Tradicionalmente, o carpaccio é um prato feito à base de fatias bem fininhas de carne crua temperada. Entretanto, também existem versões do aperitivo italiano para quem não consome carne.
Uma delas utiliza um ingrediente que a maioria dos brasileiros costuma ter em casa: o tomate. Além disso, a preparação também conta com a ilustre presença do abacate e das alcaparras.
Para ficar bem gostoso, o carpaccio de tomate light ainda leva temperos naturais cheios de sabor como cebolinha, azeite de oliva, limão espremido e pimenta-do-reino.
Já para finalizar a receita com chave de ouro, basta utilizar um pouco de parmesão ralado e você terá uma deliciosa opção de aperitivo ou entrada para o almoço ou jantar.
Aprenda o passo a passo do carpaccio de tomate light e corra até a cozinhar para comprovar como ele fica ótimo!

Carpaccio de tomate light
Equipamento
- Mandolina
- Processador
- Tigela
- Travessa
Ingredientes
- 2 tomates firmes
- 2 abacates
- 2 colheres de sopa alcaparras
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- ½ tomate para o molho
- 1 limão (suco espremido da fruta na hora)
- queijo parmesão light ralado a gosto
- cebolinha a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Antes de fazer a receita, deixe os 2 tomates no freezer por 10 minutos para que eles estejam firmes na hora de cortar.
- Feito isso, corte os tomates em fatias bem fininhas com uma mandolina ou uma faca bem amolada. Quanto mais fino ficar, melhor. Reserve.
- Esprema o limão em um mini processador e adicione as alcaparras, ½ tomate, o azeite de oliva, a pimenta-do-reino e o sal. Bata até ficar quase como um creme. Reserve o molho.
- Abra o abacate, remova a casca e o caroço. Corte a polpa em pedaços grandes e transfira para uma tigela.
- Acrescente o molho reservado no processador e amasse o abacate. Se preferir um molho mais mole e menos consistente, ponha mais azeite.
- Distribua as fatias fininhas de tomate em uma travessa ou prato raso grande. Espalhe o molho por cima. Finalize com a cebolinha e o parmesão.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de carpaccio que você servir por vez.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?