Pode ser de morango, chocolate, menta, brigadeiro ou limão. Pode vir decorado com chocolate granulado, balinhas, pedacinhos de frutas ou caldas doces. Fato é que o sorvete é uma verdadeira delícia e faz uma companhia para lá de refrescante nos dias mais quentes do ano, não é mesmo?
Mas será que quem sofre com problemas estomacais pode consumir essa delícia tranquilamente? Ou será que sorvete faz mal para gastrite?
A gastrite
Antes de prosseguirmos para entender se o sorvete faz mal para gastrite, precisamos entender do que se trata essa doença.
A condição pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria conhecida pelo nome de Helicobater pylori.
Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal, e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão acabam causando danos à parede do estômago.
A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito, que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.
Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer check-ups e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente se queixar de algum dos sintomas associados à gastrite.
Uma vez que o diagnóstico foi determinado, é fundamental seguir as orientações do médico quanto a tratamento, no que se refere às mudanças na alimentação, na utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.
E então, será que o sorvete faz mal para gastrite?
Parte do tratamento da condição inclui cortar alimentos e bebidas como cafés, bebidas gaseificadas como os refrigerantes, comidas ácidas e comidas apimentadas, por exemplo.
Os pacientes diagnosticados com a gastrite devem evitar o consumo da maioria dos produtos laticínios, principalmente aqueles que possuem um alto teor de gordura como é o caso dos sorvetes.
O Centro Médico da Universidade de Maryland também aconselha que alimentos ricos em gorduras sejam evitados na dieta de um paciente diagnosticado com gastrite como parte do tratamento contra a condição e explica que estudos realizados com animais já mostraram que comidas abundantes em gorduras aumentam a inflamação no revestimento (parede) do estômago.
Além disso, a nutricionista funcional Orion Araújo afirmou que os leites e seus derivados, como o sorvete, além de outros alimentos como iogurte, queijos e manteiga, devem ser cortados da dieta quando aparece uma crise de gastrite.
A nutricionista disse que eles não devem ser evitados somente durante a crise, mas também nos casos em que o paciente apresenta quadros de dor com bastante frequência.
O alergista e pediatra Justin Greiwe também aconselha a pessoa a dar uma pausa no consumo de alimentos oleosos e gordurosos por alguns dias enquanto estiver sofrendo com a gastrite.
O leite
Algumas receitas de sorvete levam o leite e, de acordo com informações do Dr. Axe, antigamente os médicos aconselhavam os seus pacientes com gastrite e úlcera a tomar leite como forma de revestir o estômago e auxiliar a bloquear os efeitos dos ácidos.
Entretanto, a página informou que hoje em dia essa recomendação não é mais vista como algo que pode ajudar.
Pelo contrário, atualmente especialistas acreditam que o cálcio e os aminoácidos (proteínas) da bebida podem estimular a liberação de uma produção maior de ácido e, portanto, agravar os sintomas da gastrite, esclareceu o Dr. Axe.
- Veja mais: Leite faz mal para gastrite?
O leite e seus derivados jamais devem ser consumidos como forma de amenizar a dor gástrica porque ainda que ocorra uma melhora imediata em decorrência da chegada do alimento no estômago, o que acontece logo na sequência é o agravamento da gastrite.
Em conversa com a publicação, a nutricionista Amanda Epifânio afirmou que graças ao fato de ser preparado à base de leite e ser abundante em gorduras, os sorvetes agravam um quadro de gastrite.
O açúcar
O sorvete é um doce e, portanto, costuma trazer o açúcar em sua composição. O açúcar é um ingrediente de digestão rápida, que pode provocar o desconforto gástrico. Portanto, esse ponto de vista também suporta a ideia de que o sorvete faz mal para gastrite.
Vídeo:
Gostou das dicas?
E o sorvete e tão bom fazer o que né?
Boa noite,eu tenho pangastrite e o sorvete me ajuda muito quando estou com dor e queimação, não sei o que fazer, já fui em alguns médicos,mas todos receitam omeprazol,esomeprazol,mas nenhum deles resolvem. Tenho medo de meu problema se agravar.
Boa noite Dra!
Eu tenho pangastrite e tomo sorvete, por que alivia bastante quando estou com queimação,dor e azia,devo parar?
Olá.
Tenho problemas no estomago a 1 ano, Fui diagnosticado com a bacteria Helicobater pylori fiz a medicação de amitóticos por 2 vezes, na endoscopia fui também diagnosticado por gastrite.
O que mas me incomoda e a falta de ar que tenho sentido, muito cansaço e quando carrego ate sacos de compras sinto uma preção no estomago ate ao andar por 15 ou 20 minutos fico com muita falta de ar e respiração afagante.
O que posso fazer sobre isso.
Obrigado …
Boa noite!!! Costumo sim a consumir sorvetes . Tive uma crise de gastrite semana passada e agora estou numa dieta equilibrada ,mas porém queria saber se uma semana depois dessa crise já posso consumir o sorvete ou melhor evitar por algum tempo e, que quanto tempo devo ? Além disso queria saber se posso comer carne vermelha tipo lombinho ,patinho e coxão mole ou duro ,pois tem menos gorduras ?
Gastrite da .febre??
Boa tarde Quando tomo sorvete minha barriga fica inchada e fico encomodada será q o sorvete faz mal?
Fui diaginosticado com pricincipio de gastrite , o devo fazer na minha alimentação
Isso dependerá do seu nível de gastrite.