Um bolo caseiro molhadinho para o café da tarde depois de um dia cansativo para um presente dos céus, não é mesmo? É, mas para quem sofre com a intolerância à lactose, certos bolos podem ser um verdadeiro presente de grego.
Isso porque a lactose é o açúcar do leite de vaca, que pode estar presente em uma série de bolos. Mas os intolerantes à lactose não precisam ficar longe dos deliciosos bolos. O que eles precisam é de versões sem lactose de bolo.
Por exemplo, essa receita de bolo de banana sem lactose molhadinho. Ela traz aquela combinação clássica da fruta com a canela e é muito fácil de fazer, fica pronta em menos de uma hora.
Sabe o que mais? O quitute também é livre de glúten! Excelente notícia para quem tem doença celíaca ou outra condição que impede a ingestão do glúten. Afinal, no lugar da tradicional farinha de trigo, a receita usa farinha de amêndoas e polvilho doce.
É muito coisa boa em uma receita só, não é mesmo? Então, não vamos esperar mais! Aprenda agora mesmo como preparar o seu próprio bolo de banana sem lactose molhadinho com as instruções a seguir:

Bolo de banana sem lactose molhadinho
Equipamento
- Tigela
- Forma de bolo inglês
Ingredientes
- 1½ xícara banana amassadas
- 1 banana para decorar
- 2 xícaras farinha de amêndoa
- ½ xícara polvilho doce
- ½ xícara açúcar de coco
- ¼ xícara óleo de coco
- 2 ovos
- 1 colher de chá canela
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio
Instruções
- Preaquecer o forno em 180º C. Com exceção da banana para decorar, juntar todos os ingredientes em uma tigela e misturar muito bem, até obter uma massa homogênea.
- Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco.
- Cortar a banana para decorar em fatias de comprido. Distribuir as fatias por cima da massa.
- Levar ao forno para assar por 40 minutos. Esperar esfriar antes de servir.
Notas
- Leia detalhadamente as embalagens de todos os ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
- É possível usar farinha de castanhas no lugar da farinha de amêndoas.
- O número de porções e, consequentemente, a quantidade de calorias por porção podem variar conforme o tamanho em que você cortar as fatias do bolo.
- O bolo dura até cinco dias na geladeira. No congelador ele dura até dois meses, mas você deve congelá-lo fatiado.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?