Uma das formas mais famosas de aproveitar o arroz cozido que sobrou dos dias anteriores e evitar o desperdício é preparar um bolinho de arroz. Mas quem está tentando ter uma dieta mais balanceada e saudável pode preocupar-se com o fato dele ser uma fritura.
Esta preocupação não é injustificada, pois as frituras realmente fazem mal para a saúde. Entretanto, a boa notícia é que dá para deixar todo aquele óleo de lado e preparar o bolinho assado no forno.
Para você ver como isso funciona, hoje vamos te apresentar uma receita de bolinho de arroz assado. Ela conta com um recheio de queijo parmesão ralado e leva ingredientes como cebolinha, salsinha e pimenta-do-reino.
A receita fica uma delícia para comer na companhia de uma xícara de café no lanchinho da tarde. Então, que tal experimentar agora mesmo?
Portanto, aprenda o passo a passo deste bolinho de arroz com queijo assado light que está explicado logo abaixo:

Bolinho de arroz com queijo assado light
Equipamento
- Liquidificador (ou processador de alimentos)
- Tigela
- Assadeira
Ingredientes
- 3 xícaras arroz branco cozido
- 1 ovo
- 1 colher de sopa amido de milho (apenas se precisar para dar liga)
- 100 gramas queijo parmesão ralado
- cebolinha fresca. picada e a gosto
- salsinha fresca. picada e a gosto
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- azeite de oliva para untar
Instruções
- Bata rapidamente o arroz cozido no liquidificador ou processador.
- Coloque o arroz em uma tigela funda. Adicione a cebolinha, a salsinha, a pimenta-do-reino, o sal o parmesão e ovo. Misture bem.
- Se precisar, acrescente amido de milho para dar liga. A quantidade é aproximadamente uma colher de sopa rasa ou o suficiente para dar liga à massa.
- O ponto ideal será atingido quando você conseguir modelar a massa em bolinhas que não desmancham.
- Então, modele 20 bolinhas com a massa e distribua em uma assadeira untada com azeite de oliva.
- Leve ao forno médio para assar por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Você também pode tentar fazer a receita com o arroz integral cozido.
- É possível usar a farinha de trigo no lugar do amido de milho para dar liga à massa. Mas, com essa troca, o bolinho deixará de ser livre de glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?