Seja para deixar o café da manhã mais gostoso, servir no lanchinho da tarde para receber uma visita em casa ou levar em um piquenique entre amigos, um bolinho salgado é sempre uma opção muito prática.
Para quem está buscando melhorar a alimentação e se preocupa com o fato das frituras fazerem mal, a boa notícia é que existem muitas versões de bolinhos que não precisam ser fritos.
Uma delas é o bolinho de polvilho doce assado light que vamos conhecer hoje. Ao lado do polvilho doce, o prato precisa de ingredientes como ovo, água, leite desnatado, azeite de oliva e sal.
Se quiser, para dar um gostinho a mais à preparação, você também pode adicionar queijo parmesão ralada à massa. Em menos de uma hora, esta delícia já fica pronta!
Que tal testar? Então, aprenda agora mesmo o passo a passo do bolinho de polvilho doce assado light que está logo abaixo:
Bolinho de polvilho doce assado light
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Assadeira
- Papel-manteiga
Ingredientes
- 250 gramas polvilho doce
- 1 ovo
- ½ xícara água (120 ml)
- ½ xícara leite desnatado
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 colher de chá sal
- 1 colher de sopa queijo parmesão ralado
Instruções
- Preaqueça o forno em 180º C. Leve uma panela com a água, o leite e o azeite ao fogo. Espere ferver e desligue o fogo. É importante ficar de olho e não deixar a mistura ferver sozinha porque pode vazar.
- Coloque o polvilho e o sal em uma tigela. Acrescente os ingredientes líquidos que acabaram de ferver e misture rapidamente com uma colher para não empelotar.
- Deixe a massa esfriar um pouco e adicione o ovo batido, Misture bem com as mãos e acrescente o queijo. Sove até obter uma massa homogênea, macia e ligeiramente grudenta.
- Divida a massa em porções e modele no formato de bolinhos. Distribua os bolinhos em uma forma forrada com papel-manteiga.
- Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos ou até dourar.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- É possível usar óleo de coco, óleo de girassol ou óleo de milho no lugar do azeite de oliva.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?