A cenoura é um alimento cheio de benefícios, mas esta não é a sua única vantagem. Como se não bastasse, ela também é versátil e pode dar as caras em muitas receitas diferentes e bem gostosas.
Por exemplo, é possível fazer salada, patê, torta, suco, bolo, suflê, entre tantas outras receitas com ela. Mas hoje vamos falar de um prato leve, que combina perfeitamente com o frio: a sopa de cenoura light.
A preparação também pede gengibre, uma especiaria que faz parte do grupo dos alimentos termogênicos. Entretanto, calma que tem mais! A receita ainda conta com outros ingredientes saudáveis e cheios de sabor como cebola e alho-poró.
Para fechar com chave de ouro e ganhar um toque todo especial e diferenciado, o prato é finalizado com a laranja. Fica difícil não querer experimentar, não é mesmo?
Portanto, aprenda já como fazer a sopa de cenoura com gengibre light e corra até a cozinha para colocar a mão na massa e provar como ela fica!

Sopa de cenoura com gengibre light
Equipamento
- Panela
- Liquidificador ou mixer
Ingredientes
Instruções
- Coloque um fio de azeite em uma panela e leve ao fogo. Acrescente a cenoura, a cebola e o alho-poró. Refogue por 5 minutos.
- Então, adicione as rodelas de gengibre e complete com água até cobrir os ingredientes. Tempere com sal e deixe cozinhar até as cenouras ficarem macias.
- Feito isso, esprema o suco de ½ laranja na panela e acrescente um pouco da pele da fruta (sem a parte branca). Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
- Desligue o fogo, retire a pele da laranja e bata todo o conteúdo da panela com o mixer. Se não tiver um mixer, bata tudo no liquidificador. Porém, tenha o cuidado de segurar a tampa do aparelho enquanto bate para evitar vazamentos.
- Devolva a sopa para a panela, teste o tempero e ajuste, se achar que precisa. Você pode servir o prato com rodelas de laranja ou as folhinhas da sua preferência.
Notas
- Se quiser garantir uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas). Mesmo que seja naturalmente livre de glúten e/ou lactose, quando um produto é produzido, processado, embalado, armazenado ou transportado no mesmo ambiente que alimentos com glúten e/ou lactose, ele pode ser contaminado por essas substâncias. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?