Embora saibamos da importância de consumir verduras e legumes todos os dias, às vezes cansa comer a mesma receita de salada de sempre, não é mesmo? Além disso, quando vamos receber alguém em casa precisamos caprichar nos acompanhamentos e entradas do almoço e jantar.
É por esses e diversos outros motivos que vale muito a pena aprender versões diferentes de salada. Por exemplo, a deliciosa e colorida salada de cuscuz light que vamos te apresentar hoje.
O protagonista da preparação é o cuscuz marroquino. Entretanto, ele ganha a companhia de vegetais como cenoura, cebola roxa e tomates do tipo sweet grape.
Ao mesmo tempo, o prato é agraciado com o saboroso tempero da salsinha, da hortelã, do suco de limão espremido da fruta, do azeite de oliva e da pimenta-do reino moída na hora.
Para experimentar esta incrível salada de cuscuz quando quiser, não deixe de aprender o seu modo de preparo:
Salada de cuscuz light
Equipamento
- Tigelas
- Ralador
- Chaleira
- Peneira
- Saladeira
Ingredientes
- 2 xícaras cuscuz marroquino ou outro tipo da sua preferência
- 2 cenouras
- 1½ cebola roxa
- 1 xícara tomate tipo sweet grape (180 gramas)
- 2½ xícaras água
- 2-3 colheres de sopa limão (suco da fruta espremido na hora)
- 3 colheres de sopa azeite de oliva
- ⅓ xícara salsinha picada
- ⅓ xícara hortelã picada
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- sal a gosto
- água (para a cebola)
- gelo (para a cebola)
Instruções
- Descascar a cebola e cortar em cubos pequenos. Por em uma tigela e cobrir com água e cubos de gelo (isso serve para amenizar o ardido da cebola). Deixar assim, de molho, enquanto prepara o restante dos ingredientes.
- Descascar as cenouras e passar na parte grossa do ralador. Cortar os tomates ao meio. Reservar.
- Colocar as 2½ xícaras de água em uma chaleira e levar ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, despejar o cuscuz em uma tigela grande, misturar a cenoura ralada e temperar com azeite de oliva (reservar um tantinho para o final) e um pouco de sal.
- Regar o cuscuz com a água fervente e tampar com um prato. Deixar abafado por cinco minutos para hidratar.
- Enquanto isso, passar a cebola pela peneira e deixar escorrer bem a água.
- Então, soltar o cuscuz com o auxílio de um garfo. Adicionar a cebola, o tomate, metade da hortelã e metade da salsinha na tigela do cuscuz.
- Espremer o suco do limão, temperar com a pimenta-do-reino moída na hora e misturar delicadamente com o auxílio do garfo.
- Colocar a mistura do cuscuz em uma saladeira ou em tigelas individuais, regar com um fio de azeite e finalizar com o restante da salsinha e da hortelã por cima. Prontinho!
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm lactose.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?