Já percebeu como a comidinha do interior tem um gostinho diferente? É aquele estilo caseiro, muito bem feitinho e cheio de sabor que conquista o coração e o paladar de muitas pessoas!
Para quem se preocupa com a dieta, a boa notícia é que vários pratos da culinária caipira contam com a presença de alimentos nutritivos. Mas, mesmo que alguns não sejam originalmente tão saudáveis, é possível fazer algumas adaptações para melhorá-los neste sentido.
Um belo (e delicioso) exemplo é o arroz caipira light que separamos para te apresentar. Ele é feito à base de arroz integral, que é uma opção mais interessante de arroz para a dieta do que o arroz branco. A receita ainda conta com a presença do frango, que é fonte de proteínas.
Para completar, a preparação também leva tomate, cebola, alho, salsinha e pimenta-do-reino, que dão uma forcinha para incrementar o sabor e a saúde do prato.
Vem aprender como combinar tudo isso em uma receita de arroz caipira light! O passo a passo está explicadinho logo abaixo.

Arroz caipira light
Equipamento
- Panela grande
Ingredientes
- 2 xícaras arroz integral lavado e escorrido
- 1 quilo frango cortado a passarinho
- 2 tomates picados sem sementes
- 1 cebola ralada
- 3 dentes alho amassados
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 4 xícaras água fervente
- salsinha picada a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Coloque o azeite em uma panela grande e leve ao fogo. Adicione o alho e a cebola. Refogue bem e deixe dourar.
- Acrescente o frango e deixe refogar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Adicione o tomate, o sal, a pimenta-do-reino e o arroz. Deixe refogar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Complete com a água fervente, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, sem secar. No final, junte a salsinha, misture e sirva!
Notas
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de arroz caipira que você servir por vez.
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?