A batata doce é um alimento saudável que marca presença em dietas de emagrecimento ou com foco no ganho de massa muscular. Afinal, que não conhece a clássica combinação entre frango com batata doce?
Mas, hoje vamos falar de um uso diferente do tubérculo: em uma receita de pizza. Sim, existe pizza de batata doce! Ela é usada ao lado da aveia em flocos na massa da pizza para torná-la mais saudável.
Isso porque a massa da pizza que estamos conhecendo hoje não leva farinha de trigo como ocorre com as versões tradicionais. Você já deve ter ouvido falar que há uma grande preocupação de que a farinha de trigo faz mal e que esse tipo de farinha engorda.
Já o recheio da preparação leva o clássico molho de tomate, ao lado de queijo, espinafre e cebola. Uma delícia para diversificar a dieta e aliviar a vontade de comer um fast-food.
Melhor ainda: você consegue preparar a receita aí mesmo da sua casa. Faça isso agora mesmo: o passo a passo da pizza de batata doce está descrito logo a seguir:
Pizza de batata-doce
Equipamento
- Processador
- Forma de pizza
Ingredientes
- 1 batata-doce média, descascada, assada e cortada em cubos
- ⅔ xícara aveia em flocos sem glúten
- 1 ovo
- sal
- azeite de oliva
- ½ xícara molho de tomate
- 100 gramas queijo cottage
- 1 cebola cortada em tiras
- 1 xícaras espinafre em folhas
Instruções
- Juntar a aveia e a batata-doce no processador. Processar até formar uma pasta.
- Acrescentar o ovo e o sal. Bater mais uma vez.
- Untar uma forma de pizza com azeite de oliva. Distribuir a massa na forma, espalhando bem.
- Levar para assar no forno em 200º C, por 25 minutos ou até a massa secar.
- Tirar do forno, virar a massa do outro lado e levar ao forno por mais 10 minutos, para que ambos os lados da massa fiquem crocantes.
- Após, passar o molho de tomate na massa. Completar com o queijo, a cebola em tirinhas e o espinafre. Levar por mais alguns minutos ao forno até o queijo derreter.
Notas
- Leia detalhadamente todo o rótulo da aveia que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que ela realmente não tem glúten. Embora seja naturalmente libre de glúten, a aveia pode ser contaminada pela substância quando é produzida, processada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes para checar se eles não podem ter algum teor de glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?