Você provavelmente já ouviu falar sobre os sintomas de metabolismo acelerado, como aquelas pessoas que comem muito, nem sempre fazem atividades físicas e que, mesmo assim, perdem peso rapidamente.
Então, a seguir você descobrirá o que exatamente é o metabolismo, como ele funciona, o efeito térmico das atividades físicas e quais são os sintomas de metabolismo acelerado.
Chamamos de metabolismo o grupo de funções que ocorrem no organismo para atender às necessidades de energia, manutenção dos funcionamento do corpo e das atividades físicas.
Podemos dividir o metabolismo global em quatro conceitos principais:
A taxa metabólica basal é o total de calorias que o corpo precisa para manter suas funções vitais, tais como o bombeamento do sangue, a respiração, as atividades do sistema nervoso, entre outras, durante o estado de repouso.
Esta taxa representa a maior parte da quantidade de energia gasta pelo organismo, consumindo em torno de 60% a 75% das necessidades diárias de calorias.
Esta taxa envolve o gasto energético do processo de digestão, da absorção e da utilização dos nutrientes, que são obtidos através dos alimentos. Ela representa entre 5 e 15% de toda a taxa metabólica diária.
Esta taxa envolve as atividades realizadas de forma espontânea, incluindo os movimentos espontâneos, como andar de um lado para outro, ficar em pé, conversar com alguém, entre outras coisas.
Estima-se que essas atividades podem chegar a consumir de 300 a 350 calorias a mais todos os dias.
O efeito térmico das atividades físicas é determinado pelo total de calorias gastas durante os exercícios físicos, e pode ser proveniente de atividades aeróbicas, que estimulam o sistema cardiovascular, ou de treinos anaeróbicos, que estimulam os músculos.
E o gasto total de calorias será definido pela intensidade e duração dos exercícios, assim como pelas condições físicas do praticante.
O metabolismo rápido, também chamado de hipermetabolismo, é definido pelo aumento da taxa metabólica, muitas vezes acompanhada de sintomas, que veremos a seguir.
Este é um dos principais e mais característicos sintomas do metabolismo acelerado.
Isso acontece porque quando o metabolismo se mantém ativo por longos períodos, o corpo precisa de uma maior quantidade de calorias para manter suas funções, o que leva a um maior gasto energético.
O metabolismo acelerado precisa de maior quantidade de calorias e, muitas vezes, estas calorias não são supridas através da alimentação, causando um aumento do cansaço e da fadiga.
Além disso, quando o metabolismo está mais rápido, o corpo não consegue utilizar de forma adequada os nutrientes provenientes dos alimentos.
Assim, as células passam a trabalhar com baixa quantidade de nutrientes, causando danos aos processos metabólicos e às funções vitais do organismo.
Quando o metabolismo está mais ativo, o corpo tem maior necessidade de oxigênio, e por isso precisa aumentar os batimentos cardíacos.
E quando a frequência cardíaca aumenta, muitos outros sintomas irão surgir, causando insônia, sudorese, cansaço, entre outros.
Outro sintoma do metabolismo acelerado é a insônia, ou a dificuldade para dormir.
Ela pode acontecer tanto pela dificuldade de pegar no sono, quanto pela impossibilidade de se manter dormindo, e se deve, muitas vezes, à aceleração dos batimentos cardíacos e ao aumento da temperatura corporal.
A hiperidrose é um sintoma caracterizado pelo suor excessivo e muitas vezes sem motivo aparente.
Isso acontece porque o metabolismo mais rápido leva a um aumento da temperatura corporal, e o consequente aumento da excreção de suor.
Como visto anteriormente, o metabolismo acelerado pode levar a outros problemas de saúde, devido principalmente ao alto consumo de calorias e nutrientes.
A anemia é um destes problemas, e é bastante comum nos casos de metabolismo rápido, justamente pelo consumo maior de nutrientes.
