Sabe as bananas da sua despensa que já estão envelhecendo e você está com medo de perder? Dá para usá-las em uma deliciosa receita de sobremesa light e sem açúcar. Além disso, o prato é vegano, livre de glúten e não leva ovos, leite animal ou óleo.
Mas de que preparação estamos falando? De uma deliciosa torta de banana light! Na receita, as bananas maduras recebem a companhia da aveia em flocos e da linhaça. Ela também pode receber a canela em pó, que ajuda a deixar o prato com um sabor incrível.
Por ser livre de glúten, é óbvio que a torta não leva farinha de trigo. Isto é uma excelente notícia para aquelas que apesar de não ter problemas com o glúten, receiam que a farinha de trigo faz mal ou que esse tipo de farinha engorda.
E sabe outra coisa incrível dessa receita? É que ela é fácil e rápida de fazer! Ou seja, uma ótima opção para o café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo um piquenique no final de semana.
São tantos motivos para testar esta delícia! Portanto, aproveite que o passo a passo de como preparar a torta de banana light está logo abaixo, coloque a mão na massa e experimente-a!
Torta de banana light
Equipamento
- Tigela
- Forma
Ingredientes
Instruções
- Preaquecer o forno em 180º C a 200º C. Amassar bem as bananas na forma de um purê. Reservar.
- Misturar a água com a linhaça moída e deixar descansar por cinco minutos para formar uma pastinha gelificada.
- Juntar a aveia e a banana amassada em uma tigela. Misturar bem. Acrescentar a canela, o bicarbonato de sódio e a mistura gelificada de água com linhaça. Misturar bem novamente.
- Completar com o vinagre e misturar bem outra vez, porém delicadamente.
- Distribuir as rodelas de banana em uma forma untada. Se sobrar rodelas, misture-as na massa, Despejar a massa por cima das rodelas de banana na forma.
- Levar para assar no forno por 50 minutos. Esperar esfriar e desenformar o bolo antes de servir.
Notas
- Para garantir que a aveia usada na receita seja realmente sem glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito no rótulo do produto (inclusive as letrinhas pequenas), procurando pela informação se ela pode ou não ter o glúten. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada junto de alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
- Você pode usar outros tipos de banana, mas a nanica é a mais indicada porque é bem doce, especialmente quando está bem madura. O que é ótimo para uma torta que não leva açúcar como esta.
- Antes de assar, o forno deve se preaquecido em 180º C a 200º C por 15 minutos.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?