No meio da correria da semana, é comum nem se dar conta dos alimentos que estão sobrando na geladeira. Então, quando chega o final de semana é que se percebe que várias verduras não foram usadas e podem estragar.
Entretanto, antes de pensar em jogar fora e desperdiçá-las, saiba que é possível aproveitar os alimentos em uma única receita. Basta preparar um bolinho de verdura assado light com eles!
Por exemplo, a receita que vamos conhecer hoje é feita com cenoura, chuchu e espinafre, mas você pode utilizar outras verduras e legumes que estiverem sobrando na sua casa.
Como se não bastasse ser uma ótima forma de evitar o desperdício de vegetais, o prato também é uma versão mais saudável de bolinho. Afinal, além de não ser frito, ele não leva farinha de trigo branca e pede aveia em flocos e farelo no lugar.
Que tal experimentar agora mesmo como fica o bolinho de verdura assado light? Aproveite, pois o passo a passo da receita está explicado logo abaixo:
Bolinho de verdura assado light
Equipamento
- Panela
- Forminhas de silicone
- Assadeira
Ingredientes
- 1 xícara espinafre picadinho
- 1 xícara chuchu picadinho
- 1 xícara cenoura picadinha
- 2 ovos
- 1 xícara aveia em flocos sem glúten
- ½ xícara farelo de aveia sem glúten
- ¼ xícara salsinha picadinha
- ¼ xícara cebolinha picadinha
- sal a gosto
- 2 dentes alho amassados
- 1 cebola média picadinha
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- tempero natural a gosto
Instruções
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione os vegetais e deixe cozinhar até ficar na consistência da sua preferência.
- Antes de desligar o fogo, tempere com sal e com os temperos naturais da sua preferência. Misture bem.
- Junte os vegetais com os ovos, a aveia em flocos, o farelo de aveia, a salsinha e a cebolinha em uma tigela. Misture bem.
- Preaqueça o forno em 200º C por 10 minutos. Enquanto isso, distribua a massa em 12 forminhas de silicone. Coloque as forminhas em cima de uma assadeira.
- Então, leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Notas
- Leia detalhadamente todo o rótulo da aveia e do farelo de aveia que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que eles realmente não têm glúten. Embora seja naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando é produzida, processada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles também não podem apresentar algum teor de glúten e/ou lactose.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?