Quem sofre com a doença celíaca ou algum outro problema que impede a ingestão do glúten não pode passar nem perto da farinha de trigo. Ainda bem que existem várias opções de farinhas sem glúten para usar na cozinha.
Uma delas é a farinha de arroz integral, que pode ser utilizada no preparo de um pão integral sem glúten. Afinal, mesmo sem poder ingerir o glúten, a vontade de comer um pãozinho no café da manhã ou no lanche da tarde não deixa de aparecer.
A receita que vamos conhecer também é livre de lactose e pede apenas mais quatro ingredientes ao lado da farinha de arroz integral. São eles: azeite de oliva, fermento biológico, sal e água morna.
A preparação não é difícil de fazer, porém exige um pouquinho de paciência para aguardar a massa descansar e crescer. Mas a espera certamente valerá muito a pena!
Quer ver só? Então, aprenda o passo a passo do pão integral sem glúten, corra até a cozinha para colocar a mão na massa e experimente como ele fica ótimo!
Pão integral sem glúten
Um pão caseiro para quem não pode com o glúten. Feito com farinha de arroz integral!
Junte a farinha de arroz integral e o fermento em uma tigela. Misture. Então, adicione o azeite de oliva e o sal.
Enquanto mistura, acrescente a água aos poucos. Amasse e sove a massa à mão por 10 minutos ou na batedeira ao longo de 5 minutos. A massa deve ficar macia, lisinha e um pouco grudenta.
Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente sem correntes de ar. Forre uma assadeira com papel-manteiga e reserve.
Passado esse tempo, passe um pouco de farinha de arroz integral em uma superfície bem limpa e nas suas mãos. Transfira a massa para a superfície e amasse um pouco para remover o gás da fermentação.
Modele a massa no formato de uma bola. Ponha a massa na assadeira forrada com papel-manteiga. Com uma faca afiada ou um cortador de pizza, faça cortes superficiais na massa.
Cubra a massa com um pano bem limpo e deixe descansar para crescer por mais 30 minutos em temperatura ambiente.
Leve para assar em um forno com calor em cima e em baixo por 30 minutos ou até dourar. Após assar, deixe o pão em uma grade de resfriamento e sirva apenas quando ele estiver morno ou completamente frio.
Notas
Para garantir que o pão não tenha glúten e/ou lactose, leia detalhadamente tudo que estiver escrito na embalagem de todos os ingredientes usados na receita, inclusive e especialmente as letrinhas pequenas. Verifique nos rótulos se não há o risco dos produtos terem sofrido uma contaminação cruzada: mesmo quando um ingrediente é naturalmente livre de glúten e/ou leite, ele pode ser contaminado quando processado ou manipulado no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten e/ou leite.
O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias do pão.
Informação Nutricional
Nutrition Facts
Pão integral sem glúten
Amount Per Serving
Calories 276Calories from Fat 63
% Daily Value*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 299mg15%
Potássio 189mg4%
Carbohydrates 48g16%
Fibras 3g12%
Açúcar 1g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pão integral, pão integral sem glúten
Continua Depois da Publicidade
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!
Como você avalia essa receita?
4,75 de 20 avaliações
☆☆☆☆☆4.8 de 5
Equipe MundoBoaForma
Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.
Deixe um comentário