Saúde na Mídia

Reduzir tempo sentado em 40 minutos ao longo do dia evita dor nas costas, aponta pesquisa

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Quem passa muitas horas do dia em uma cadeira certamente já percebeu o desconforto que ficar nessa mesma posição gera. Já a diminuição do tempo diário que uma pessoa fica sentada pode prevenir que a dor nas costas piore ao longo de seis meses, de acordo com uma nova pesquisa.

Algumas pessoas precisam passar muito tempo sentadas devido ao trabalho e/ou estudos

O estudo foi desenvolvido pelo Centro PET, da Universidade de Turku, e pelo Instituto UKK, ambos na Finlândia, e publicado na revista britânica BMJ.

O trabalho, que teve duração de seis meses, foi realizado com adultos com sobrepeso ou obesos que passavam a maior parte do dia sentados. Um aplicativo conectado a um acelerômetro foi usado pelos pesquisadores para monitorar o comportamento sedentário e a atividade física durante o estudo. 

Resultado: os participantes conseguiram diminuir, em média, 40 minutos diariamente do hábito.

Ficar sentado por muito tempo não é o único fator que pode ter relação com a dor nas costas. Exercitar-se pouco e possuir peso extra também são alguns agravantes que podem levar ao quadro, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como identificou a pesquisadora e fisioterapeuta da Universidade de Turku, Jooa Norha. 

“No entanto, não observamos que as mudanças na dor nas costas estavam relacionadas a alterações na gordura ou no metabolismo da glicose dos músculos das costas”, afirmou a profissional. Veja também: Como ficar muito tempo sentado pode acabar com a sua saúde – 12 maneiras.

Modos de prevenção

Para analisar métodos de prevenção, os pesquisadores usaram ressonância magnética e imagem por tomografia por emissão de pósitrons (PET), baseada em um traçador radioativo, a fim de medir os músculos das costas. 

As pessoas com gordura excessiva nos músculos das costas, e um metabolismo da glicose prejudicado, ou baixa sensibilidade à insulina têm certa predisposição ao quadro de dor.

Por isso, foram examinados mecanismos que poderiam prevenir o desconforto nessa região, mas, não foi encontrada uma relação entre o incômodo e melhorias na composição muscular ou no metabolismo. 

Norha orientou que as pessoas busquem “reduzir o tempo sentado no trabalho ou durante o tempo livre”. Recomenda-se a prática de atividades físicas para perder gordura das costas e evitar dores na região, como caminhar ou fazer exercícios mais intensos. Alterar posturas também é fundamental para a prevenção. As informações são de O Globo.

Você fica muito tempo sentado (a)? Sente dor nas costas? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma