Universidade de Granada identificaram então que a atividade física de nível moderado a vigoroso feita à noite teve efeito positivo no controle da glicose em homens e mulheres com sobrepeso ou obesidade.

Paciente acima do peso
A diabetes tipo 2 é mais comum em pessoas com sobrepeso ou obesidade

Ademais, os benefícios da atividade física são maiores em pessoas com algum tipo de comprometimento do metabolismo da glicose, como níveis elevados de glicemia, hemoglobina glicada e/ou índice de resistência à insulina em jejum. Os resultados foram semelhantes para homens e mulheres.

“Escolher a hora ideal do dia parece ser uma estratégia emergente para aumentar os benefícios da atividade física no metabolismo da glicose, especialmente para aqueles com resistência à insulina ou em risco de desenvolver tipo 2”, analisaram os autores do estudo em comunicado.

  Continua Depois da Publicidade  

Para os pesquisadores, descobrir a hora adequada para a prática de atividades físicas também pode ser essencial para melhorar a eficácia de tratamentos que envolvem exercício físico em pessoas com obesidade e sobrepeso.

De acordo com os autores do estudo, os resultados podem ter implicações práticas, principalmente para pessoas em risco de desenvolver resistência à insulina ou diabetes tipo 2. As informações são da CNN.

Você costuma treinar no período da noite? Sente que isso faz bem à sua saúde? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário