Descobrir que tem doença celíaca ou algum outro problema de saúde que impede a ingestão do glúten não é algo muito agradável. Afinal, isso significa dizer adeus a vários pratos saborosos feitos à base de farinha de trigo.
Entretanto, ao conhecer versões sem glúten das suas comidas favoritas, o processo pode ser menos difícil. Por exemplo, quem é fã de empadão vai amar conhecer o empadão de frango sem glúten.
A sua massa é à base de amido de milho, polvilho doce ou azedo, queijo parmesão ralado, ovos e manteiga. Além disso, ela conta com o tempero do orégano e da páprica doce.
Já o recheio da preparação traz o frango cozido e desfiado ao lado de molho de tomate, requeijão cremoso e outros ingredientes cheios de sabor como pimentão verde, alho, cebola, pimenta caiena e salsinha.
Agora só falta aprender como preparar essa delícia! Então, confira o passo a passo do empadão de frango sem glúten que está a seguir:
Empadão de frango sem glúten
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Filme plástico
- Forma de fundo removível
Ingredientes
- 500 gramas peito de frango sem pele, sem osso, cozido e desfiado
- 2 xícaras amido de milho
- 2 xícaras polvilho doce ou azedo
- 3 ovos
- 200 gramas manteiga
- 100 gramas queijo parmesão ralado
- 1 xícara requeijão
- 4 colheres de sopa molho de tomate
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 2 tomates picados e sem sementes
- 1 pimentão-verde picado
- ½ cebola picada
- 2 dentes alho picados
- 2 colheres de chá páprica doce
- ¼ colher de chá pimenta-caiena
- 1 colher de chá orégano
- 1 colher de sopa orégano para a massa
- 1 colher de sopa fermento químico sem glúten
- 1 gema de ovo
- salsinha picada a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Junte o alho, a cebola e refogue por dois minutos.
- Junte o tomate, o pimentão e o frango. Tempere com um pouco de sal, 1 colher de chá de páprica, 1 colher de chá de orégano, pimenta e molho de tomate. Cozinhe por cinco minutos.
- Adicione o requeijão e cozinhe, misturando sempre até ficar cremoso. Finalize com a salsinha e leve para gelar.
- Para fazer a massa, junte o amido de milho, o polvilho, 1 colher de chá de páprica doce, 1 colher de sopa de orégano, o parmesão, o fermento e um pouco de sal (só se achar muito necessário, pois o parmesão já é bem salgado) em uma tigela.
- Misture tudo e abra um buraco no meio da massa. Coloque lá os ovos e a manteiga. Misture com as mãos até ter uma massa possível de ser modelada.
- Embrulhe a massa no filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
- Passado esse tempo, forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível de 23 cm com metade da massa. Em seguida, coloque o recheio já frio.
- Abra o restante da massa e feche o recheio com ela, pressionando bem as laterais para que elas fiquem bem juntas à tampa.
- Pincele uma gema de ovo na massa e leve para assar por aproximadamente 30 a 40 minutos no forno preaquecido em 180º C.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento. ou transporte. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?
A massa quebra na hora de abrir…