Uma pergunta que ouvimos com frequência é “Sibutramina emagrece de verdade?”.
Essa dúvida vem do fato de que existe uma infinidade de produtos que prometem um emagrecimento rápido e eficaz, mas que, na maioria das vezes, não funcionam.
Mas, com o aumento do número de casos de obesidade, os profissionais de saúde estão sempre prontos para indicar o melhor programa de redução de peso, por meio de dietas personalizadas, saudáveis e balanceadas e, quando necessário, medicamentos auxiliares.
Por isso, vamos conhecer mais a fundo como funciona esse medicamento, como usar e quais os riscos para a saúde.
O que é sibutramina?
A sibutramina foi criada inicialmente como antidepressivo, mas seu efeito como inibidor de apetite rapidamente chamou a atenção dos pesquisadores. A partir de então começou a ser utilizada para auxiliar no controle da obesidade.
A sibutramina é autorizada pela Anvisa?
A Anvisa proibiu a sibutramina no início de 2011, na época alegou que a droga não trazia resultados eficientes e que apresentava grande risco à saúde, principalmente problemas cardíacos e alterações no sistema nervoso.
Mas, alguns meses depois, a agência liberou a substância, entretanto sob algumas condições:
- Os pacientes que a utilizem devem apresentar um sobrepeso significativo;
- Paciente e médico devem assinar um termo de responsabilidade, devido aos riscos à saúde que o uso da substância pode apresentar;
- Deve haver o controle da venda, através do receituário azul numerado e com a retenção da receita.
Em quais casos indica-se a a substância?
A sibutramina é indicada para o tratamento da obesidade, ou seja, para pessoas com um Índice De Massa Corporal (IMC) acima de 30 mg/m².
Mas existem casos nos quais se prescreva o medicamento para pessoas com o IMC abaixo de 30 mg/m², mas que precisem emagrecer por motivos de saúde, pacientes com diabetes, por exemplo.
- Veja também: Novo cálculo do IMC – O que muda? Entenda mais
Sibutramina emagrece mesmo?
Sim, a sibutramina ajuda no processo de emagrecimento. Mas seu uso deve sempre estar associado à reeducação alimentar, para garantir que não ocorra o efeito sanfona ao final do tratamento.
A perda de peso acontece porque a sibutramina age no sistema nervoso central, causando um efeito anorexígeno, ou seja, ela leva a uma redução do consumo de alimentos, através da inibição do apetite.
Pode emagrecer somente com o uso da sibutramina?
Embora o uso da sibutramina leve à inibição do apetite, ela deve estar sempre associada à uma alimentação saudável, de preferência com déficit calórico, e à prática de exercícios físicos.
Isso é necessário porque, caso não haja uma reeducação alimentar, o risco de recuperação do peso após o final do tratamento é grande. É o chamado efeito sanfona.
Quem já fez o tratamento com sibutramina pode fazer de novo?
Que já fez o tratamento e parou, pode usar o medicamento novamente, desde que seja recomendado e prescrito por um médico. Mas existe o risco de que o efeito do medicamento seja menor, uma vez que o corpo já pode ter se acostumado a ele.
Como usar a sibutramina?
A dose usual de sibutramina é de 1 cápsula de 10 ou 15 mg, 1 vez ao dia. Deve-se utilizá-la preferencialmente pela manhã, para que produza efeitos ao longo de todo o dia.
Efeitos colaterais e contraindicações
A sibutramina é um medicamento que pode causar muitos efeitos colaterais, alguns deles bastante graves. Por isso, seu uso deve ser feito sempre com acompanhamento médico.
Os efeitos colaterais mais comuns são:
- Boca seca;
- Constipação;
- Insônia;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Palpitação;
- Aumento da pressão arterial;
- Vertigem;
- Ansiedade;
- Dores de cabeça;
- Alterações no paladar;
- Sudorese.
Quanto às contraindicações, temos:
- Grávidas e mulheres que estejam amamentando.
- Pessoas com histórico de doenças coronarianas;
- Pessoas hipertensas;
- Pessoas com histórico de transtornos alimentares, como anorexia e bulimia;
- Pessoas em uso de alguns antidepressivos;
- Pessoas maiores de 65 anos e menores de 18 anos.
Outras informações e alguns avisos:
- A sibutramina é um medicamento usado como parte do tratamento em programa de gerenciamento de peso, então ela deve estar associada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios;
- Vários laboratórios fabricam a sibutramina, que pode ser encontrada com os seguintes nomes: Sibus, Biomag, Plenty e Reductil;
- A sibutramina é vendida apenas com receita especial, que fica retida na farmácia;
- Embora seja possível encontrar locais e sites que vendam a sibutramina de forma ilegal, sem receita, esse uso não é recomendável, uma vez é um medicamento que pode causar efeitos colaterais sérios.