Praticamente todo mundo tem um bolo favorito, daqueles que dão água na boca só de lembrar. Mas, enquanto alguns preferem bolos cheios de confeitos, recheio e calda, outros gostam mesmo é de um bolinho caseiro.
Sabe, como o bolo de mandioca ou aipim que a avó costumava fazer na infância? Ficou com saudade do quitute, porém, hoje em dia você aderiu ao estilo de vida vegano? Sem problemas, pois é possível adaptar a receita.
Uma prova disso é o bolo de mandioca vegano, que vamos conhecer. Na preparação, o aipim ganha a companhia do coco ralado e também leva açúcar demerara para ficar mais docinho.
Como não pede farinha de trigo (ou qualquer outro tipo de farinha), o prato também é uma deliciosa opção de bolo sem glúten.
O que acha de experimentar? Então, aprenda o passo a passo da receita e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!
Bolo de mandioca vegano
Equipamento
- Tigelas
- Forma
Ingredientes
- 500 gramas mandioca crua ralada (deixe na água para não escurecer)
- 1¼ xícara coco ralado (100 gramas)
- 1 xícara açúcar demerara (200 gramas)
- 600 ml leite de coco
- 2 colheres de sopa óleo de coco (30 ml)
- 1 colher de sobremesa fermento químico sem glúten
- coco ralado para polvilhar
- óleo de coco para untar
Instruções
- Não se esqueça de deixar a mandioca ralada de molho em uma tigela com água para não escurecer.
- Preaqueça o forno em 180º C. Escorra bem a água do molho. Coloque a mandioca em uma tigela. Adicione o açúcar demerara e 1¼ de xícara de coco ralado. Misture.
- Acrescente o leite de coco e misture outra vez. Complete com 2 colheres de sopa de óleo de coco e misture novamente. Por fim, adicione o fermento e misture uma última vez.
- Distribua a massa em uma forma untada com óleo de coco e polvilhada com coco ralado. Polvilhe mais coco ralado por cima do bolo.
- Leve ao forno por 45 minutos para assar. Após assar, espere o bolo esfriar antes de desenformar e servir.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?