A insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo cardíaco não bombeia mais o sangue como deveria. O problema pode ser fruto da doença arterial coronariana ou ataque cardíaco.
No entanto, pressão alta de longa data, válvulas cardíacas defeituosas e doença genética também podem ser as culpadas.
De fato, a condição é séria e pode gerar complicações. Por exemplo, estão entre elas o dano ou a insuficiência renal, os problemas na válvula cardíaca, o dano no fígado e os problemas no ritmo cardíaco.
Entretanto, o prognóstico de cada paciente depende da causa e severidade do seu quadro, da sua saúde de modo geral e de outros fatores como a idade. Além disso, os sintomas e a função cardíaca de alguns pacientes melhoram com o tratamento adequado.
Por outro lado, a insuficiência cardíaca pode ser fatal. Quem tem a doença pode apresentar sintomas graves e precisar até mesmo de um transplante de coração ou de um dispositivo de assistência ventricular.
Assim, é muito importante ficar atento aos sinais e sintomas da doença para diagnosticá-la logo e começar o tratamento o mais rápido possível para uma melhor qualidade de vida.
As FACES da insuficiência cardíaca
Com o passar do tempo, ao chegar aos 60 ou 70 anos de idade, o corpo já não funciona com o vigor de antes. Portanto, não é incomum alguém dessa faixa etária reclamar que está cansado devido à idade. Mas a velhice nem sempre é a única culpada.
De acordo com o diretor médico do Centro Cardíaco e Vascular do Brigham and Women’s Hospital, Mandeep Mehra, as pessoas costumam ignorar sintomas da insuficiência cardíaca e atribuí-los ao avanço da idade.
“Portanto, era importante para nós criar uma maneira fácil de identificar esses sintomas”, afirmou Mehra.
Assim, para ajudar médicos e pacientes a identificar rapidamente uma possível combinação de sintomas da insuficiência cardíaca, a Sociedade da Insuficiência Cardíaca da América criou a sigla FACES.
Isto é, cada letra corresponde a um sintoma (em inglês) que pode estar associado à insuficiência cardíaca:
F = Fadiga
Quando o coração não dá conta de bombear o sangue rico em oxigênio para suprir as necessidades de energia do corpo, surge uma sensação generalizada de fadiga ou cansaço.
A = Atividade limitada
Adicionalmente, quem tem insuficiência cardíaca geralmente não consegue fazer as suas atividades normais do dia a dia porque fica facilmente cansado e com falta de ar.
C = Congestão
Além disso, o acúmulo de fluido (líquido) nos pulmões visto na insuficiência cardíaca pode gerar tosse, chiado e dificuldade para respirar.
E = Edema (inchaço)
Quando não tem toda a sua habilidade de bombear, o coração não consegue forçar o sangue usado das extremidades inferiores do corpo a retornar para cima.
Como resultado, pode ocorrer um acúmulo de líquidos provocando inchaço nas pernas, tornozelos, coxas e abdômen. Esse excesso de fluidos também pode provocar um rápido ganho de peso.
S = Sem ar (dificuldade para respirar/falta de ar)
A presença de fluido nos pulmões dificulta a troca de dióxido de carbono do sangue usado por oxigênio fresco. Ao mesmo tempo, pode ser mais difícil respirar ao deitar porque a gravidade permite que o fluido abaixo dos pulmões chegue ao tronco.
O que fazer em frente a esses sintomas?
De acordo com o diretor médico do Centro Cardíaco e Vascular do Brigham and Women’s Hospital, por si só, esses cinco sinais de alerta não confirmam um diagnóstico de insuficiência cardíaca, mas sim indicam a urgência de procurar a orientação médica.
Portanto, se você ou alguém da sua família está apresentando estes cinco sintomas, procure a ajuda médica. Na consulta, além de ouvir o relato dos sintomas, o médico provavelmente fará o exame físico e analisará os fatores de risco do paciente. Ele também poderá pedir alguns testes.
Assim, o profissional poderá determinar qual o tratamento adequado e seguro para o quadro em questão. O tratamento da insuficiência cardíaca pode incluir medicamentos, cirurgia e o uso de aparelhos médicos.
Outros sintomas da insuficiência cardíaca
Adicionalmente àqueles que já citamos nos dados acima, a insuficiência cardíaca também pode provocar os seguintes sintomas:
- Batimento cardíaco irregular ou rápido;
- Muco (catarro) branco ou rosa tingido de sangue;
- Aumento da vontade de fazer xixi à noite;
- Falta de apetite e náusea;
- Dificuldade de concentração ou diminuição do alerta;
- Dor no peito, quando a causa da doença é um ataque cardíaco.
O que achou das dicas?
Fontes e Referências Adicionais
- Harvard Health Publishing – 5 warning signs of early heart failure
- Mayo Clinic – Heart failure