Típico de Minas Gerais, ele é um dos salgados mais amados no Brasil. Estamos falando do pão de queijo, que também é dono de uma quantidade expressiva de carboidratos.
Para não passar vontade, quem segue uma dieta low carb ou está controlando melhor a alimentação, pode recorrer a uma versão adaptada do quitute, que traz menos carboidratos.
Um modo de fazer pão de queijo low carb é combinar o queijo muçarela e o queijo parmesão com a farinha de amêndoas, que é um tipo de farinha low carb. Para completar a receita, você vai precisar apenas de ovos, manteiga e fermento.
Dependendo da forminha que usar para fazer a preparação, é possível que ela não fique tanto com cara de pão de queijo. No entanto, o sabor com certeza fará tudo valer a pena!
Quer ver só? Então, aprenda como fazer e experimente a versão low carb do famoso quitute mineiro! As instruções estão logo abaixo:
Pão de queijo low carb
Equipamento
- Batedeira
- Tigela
- Forminhas de silicone
- Assadeira
Ingredientes
- 50 gramas farinha de amêndoas (½ xícara)
- 50 gramas queijo parmesão ralado
- 70 gramas queijo muçarela ralado
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa manteiga (50 gramas)
- 2 colheres de sopa fermento químico sem glúten
Instruções
- Preaqueça o forno em 180º C. Separe as claras das gemas dos ovos. Com a batedeira, bata as claras em neve, o que deve levar de três a cinco minutos.
- Adicione as gemas, a manteiga e o parmesão ralado. Bata novamente com a batedeira até ficar homogêneo.
- Acrescente o fermento e bata outra vez com a batedeira. Por último, adicione a muçarela ralada e misture, mas sem bater muito. Se quiser, pode misturar à mão.
- Distribua a massa em forminhas de silicone ou de metal antiaderente. Coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Após retirar do forno, espere esfriar, desenforme e aproveite!
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?