A busca pela aparência jovem e saudável é uma preocupação constante para muitas pessoas, independentemente da idade. Por exemplo, o ator Stênio Garcia, de 91 anos, virou notícia ao ser submeter a uma harmonização facial para rejuvenescer o rosto.
Mas, ao divulgar o resultado do procedimento, Stênio passou a ser alvo de críticas por parte dos internautas. Em uma entrevista, o ator respondeu aos comentários, explicando que decidiu fazer o procedimento porque estava com flacidez facial devido ao excesso de exercícios físicos. Porém, será que essa relação existe mesmo?

A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, explicou ao Metrópoles que, embora o exercício físico rejuvenesça e faça as pessoas viverem mais e melhor, existem explicações para os praticantes que percebem uma aparência mais envelhecida.
Flacidez x exercícios
Para trazer maior esclarecimento a essa possível relação, podemos considerar a perspectiva da médica especialista em cosmetologia, Cláudia Merlo, que também apresentou o seu ponto de vista ao Metrópoles.
Segundo ela, o que ocorre é uma desestruturação facial. A médica explicou que sabe-se que perdemos 1% de colágeno ao ano, o que resulta em uma flacidez nas estruturas faciais.
- Saiba como tomar colágeno, em cápsulas, em pó confira cuidados e dicas.
- Conheça 15 alimentos ricos em colágeno.
- Confira 3 segredos para ter mais colágeno no corpo.
Além disso, em certos esportes há uma perda de estrutura devido ao impacto, ingestão de proteínas e calorias inferiores às necessidades exigidas pelas atividades realizadas, o que contribui com a perda de estruturas proteicas, completou.
Adicionalmente, alguns exercícios são praticados no sol, o que gera um dano maior à pele, principalmente com o envelhecimento. Portanto, é fundamental adotar medidas de proteção, como usar protetor solar, chapéus e roupas adequadas, especialmente em atividades realizadas ao ar livre.
Por exemplo, exercícios como corrida, crossfit e hipismo estão entre os que mais provocam flacidez facial, mencionou a médica. As informações são do Metrópoles.