O sulfato ferroso é um medicamento comumente usado para tratar a anemia, mas muitos acreditam que o seu uso engorda.
Essa crença vem do fato de que algumas pessoas perdem peso quando estão com anemia ferropriva, causada pela falta de ferro. Assim, quando o problema é tratado, a pessoa parece engordar.
Então, a seguir vamos conhecer melhor este suplemento, seus efeitos, reações adversas e contraindicações, além de descobrir de uma vez por todas se o sulfato ferroso engorda.
Veja também: 8 remédios para anemia mais usados
O que é sulfato ferroso?
O sulfato ferroso é um suplemento alimentar usado para tratar e prevenir anemias por deficiência de ferro, principalmente em casos de má absorção, gravidez e perda de sangue. Ele é um sal inorgânico composto em 20% por ferro e, portanto, uma rica fonte do nutriente.
Além disso, o sulfato ferroso pode ser encontrado em associação com outros nutrientes, como a vitamina B12 e o ácido fólico.
Veja também: 15 alimentos bons para anemia
O que é anemia?
A anemia é um problema que afeta bastante a qualidade de vida da pessoa, e é causada pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, seja pela redução da quantidade de glóbulos vermelhos, pela deficiência de ferro e outros nutrientes, ou outros problemas de saúde.
Mas, independentemente da causa, os sintomas mais comuns incluem:
- Fadiga
- Sonolência
- Dificuldade de concentração
- Dor de cabeça
- Tontura
- Falta de ar
- Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas)
- Falta de apetite
- Taquicardia ou palpitações.
Sulfato ferroso engorda?
Não, o uso do sulfato ferroso não leva ao ganho de peso, uma vez que se trata de um elemento em formato de sal que não possui valor calórico. Entretanto, existe a possibilidade que o consumidor experimente o aumento de peso depois de começar a ingerir a substância, já que um dos sintomas da anemia é a falta de apetite.
Assim, uma vez tratada a anemia, o apetite volta ao normal, o que pode ocasionar o aumento de peso, e por isso é importante associar o uso do sulfato ferroso a uma alimentação balanceada.
Contraindicações e efeitos colaterais
De forma geral, o sulfato ferroso é um medicamento bastante seguro, e é indicado para crianças e adultos. Mas alguns grupos de pessoas não devem usá-lo, como:
- Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
- Portadores de Hemocromatose ou Hemossiderose (já que o suplemento aumentaria a sobrecarga de ferro existente)
- Casos de anemias não acompanhadas por deficiência de ferro, como a anemia hemolítica, anemia falciforme e as anemias provocadas pelo chumbo
- Casos de talassemia
- Pessoas com problemas agudos no fígado
- Pessoas com problemas gástricos que impedem a absorção adequada de ferro, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.
Além disso, o uso deste medicamento pode causar alguns efeitos colaterais, que normalmente são bem tolerados e diminuem no decorrer do tratamento. São eles:
- Coloração escura nas fezes
- Dor abdominal ou estomacal
- Diarreia
- Náuseas
- Azia
- Constipação intestinal
- Vômitos.
Mas, caso esses efeitos sejam muito intensos, ou não melhorem com o tempo, converse com seu médico para saber se há outro suplemento de ferro que seja mais adequado para o seu caso.
A importância da alimentação
Quem sofre com a deficiência de ferro, além de usar o sulfato ferroso, deve investir em uma dieta que traga alimentos que fornecem o nutriente ao organismo. Alguns deles são:
- Carne vermelha
- Couve
- Brócolis
- Rúcula
- Agrião
- Cereais integrais
- Feijão
- Ervilha
- Lentilha
- Pão de cevada
- Grão-de-bico
- Beterraba.
Assim, é possível potencializar o tratamento medicamentoso além de, em alguns casos, evitar o aparecimento de anemias.
Dicas e cuidados
Apesar de não ser necessária a apresentação de receita médica para comprar o sulfato ferroso, é fundamental consultar o médico antes de iniciar o seu uso, para verificar se ele é realmente necessário e indicado.
Outro cuidado a ser tomado é com a alimentação, que deve ser adequada para a faixa etária e outras especificidades, como fases de crescimento, gravidez e lactação. Isso é importante porque o sulfato ferroso pode até corrigir a deficiência de ferro, mas se a alimentação não for adequada, o problema poderá voltar no futuro.
Por fim, em casos de dúvida sobre formas naturais de suprir as necessidades desse mineral, procure um nutricionista, que irá avaliar seu caso e indicar o plano alimentar mais adaptado ao seu dia a dia.
Rosana Telles , minha filha está fazendo tratamento com sulfato ferroso!! ela está com o apetite de leão!! e inclusive pegou uns quilinhos!! Pra mim está ótimo porque ela é magrinha ?
Já tive anemia fiz várias vezes tratamento com sufato ferroso e não engordei
Eu estou fazendo uso do suĺfato ferroso devido a baixa na hemoglobina e ferritina por conta de um sangramento maior na menstruação. Acho que aumentou bastante o meu apetite o que está fazendo com que eu engorde. Li que o sulfato ferroso diminui a taxa de leptina por isso que aumenta o apetite. Teria uma forma de não acontecer ? Outra questão, notei que estou mais inchada tb.
Boa noite então vou fica só comigo m vitamina d só o sol
Gostei sobre a pipoca.
Sou fã e sempre como a noite.
Nem preciso de outro alimento fico satisfeita e o estômago não fica pesado não.
Tomei sulfato ferroso durante durante 7 meses, engordei em media uns 8 quilos. agora a medica me indicou o noripurum espero não continuar engordando. O fato é que engorda sim.
Medico me indicou sulfato ferroso pois tenho talassemia….
Estou com anemia, e tomando sulfato f. e acido folico.
Tenho percebido sonolencia 1 h depois de tomar os comprimidos, e nao consigo fazer nada sem ceder ao cochilo.?
A coisa boa è que estou conseguindo tomar agua e me alimentar na hora certa, coisa que eu nao fazia, sendo assim espero ganhar peso será uma coisa boa para mim, Estou anciosa.
Olá! Tomei neutrofer, mas ja tomei noripurum tb e para mim os dois me fizeram engordar, e muito. Sempre fiz atividade física todos os dias, de segunda a segunda, corrida, musculação… e com o medicamento , mesmo com toda atividade física ganhei muito peso e barriga de grávida de uns 4/5 meses. Parei, isso estava me deixando muito mal.