O remédio Annita tem como princípio ativo o nitazoxanida, um medicamento antimicrobiano indicado, principalmente, para tratar quadros de diarreia causada por giardíase, infecção por Giardia, e criptosporidíase, infecção pelo Cryptosporidium.
Esse medicamento tem como função inibir a reprodução de parasitas, bactérias e vírus no organismo, interrompendo a infecção e cessando os sintomas, como a diarreia por exemplo. Ele pode ser encontrado em forma de comprimido para uso adulto, ou em solução líquida para uso infantil.
O Annita deve ser administrado sempre após as refeições e nunca de estômago vazio. Isso facilita a absorção e ação do medicamento.
Alguns efeitos colaterais leves podem ser apresentados, como azia, urina descolorida e dor no estômago. É recomendado consultar um médico para receber as instruções individuais de dosagem e tratamento.
Para que serve?
A nitazoxanida é uma droga que impede o crescimento e proliferação de protozoários, helmintos, algumas espécies de bactérias e vírus. Ela é usada de forma padrão para tratar doenças parasitárias que afetam o sistema gastrointestinal, causando diarreia e desnutrição.
É uma droga eficaz contra criptosporidíase, giardíase, amebíase, infecção por H. pylori, hepatite B, hepatite C e enterite por rotavírus. Alguns estudos ainda acrescentam que essa droga pode tratar infecções por parasitas nematoides, como ancilostomíase, ascaridíase, tricuríase e estrongiloidíase.
Atualmente, estudos investigam suas propriedades para tratar infecções virais, incluindo o vírus da gripe e o vírus da COVID-19.
Como tomar?
Na maioria dos casos, é indicado tomar o medicamento Annita logo após a refeição por 3 dias. Ele não deve ser tomado de estômago vazio, já que a absorção do medicamento pode ocorrer mais rápido do que o recomendado, prejudicando a eficácia do tratamento.
Pode haver variações de doses conforme a prescrição médica. É importante seguir as recomendações da bula para atingir a eficácia completa do tratamento e evitar efeitos adversos.
O comprimido de Annita não deve ser administrado em crianças menores de 12 anos. Portanto, crianças de 1 a 11 anos devem tomar o medicamento na forma líquida, devendo ser agitado e homogeneizado sempre antes do uso.
As dosagens prescritas comumente são:
- Dosagem pediátrica (1-3 anos): 100 mg a cada 12 horas por 3 dias
- Dosagem pediátrica (4-11 anos): 200 mg a cada 12 horas por 3 dias
- Dosagem pediátrica (12 anos ou mais): 500 mg a cada 12 horas por 3 dias
- Dosagem adulta: 500 mg a cada 12 horas por 3 dias
Se for administrada de forma incorreta, a infecção parasitária não será totalmente tratada.
Efeitos colaterais
Esse remédio pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo:
- Perda de cor da urina
- Dor no estômago
- Náusea
- Dor de cabeça
- Azia
- Tontura
Urticária, coceira na pele, dificuldade respiratória e vômito podem ocorrer como sintomas de alergia mais grave a algum componente do medicamento. Portanto, verifique se você tem alergia a algum deles.
Interações medicamentosas
Esse remédio pode apresentar interações com mais de 20 medicamentos, incluindo as classes de medicamentos que incluem os:
- Antidiabéticos
- Ansiolíticos
- Anticoagulantes
- Anestésicos locais
- Anti-reumáticos
- Quimioterápicos
- Antiepilépticos
Contraindicações
Não há nenhuma contraindicação para esse medicamento. No entanto, deve ser administrado com cuidado por pessoas com diabetes, doenças renais e hepáticas.
Além disso, não há estudos suficientes para determinar se essa droga representa algum risco para gestantes e lactantes. Portanto, os riscos e benefícios devem ser bem avaliados pela equipe médica para que se faça uma administração segura deste medicamento por esses grupos.
Lembre-se de sempre consultar um profissional de saúde antes de se automedicar.
Fontes e referências adicionais
- Nitazoxanide: Nematicidal Mode of Action and Drug Combination Studies. Mol Biochem Parasitol. 2014 Jan; 193(1): 1–8.
- Drug repurposing of nitazoxanide: can it be an effective therapy for COVID-19? J Genet Eng Biotechnol. Dez de 2020; 18: 35.
- Nitazoxanide: general aspects, release systems and potential for repositioning the molecule. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e42610111766, 2021.
Fontes e referências adicionais
- Nitazoxanide: Nematicidal Mode of Action and Drug Combination Studies. Mol Biochem Parasitol. 2014 Jan; 193(1): 1–8.
- Drug repurposing of nitazoxanide: can it be an effective therapy for COVID-19? J Genet Eng Biotechnol. Dez de 2020; 18: 35.
- Nitazoxanide: general aspects, release systems and potential for repositioning the molecule. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e42610111766, 2021.
Olá! Minha filha pesa 39 kg , quantas ml devo dar?