Com 50 calorias a cada porção de 100 gramas, o abacaxi é dotado de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. A fruta oferece benefícios como o efeito anti-inflamatório, melhoria do cabelo e da pele, auxílio à digestão, ajuda no controle da coagulação do sangue, ação antioxidante e colaboração com o sistema imunológico.
Por sua vez, uma porção de 2,5 cm de diâmetro de gengibre é composta por nove calorias. O alimento é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio.
Entre as vantagens que o gengibre oferece ao organismo estão a ação anti-inflamatória, o favorecimento aos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, o combate ao mau hálito, cólica e ressaca e a ação antioxidante.
Como vimos, os dois alimentos fazem bem à saúde, mas, será que juntos eles ajudam a perder peso? Será que um suco de abacaxi com gengibre emagrece? Vamos descobrir isso agora!
Para responder aos questionamentos, nós precisamos analisar os ingredientes principais do suco – o gengibre e o abacaxi. Começando pelo abacaxi, pode-se dizer que a fruta contribui com a perda de peso pelo fato dela possuir propriedades diuréticas.
Um alimento diurético é aquele que promove o aumento da eliminação de urina, o que ajuda e remover o líquido retido no organismo, que é responsável pelo efeito de inchaço no corpo.
Além disso, segundo o especialista em medicina do esporte Dan Hammer, a bromelaína, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que traz uma aceleração ao metabolismo. Um metabolismo mais rápido torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente. No entanto, segundo a nutricionista Sandra Mikhail, esse efeito não é de longo prazo.
Por ser fonte de água e fibras – são encontradas 1,4 g de fibras em 100 g de abacaxi – a fruta ajuda a saciar o corpo. Isso porque as fibras promovem a sensação de saciedade no organismo, o que torna o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia mais fácil.
Porém, como as fibras são trituradas quando a fruta é transformada em suco, o poder de ação do nutriente sofre uma diminuição quando o abacaxi é consumido em forma líquida.
É possível dizer que o gengibre contribui com o emagrecimento também devido ao fato de se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos, melhora o processo de gasto de gorduras e calorias. O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%.
Ok, então se os ingredientes principais da bebida podem nos ajudar a perder peso, podemos afirmar que o suco de abacaxi com gengibre emagrece, certo? Sim, porém, é importante saber que não é o simples consumo da bebida no dia a dia que trará o emagrecimento de forma “mágica”.
Até porque não adiantará de nada tomar um suco de abacaxi com gengibre ao mesmo tempo que come um X-bacon bem gorduroso ou saboreia uma pizza super calórica. O que a bebida faz é auxiliar a perder peso, entretanto, se o seu consumo regular não estiver aliado a uma dieta saudável, equilibrada e controlada e à prática de atividades físicas como forma de aumentar o gasto calórico, provavelmente você não verá que o suco de abacaxi com gengibre emagrece.
1. Suco africano de abacaxi com gengibre
Ingredientes:
Modo de preparo:
O suco rende cinco porções.
2. Suco de abacaxi com gengibre e hortelã
Ingredientes:
Modo de preparo:
A receita rende uma porção.
3. Suco de abacaxi com gengibre e limão
Ingredientes:
Modo de preparo:
O suco rende uma porção.
4. Suco de abacaxi com gengibre e maçã
Ingredientes:
Modo de preparo:
A receita rende uma porção.
5. Suco de abacaxi com gengibre
Ingredientes:
Modo de preparo:
O suco rende de uma a duas porções.
Como vimos, o gengibre é um alimento termogênico. Alimentos termogênicos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.
Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.
Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.
O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.
Segundo o que o nutrólogo Danny César Jumes, o abacaxi possui compostos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente aquelas que já têm alergias ao pólen ou outros alimentos. Ao experimentar sinais como coceira e inchaço na garganta após ingerir a fruta, recomenda-se buscar ajuda do médico rapidamente.
Quem possui refluxo gástrico ou úlceras pépticas ou duodenais não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por se tratar de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.
A bromelaína presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber se pode ou não ingerir o abacaxi.
Veja no vídeo a seguir nossa nutricionista explicando se abacaxi engorda ou emagrece e aproveite para seguir o nosso canal com um simples clique no botão abaixo!
Veja Todos Comentários
estou com 94 quilos