Se você já teve a impressão que existe versão vegana para quase todo tipo de receita, saiba que não é apenas uma impressão. Afinal, basta fazer as substituições corretas para transformar um prato em vegano.
Por exemplo, sabe o acarajé, tão clássico na culinária baiana? Então, ele também pode se tornar uma comida vegana! Para isso, a preparação não leva o recheio de camarão.
Entretanto, o bolinho feito à base de feijão fradinho permanece na receita, assim como o azeite de dendê. Para completar, o prato conta com o tempero do alho e da pimenta-do-reino, além de trazer o sabor intenso do molho de pimenta.
A versão vegana do quitute típico da Bahia é uma excelente opção para aqueles dias em que bate a vontade de comer algo diferente. Ao mesmo tempo, o prato é uma alternativa de comida gostosa para servir quando receber algum amigo vegano em casa.
Então, que tal aprender como preparar o acarajé vegano? Você encontra o passo a passo da receita logo abaixo:

Acarajé vegano
Equipamento
- Tigelas
- Pano de prato bem limpo
- Liquidificador
- Panela
Ingredientes
- 2 xícaras cheias feijão-fradinho
- 3 colheres de sopa azeite de dendê
- óleo para fritar
- 3 dentes alho (1 amassado e 2 picados)
- ½ cebola picada
- 1 colher de chá molho de pimenta forte (opcional)
- ½ colher de chá pimenta-do-reino
- 1 colher de chá fermento em pó sem glúten
- 1½ colheres de chá sal
- água
Instruções
- Deixe o feijão de molho em uma tigela com bastante água e um dente de alho amassado de um dia para o outro.
- No dia seguinte, escorra o feijão em um pano de prato bem limpo e reserve duas xícaras da água do demolho.
- Embrulhe o feijão no pano e esfregue vigorosamente para remover suas cascas. Mergulhe o feijão em água (não na água reservada) e retire as cascas.
- Ponha metade do feijão no liquidificador, adicione metade da água do demolho reservada, os dois dentes de alho picados, a cebola, o sal, o molho de pimenta, a pimenta-do-reino e o fermento. Bata bem até obter uma massa homogênea e reserve a massa em uma tigela.
- Repita o passo anterior com a outra metade do feijão e o restante da água reservada do demolho, mas sem os temperos.
- Misture as duas partes da massa em uma tigela grande e deixe descansar por 30 minutos.
- Passado esse tempo, aqueça bem o óleo misturado com azeite de dendê em uma panela. Bata um pouco a massa e ponha porções equivalentes a colheradas para fritar no óleo.
- Vire os bolinhos com a escumadeira quando eles estiverem fritos e dourados. Retire do óleo e deixe escorrer em papel absorvente.
- Você pode servir os bolinhos com vatapá vegano ou caruru vegano, por exemplo.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Dica de ouro: o segredo do acarajé é bater a massa antes de colocar no óleo para fritar.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?