Stepan Nercessian, 70 anos, incentivou a atriz e poetisa Bianca Manocongo, que está em processo de parar de fumar. O ator conseguiu largar o vício aos 66 anos.

A artista postou um desabafo sobre sua luta em um post feito na rede social Threads. Nercessian, então, relatou a sua própria experiência nos comentários: “Fica tranquila. Você vai conseguir. Eu parei depois de 55 anos com cigarro na boca. Duas carteiras e meia por dia. Você consegue. Você é mais forte que qualquer vício”.
O veterano fumou dos 11 aos 66 anos e o processo trouxe mudanças não somente comportamentais, mas também físicas. Ele engordou 15 kg desde que largou o cigarro. Veja também: André Marques diz que engordou 20 kg após parar de fumar.
“Depois de 55 anos, consegui parar de fumar. Tem sido uma vitória e tanto, só Deus sabe como estou grato. Como acontece, sem fumar, engordei. Mas vou conseguir voltar ao peso saudável e confortável”, prometeu.

O ator já havia falado sobre o ganho de peso após saírem fotos dele curtindo a praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Em todas (as fotos) apareço como estou: gordo, 15 kg acima do meu peso. O que as fotografias não conseguiram mostrar era a alegria e a felicidade que estou sentindo nesse momento da vida”, destacou, após a repercussão das imagens.
- Veja também: 24 benefícios de parar de fumar
“Tomei sorvete, comi milho, picolé de uva, biscoito e quando cheguei em casa, tomei uma chuveirada gostosa, antes de deixar descer pela garganta meia dúzia de cervejinhas geladas. Olhando bem, já estou me achando até um gordinho charmoso”, concluiu, bem-humorado, recebendo elogios de outras celebridades e fãs.
Velhice e “qualidade da morte”
Recentemente, Stepan Nercessian refletiu sobre o avanço da idade e ritmo de trabalho. “É horrível ter 70 anos e uma alma jovem. Tinha que envelhecer tudo junto. Você quer fazer coisas, mas o corpo sente, o corpo pesa, o corpo não tem agilidade. Começa a doer as juntas, o joelho, o pé, o calcanhar e por aí vai”, desabafou em entrevista à Quem.
Na ocasião, ele também falou sobre o fato de ter parado de fumar em busca de uma melhor qualidade de vida, e morte. “As pessoas falam muito em qualidade de vida e eu penso muito em qualidade de morte. Você tem que preparar como é que vai ser o final da sua vida, se você vai ter um final de vida confortável. Não digo saudável, mas confortável”, apontou.
Contudo, o artista admitiu que ainda sentia falta da nicotina, na época. “Ontem mesmo, eu acabei o espetáculo e fiquei procurando um, mas consegui parar e já vai fazer um ano”, explicou. Veja também: Parar de fumar engorda? 7 dicas importantes