Os arrotos podem ser causados por bebidas gaseificadas, hiperventilação, fumo, dentaduras mal adaptadas, pelo ato de se alimentar com pressa, ansiedade, dentre outras causas. Geralmente, as pessoas que sofrem com este problema sentem a barriga inchada, desconforto ou até mesmo dor no estômago.
A aerofagia é o termo que os médicos usam para designar a entrada de ar durante outras atividades, sejam elas o ato de comer, engolir, beber ou até mesmo falar. Eructação é o ato de expulsar o ar do estômago pela boca, o famoso arroto. Isso acontece para aliviar a pressão deste órgão.
O que é mais importante saber é que possui tratamento. E vários. Não se preocupe, é bastante normal que isso aconteça durante a vida. Você, provavelmente, já deve ter passado por momentos incômodos causados pelos arrotos.
Alguns problemas de saúde também podem causar os arrotos, como refluxo, infecção por H. pylori e gastrite. O melhor diagnóstico será através de um gastroenterologista, ainda mais se os arrotos forem acompanhados de azias e vômitos.
Estamos aqui para te auxiliar nessa jornada e ajudar a tornar a sua vida um pouco mais confortável, com a ajuda de remédios caseiros e de farmácia, caso já tenha tentado. Antes disso, para ficar um pouco mais claro, iremos te contar os principais sintomas.
Remédios caseiros
Dispomos abaixo de uma variedade de remédios caseiros. Fique à vontade para ler sobre suas diferenças e entender melhor a função de cada um no organismo.
Chá de manjerona
Super eficiente no controle dos espasmos gástricos, a manjerona é uma das ervas recomendadas neste caso. Para aproveitar todos os seus benefícios, você pode fazer um chá com a manjerona. Para isso, ferva a água e coloque em uma xícara, junto da erva, e aguarde 10 minutos. Em seguida, coe e tome algumas vezes durante três dias.
OBS: meninas de até 12 anos e grávidas não podem fazer o uso, uma vez que essa planta pode alterar níveis hormonais.
Chá de boldo
Muito utilizado na redução do desconforto gástrico e um facilitador da digestão, o boldo é um dos remédios caseiros mais recomendados, por sua ação antiespasmódica e ainda melhora a digestão através da ação da boldina. Colocando água fervente sobre as folhas, em até 10 minutos, espere esfriar, coe e tome. Pode ser consumido várias vezes ao dia.
Chá de sementes de mamão
Enzimas presentes nas sementes do mamão, como papaína e pepsina, são responsáveis pelo auxílio do bom funcionamento do sistema digestivo, combatendo arrotos e a má digestão. A recomendação é fazer o chá e tomar depois das grandes refeições (almoço e jantar).
Obs: grávidas e pessoas que fazem o uso de anticoagulantes não podem utilizar este chá de sementes de mamão, uma vez que ele pode provocar aborto e aumentar o risco de hemorragias.
Chá de camomila
A famosa camomila também está na nossa lista, uma vez que ela possui propriedades calmantes que ajudam na digestão e nos quadros de arrotos. Faça o chá normalmente e tome várias vezes ao dia. Pessoas com alergia à camomila e similares não podem fazer o uso deste chá.
Chá de gengibre
A raiz é riquíssima em antioxidantes e compostos benéficos para o corpo, que ainda estão sendo mais estudados. Em doses pequenas, pode ser um anti inflamatório poderoso. Com este chá você poderá auxiliar o seu estômago a melhorar a digestão, uma vez que a infusão da raiz do gengibre é responsável pela redução da inflamação da mucosa do estômago.
Chá de menta/hortelã
Como sabemos, a hortelã possui incríveis propriedades estomacais, uma delas é a capacidade de auxiliar a expelir o ar, por ser um calmante natural, ajudando a relaxar os músculos para proporcionar alívio, se livrando dos desconfortos. Não é à toa que é o remédio caseiro mais utilizado por todos.
Remédios de farmácia
Caso precise de um medicamento, temos alguns exemplos logo abaixo, para que você possa saber as vantagens de cada um deles e entender as suas funções.
Luftal/Simeticona
Um dos mais conhecidos e comprados é a simeticona. Ela auxilia na retenção dos gases, rompendo as bolhas de ar e fazendo com que a eliminação destes seja realizada de forma mais rápida, promovendo então o alívio e reduzindo o desconforto causado pelo excesso de gases, que pressiona o estômago/intestino.
Bicarbonato de sódio
Diluído em água, o bicarbonato é um excelente aliado na neutralização do ácido do estômago, promovendo alívio rápido da azia ou da má digestão, pois ele tem esse efeito alcalinizante no tubo digestivo. O seu consumo deve estar sempre pautado nas recomendações de um profissional especializado.
Hidróxido de magnésio/Leite de magnésia
Conhecido por ser um anti ácido, o hidróxido de magnésio age na acidez do estômago, promovendo o alívio dos sintomas da má digestão e da queimação. Além disso, o hidróxido de magnésio também tem efeito laxante, então, tome cuidado na hora de consumí-lo. Dessa forma, ele alivia a pressão que existe quando há uma quantidade grande de gases no intestino.
Domperidona
Com o uso exclusivo através de indicação médica, a domperidona age acelerando os movimentos peristálticos, o que promove o alívio dos arrotos, principalmente aqueles que são causados por doenças mais severas, como esofagites, refluxos e outras.
Metoclopramida, Dimeticona e Pepsina
Unidas, elas podem auxiliar os movimentos gástricos, aumentando-os, fazendo com que o esvaziamento do estômago aconteça, para que o alívio seja sentido e ajudando ainda na digestão dos alimentos. Pode ser encontrado como Digeplus®. Este medicamento vai romper as bolhas de gases e configurar um quadro de desopressão (alívio) do estômago.
Como decidir?
Se você estiver tendo um quadro isolado de arrotos, pode tentar um dos nossos remédios caseiros, claro, de acordo com as suas restrições e alergias, se atente a isso também. Caso seja frequente, procure um médico para recomendações precisas. Mas, não se esqueça: a opinião de um responsável especializado é importante, mesmo em casos brandos, uma vez que pode ser um sinal do seu corpo para outros problemas mais sérios.
Conclusão
É preciso investigar as causas da eructação (arroto), uma vez que, como dissemos, ela pode ser um dos sintomas de alguma doença. Somente um profissional será capaz de identificar a raiz do problema, e recomendar o melhor medicamento para você, através de exames e afins.
Porém, se for um quadro passageiro, você pode experimentar um dos remédios, tanto caseiros como os de farmácia, para que chegue no melhor resultado, promovendo o seu bem-estar.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Para mais dicas e informações, leia os nossos artigos relacionados e fique por dentro das novidades do mundo da saúde e bem-estar.
Fontes e referências adicionais
- Hortelã, Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Centro Cochrane do Brasil;
- Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional, Physis 31 (02) • 2021;
- Utilização de plantas medicinais como remédio caseiro na Atenção Primária em Blumenau, Santa Catarina, Brasil, Ciênc. saúde colet. 22 (8) Ago 2017
Fontes e referências adicionais
- Hortelã, Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Centro Cochrane do Brasil;
- Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional, Physis 31 (02) • 2021;
- Utilização de plantas medicinais como remédio caseiro na Atenção Primária em Blumenau, Santa Catarina, Brasil, Ciênc. saúde colet. 22 (8) Ago 2017