Conheça as opções de remédio para dor de garganta mais usadas e entenda como deve ser conduzido um tratamento para aliviar as dores na garganta.
Estimativas publicadas em 2014 na revista científica PLoS One indicam que a dor de garganta é responsável por mais de 13 milhões de visitas ao ano em consultórios médicos.
Grande parte das dores de garganta são causadas por infecções ou por causa de fatores ambientais como o ar seco, por exemplo. Elas podem ser classificadas com base na parte da garganta afetada. Sendo assim, temos a:
Os sintomas da dor de garganta não são apenas a dor. Outros sinais de que algo não vai bem que a garganta pode dar são:
Além disso, sintomas adicionais podem ser observados, tais como:
Apesar do grande incômodo, a dor de garganta normalmente desaparece sozinha, mas se isso não acontecer, o desconforto pode ser aliviado com medicamentos ou com remédios caseiros que são capazes de reduzir a dor.
O melhor remédio para dor de garganta vai depender da existência ou não de outros sintomas.
Se houver apenas dor, é provável que a garganta esteja apenas irritada. Sintomas como febre ajudam a diagnosticar uma garganta inflamada ou infeccionada. O surgimento de sintomas adicionais como tosse ou irritação nas mucosas também pode auxiliar no diagnóstico.
Consultar um médico é muito importante para saber como proceder e qual remédio usar. No entanto, para ir ao médico bem informado, veja abaixo quais são os remédios para dor de garganta mais usados e como eles agem no organismo.
Analgésicos como o acetaminofeno ou o paracetamol são usados para aliviar a dor e também servem para reduzir a febre.
Esses analgésicos são leves e podemos usá-los quando os sintomas também são leves. Caso a febre persista, o indicado é ir até um consultório médico pois há o risco de infecção.
A presença de manchas brancas ou pus na região das amígdalas geralmente indica uma garganta inflamada e que é tratada com anti-inflamatórios.
Os mais usados são o ibuprofeno, o naproxeno e a aspirina. Além de controlar a inflamação, tais anti-inflamatórios não esteroides têm ação analgésica que diminui a dor.
Se a causa da dor de garganta for uma infecção bacteriana, não há como fugir dos antibióticos.
É preciso ir ao médico para ter certeza de que se trata de uma infecção por bactérias – até porque não é possível comprar antibióticos sem a prescrição médica.
Geralmente, o tratamento com antibióticos dura de 3 a 7 dias e todas as doses recomendadas pelo médico devem ser tomadas para evitar que as bactérias criem resistência ao remédio.
Podemos usar anti-histamínicos quando a dor de garganta ocorre por conta de uma alergia. É o caso de irritações na garganta desencadeadas pelo contato das mucosas com a poluição do ar, com a fumaça de cigarro ou com a poeira, por exemplo.
O ideal é verificar com o seu médico se o que você tem é realmente uma alergia e só então passar a usar o antialérgico que ele recomendar.
Pastilhas que contêm mentol, eucalipto ou gengibre em sua composição podem entorpecer suavemente o tecido da garganta, aliviando a irritação e a dor local.
Além disso, há também pastilhas com lidocaína ou outros ingredientes com propriedades entorpecentes que aliviam a dor de garganta.
Esse é um remédio caseiro para dor de garganta quase que universal, pois todo mundo pode fazer em casa: o gargarejo de água com sal.
O papel do sal é auxiliar na redução do inchaço, já que ele atrai a água do tecido da garganta, o que vai ajudar a reduzir o seu volume. O sal também pode matar certos micróbios presentes no local.
A receita é misturar 1 colher de chá de sal em um copo de água morna e usar a solução ainda morna para fazer um gargarejo por 30 segundos. Você pode repetir o gargarejo de água com sal para garganta inflamada até uma vez por hora enquanto ainda sentir desconforto.
O mel é um ótimo remédio para dor de garganta pois ele auxilia no combate a infecções e reduz a dor. Se você também tiver tosse, o mel é uma escolha melhor ainda, pois ele também atua como um supressor da tosse.
O melhor de tudo é que o mel é benéfico para a saúde, é delicioso e oferece compostos naturais com propriedades terapêuticas. Além disso, pode ser facilmente adicionado em chás e bebidas como adoçante e nas mais diversas receitas.
A secura do ar é muitas vezes a causa por trás de uma garganta irritada. Nesse caso, usar um umidificador de ar pode adicionar um pouco de umidade ao seu ambiente e contribuir para que sua garganta melhore e desinche.
Na ausência de um, você pode tomar um banho quente e inalar o vapor da água ou até mesmo espalhar alguns potes com água morna pela sua casa.
Além de beber bastante água, é indicado beber líquidos quentes que ajudam a acalmar a garganta. Um estudo publicado em 2003 na revista BMJ indica que chás de ervas são ótimos para ajudar a tratar a garganta inflamada.
Alguns chás que parecem ser eficazes para a dor de garganta são o chá de raiz de marshmallow, chá de equinácea, chá de camomila, chá de raiz de alcaçuz, chá de raiz de gengibre e chá de hortelã.
Todos eles têm propriedades anti-inflamatórias ou calmantes que promovem alívio. Além disso, o simples fato de tomar um chá quentinho já ajuda a umedecer a garganta e a gerar uma sensação de bem estar.
Ainda que seja doloroso, é indispensável tomar muita água e líquidos para manter as membranas mucosas da garganta bem hidratadas. Isso é fundamental para que elas se curem e a dor de garganta passe.
Sugestões incluem também chás, caldos, ensopados e água morna com limão e mel.
Um spray anestésico pode ser um bom tratamento de curto prazo para a dor de garganta. Eles contêm anestésicos em sua composição como a lidocaína ou a benzocaína e servem para anestesias o local, dando a sensação de que a dor passou.
Esse tipo de spray proporciona alívio imediato, mas não trata a causa da dor e sim o sintoma. Não devemos usá-lo por mais de dois dias e muitas vezes ao dia sem recomendação médica sob o risco de mascarar uma piora no quadro.
O descanso não é um remédio para dor de garganta, mas é fundamental para garantir que seu sistema imunológico tenha energia de sobra para combater a causa da mesma.
Os sinais de alerta que podem indicar uma condição mais grave incluem, por exemplo, a febre, a dor de ouvido, a dor de garganta intensa ou persistente, a rigidez no pescoço, a dor nas articulações e a dificuldade para abrir a boca ou para respirar.
Nos casos leves – que são a maior parte – a dor de garganta dura de 3 a 7 dias e melhora mesmo sem tratamento.
No entanto, ainda que a maioria das pessoas com dor de garganta consiga tratar o sintoma em casa, é importante procurar um médico se a dor persistir por muito tempo ou se sintomas adicionais aparecerem ou piorarem.
Deixe um comentário