Nada como um purê bem quentinho e cremoso para acompanhar a carne e a salada no almoço ou jantar e deixar a refeição mais agradável e saborosa. Para quem parou de comer purê de batata ou mandioca porque começou uma dieta low carb, nós temos uma dica incrível!
Isto é: trocar esses alimentos por um vegetal low carb e, assim, ter um purê com menos carboidratos que o tradicional. Sabe a couve-flor que você usa para preparar um arroz low carb? Então, ela também pode ser utilizada para fazer um purê com teor reduzido de carboidratos.
Além da couve-flor, você vai precisar de leite desnatado, água e manteiga para fazer a receita. Para dar um sabor a mais ao prato, uma sugestão é usar folha de louro, mas você também pode incluir outros temperos naturais da sua preferência.
O acompanhamento é bem fácil de preparar e tem tudo para se tornar uma receitinha coringa na sua dieta low carb. Portanto, não deixe de experimentar!
Entretanto, para isso, você precisa conhecer o passo a passo do purê de couve-flor low carb, que está explicado logo abaixo:
Purê de couve-flor low carb
Equipamento
- Panela
- Liquidificador ou mixer
- Tigela
Ingredientes
- 1 couve-flor pequena, lavada e cortada em floretes
- 1½ xícaras leite desnatado
- 1½ xícaras água (360 ml)
- 1 colher de sopa manteiga
- 1 folha louro
- sal a gosto
Instruções
- Junte os floretes de couve-flor com a água, o leite, o louro e um pouco de sal em uma panela. Leve ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos ou até a couve-flor ficar macia.
- Após cozinhar, desligue o fogo e remova o louro. Retire ½ xícara do líquido do cozimento e reserve.
- Bata o restante do conteúdo da panela com um mixer ou no liquidificador até formar um purê bem liso e cremoso.
- Adicione a manteiga, experimente o tempero e acerte o sal (se achar necessário). Bata outra vez, apenas para misturar.
- Se achar que ficou muito espesso (grosso), acrescente um pouco do líquido do cozimento reservado e misture outra vez. Então, basta transferir o purê para uma tigela e servir.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?