A reflexologia das mãos é uma prática terapêutica ancestral que visa tratar dores em diferentes partes do corpo, aplicando pressão em pontos específicos das mãos.
A prática tem alguns benefícios comprovados cientificamente, principalmente relacionados com o alívio da ansiedade e sintomas associados, mas também tem outros ainda sem fundamento científico.
É importante que a reflexologia das mãos seja usada como terapia complementar e não como substituta de medicamentos e tratamentos convencionais.
Adicionar essa técnica à sua rotina pode reduzir o estresse e a ansiedade e, consequentemente, os sintomas associados a eles, que podem se manifestar em diversas partes do corpo.
Veja mais detalhes sobre a técnica de reflexologia das mãos, para que serve, como fazer em casa e as contraindicações.
A reflexologia das mãos é uma técnica de massagem, que tem como fundamento aplicar pressão em diferentes pontos das mãos, diretamente relacionados com os órgãos do corpo. Dessa forma, o objetivo da técnica é aliviar dores e tensões em diferentes partes do corpo, por meio da massagem nas mãos.
O termo reflexologia busca dar exatamente esse significado, o de realizar uma ação em um ponto, para que seu efeito seja refletido em outro.
Não há um corpo de evidências científicas muito robusto para fundamentar a técnica. De qualquer forma, os estudos também não reportaram efeito colateral negativo com o seu uso, demonstrando que a técnica é segura.
Em um estudo publicado numa revista internacional que aborda terapias complementares na prática clínica, os pesquisadores investigaram o efeito da técnica de reflexologia das mãos na redução da ansiedade em pacientes que iriam ser submetidos a um cateterismo cardíaco.
Eles avaliaram o nível de ansiedade por uma escala chamada Inventário de Ansiedade Traço-Estado e observaram que 30 e 60 minutos após a reflexologia nas mãos, os pacientes tiveram seus níveis de ansiedade significativamente reduzidos.
A reflexologia das mãos também pode ser útil para quem sofre de prisão de ventre, principalmente quando é de causa emocional.
Pelo fato da reflexologia das mãos reduzir o estresse e ansiedade, alguns pacientes apresentaram melhora da prisão de ventre após seis semanas de terapia com a técnica. O estudo que reportou esse dado é pequeno, ou seja, testou poucos pacientes.
Mas, nós sabemos que o intestino e as emoções estão relacionados. Não é incomum uma pessoa ter uma diarreia antes de falar diante de um público, ou ao contrário, ficar com o intestino preso numa situação muito estressante.
Assim, a técnica de reflexologia das mãos pode acalmar e, consequentemente, te ajudar com o problema de prisão de ventre.
Existem vários tipos de dor de cabeça, bem como diversas causas. Dentre elas estão, novamente, o estresse e a ansiedade.
Estudos maiores demonstraram que a reflexologia das mãos tem um efeito positivo na redução da dor de cabeça. No geral, mais da metade dos participantes desses estudos tiveram redução da dor e quase 25% observaram a eliminação completa do problema. Uma parcela menor, mas significativa, 10%, puderam até parar de tomar analgésicos.
A partir dos poucos estudos relatados, já dá para ter uma ideia dos benefícios de se aplicar a reflexologia das mãos como uma terapia complementar dos problemas relacionados com a ansiedade e o estresse.
Além desses benefícios que foram testados cientificamente, há outros que foram observados com o uso da técnica, ao longo de muitos anos.
A reflexologia das mãos é uma técnica rápida e simples, que pode trazer alívio imediato de dores e tensões, ou resultados cumulativos, com terapias que duram mais tempo (semanas a meses).
Para usar a reflexologia das mãos como terapia complementar de problemas específicos, a melhor opção é procurar um especialista, que é o reflexoterapeuta. Mas, para o alívio de tensões e dores resultantes do estresse diário, você pode aplicar a técnica em casa, seguindo esses 5 passos:
A técnica de reflexologia das mãos deve ser evitada por algumas pessoas. Se você tiver qualquer problema dessa lista, converse com um médico ou um reflexoterapeuta, para saber se você pode fazer esse tratamento.
Veja Todos Comentários
Boa Tarde,gosto de fazer muito Reflexologia podal,sinto que ajudo com esse processo não envasivo no proximo.
Gosto muito de novos cursos que surge procuro me informar sempre.
Gostei do que li agora nesta pagina.Obrigada.