Em função da perda de peso repentina, pode ocorrer um processo de catabolismo, com a perda tanto da massa gorda quanto da massa magra. Isso acontece porque o corpo passa a consumir tanto a gordura armazenada como a massa muscular.
E com a redução da massa muscular, ocorre uma redução na resistência física do indivíduo, causando fraqueza e dificuldade em realizar até mesmo as atividades básicas do dia a dia.
Por fim, o aumento do metabolismo causa um aumento da temperatura corporal, que, por sua vez, deixa a pessoa mais sensível ao calor.
Um metabolismo mais acelerado pode ter diversas causas, que vão desde doenças até o uso de medicamentos e outras substâncias.
As principais causas são:
Além disso, algumas pessoas têm o metabolismo naturalmente acelerado, sem, no entanto, ser patológica.
Assista ao vídeo abaixo para saber outros sintomas do metabolismo acelerado e o que fazer.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Tenho 25 anos, duas filhas uma de 9 e outra de 4 anos.. a anos tenho o mesmo peso 44,00kg não consigo passar disso .. e quando percebo já perdi 1 ou 2 kg ..
Com essa matéria me identifiquei com metabolismo acelerado, pois sinto quae todos os sintomas.
Eu sofro muito pois tenho metabolismo acelerado não consigo ganha pesso tenho uma facilidade de emagrecer queria encontra um remédio q mi ajudasse melhora
Perdi 4 quilos em 2 semanas, tive fraqueza nas pernas e suor frio fazendo caminhada, fiz exames e minha médica disse que eu estava com o metabolismo descontrolado, acredito que tenha significado acelerado. Minha taxa metabólica basal está em 1.725, ou seja alta. Acredito q meu problema seja esse. Sou homem e tenho 49 anos e 1,79 cm
Eu sofro do metabolismo acelerado sinto os 8 sintomas descrito acima
Tenho 63 anos .Alguns dos sintomas do metabolismo acelerado suo muito e um calor exagerado mais não sou magra.Mais fui a um endocrinologista. Ela meu deu o diagnóstico de metabolismo acelerado. Me passou medicação.
Tenho 40 anos e a um mês tive uma infecção na garganta e no ouvido, chegando a sangrar pelo ouvido, fiquei internado por7 dias tratando dessa infecção com o uso de antibióticos. Quando tive alta comecei a ficar muito inchado, tive rash cutâneo e perca de peso repentino e ainda continuo perdendo peso e muito cansaço físico . O que pode tá acontecendo?
Tenho todos esses sintomas! Agora entendo pq não consigo ganhar peso, nem aumentar a massa corporal.
Boa tarde.
Estou com 66 anos e, tive desde meus 18 anos um peso médio de 77 kg. Passei por uma crise de ansiedade, perdi muito peso, hoje com 63 kg. Já tomei vários medicamentos inclusive hipercalóricos. Tem algum medicamento natural e, pode ser o metabolismo celerado? Qual exame devo fazer? Grato
Eu tenho 34 anos .sinto ansiedade.a 8 meses atrás eu pesava 52 kilos.um peso ideal . agora estou com 47. Como bem e não ganho peso .quando ganho perco.e ainda fiquei hipertensa.sera quw pode ser metabolismo acelerado.
Tenho 31 anos, 1,68 de altura e não consigo passar dos 65 kg. Como que nem uma traça, suo que nem um chafariz e as vezes tenho insônia. Acho que tenho esse metabolismo the flash aí... O que eu faço?
Tenho 12 anos,1,75 de altura e peso 53 kg.Há dias que eu chego a comer até 6 pedaços de pizza e de forma alguma eu consigo ganhar peso.
amigo, vc é criança ainda... você começará a ganhar peso com os anos.. fique tranquilo. Na sua idade eu devia pesar uns 45 kg... hoje tenho 32 anos, 1,66 e peso 64 kg em jejum
Não...mentira
Vc não vai ganhar peso com os anos kkkkkkkk
Isso é mentira que todo mané fala pra gente quando é criança
Não faça nada (dulce fare iente9aNTONIO AUGUSTO