O sumo da cana de açúcar, tal como o açúcar que adoça bebidas e é utilizado na culinária para preparação de sobremesas e outras receitas, é um alimento extremamente completo e pode aparecer em diversos formatos, sendo uma das mais conhecidas a rapadura. Na Europa o alimento é conhecido como açúcar mascavado, em que o sumo da cana de açúcar evaporado pode variar em textura e sabor, diferenciando-se, portanto, do açúcar branco refinado.
A rapadura é considerada uma alternativa natural ao açúcar do caldo de cana e é muito utilizada em países da América Latina. O processo de fabricação da rapadura é considerado mais simples do que o da cana evaporada, sendo que basicamente na rapadura a cana de açúcar é fervida para remover a água existente em sua composição, tornando-a um alimento compacto e sólido. O seu consumo moderado não traz nenhum impacto negativo à saúde humana.
Por não passar pelo processo de refinamento do açúcar branco refinado tradicional, é uma escolha mais saudável para adoçar bebidas e preparar receitas, pois mantém os nutrientes originais da cana de açúcar. Porém, isso não significa que é um açúcar orgânico e natural, mas que não passou por um processo industrial de filtragem e purificação para se tornar branco e refinado.
Além disso, ao consumir a rapadura você pode contribuir com o meio ambiente, uma vez que sem a realização do processo de refino do açúcar, se economiza água e energia e os impactos são reduzidos.
Portanto, esse açúcar não é necessariamente menos calórico do que o branco refinado, entretanto é mais natural e causa menos danos à saúde. De qualquer forma, será que a rapadura engorda?
A raparadura obtida através da cana de açúcar é considerada um suplemento alimentar por muitas pessoas, por ser altamente nutritivo, rica em minerais e fornecer energia para o corpo. Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito saudáveis ao organismo. Mas será que a rapadura engorda? Por ser rica em açúcar natural, ela tem sim muitas calorias, porém, como não é um produto consumido frequentemente e sim de forma esporádica, pode-se manter o alimento no cardápio.
Na região nordeste do Brasil é consumido diariamente pelos sertanejos que trabalham na roça e utilizam a rapadura para dar energia para o dia árduo de trabalho; eles usam-na para adoçar o café, como sobremesa ou com farinha. Para eles, que possuem uma rotina intensa braçal, a rapadura traz boas doses de energia por ser a melhor fonte de carboidratos com as calorias essenciais para gasto dos músculos.
Algumas versões de rapadura podem levar mel, erva-doce, cravo ou canela, até mesmo laranja e tangerina para aromatizar. O açúcar da rapadura tem boa proporção de glicose e é mais difícil de adoçar do que a versão cristalizada, mas pode ser utilizada raspada para tornar a alimentação mais saudável e nutritiva.
Na preparação de cocada e bombons, a rapadura pode ajudar a tornar o produto mais saudável para ser consumido, sendo um ótimo substituto de outras guloseimas, mas lembre-se que o ideal é não exagerar. Mas de vez em quando, uma rapadura raspada não faz mal a ninguém, e pode ser uma opção interessante e natural em substituição aos adoçantes.
Algumas pessoas podem argumentar que não seria correto falar que rapadura engorda, já que ela tem 70 calorias por unidade. De certa forma, o pensamento é até válido. Especialmente se a pessoa come apenas uma unidade e de forma esporádica. O problema é que acaba-se comendo muitas unidades. E quando se faz isso de forma frequente, a situação fica ainda pior. Você estará consumindo uma bomba de calorias se exagerar na dose e por isso seria mais correto considerar que rapadura engorda sim, principalmente se não tomar cuidado.
Fatos Nutricionais | por 1 unidade (20g) | |
Energia | 70 calorias | |
Carboidratos | 18,15 g | |
Açúcar | 17,94 g | |
Proteínas | 0 g | |
Gorduras | 0 g | |
Gordura Saturada | 0 g | |
Gordura Monoinsaturada | 0 g | |
Gordura Poliinsaturada | 0 g | |
Colesterol | 0 mg | |
Fibras | 0 g | |
Sódio | 7 mg | |
Potássio | 65 mg |
A rapadura é completamente composta por carboidratos, sem a presença de proteínas e nem gorduras.
A rapadura é produzida na fervura do caldo de cana em velocidade lenta, que depois da evaporação do líquido é convertido em um formato quadrado e compacto até o seu esfriamento e endurecimento.
O açúcar mascavo tem o mesmo processo, a diferença é que ele não é modelado em blocos e se torna um açúcar petrificado ao final da fervura. Tem uma coloração que vai do caramelo claro ao marrom escuro e um sabor bem peculiar. Tem alto valor calórico, mas é rico em vitaminas A, C, cálcio e minerais, diferente do refinado branco, que não contém nenhuma vitamina nem mineral.
Em alguns estados do Brasil, a rapadura é parte integrante da dieta alimentar infantil, como na Paraíba, Ceará e Pernambuco. A presença de algumas fibras insolúveis, riboflavina, niacina, cálcio, ferro, magnésio e potássio ajudam a quebrar os açúcares presentes no organismo, melhorando a absorção. Sabe-se que duas colheres de sopa de rapadura têm 111 calorias.
Existem muitos açúcares mascavos disponíveis no mercado, e alguns deles têm sido transformados em açúcar branco, e em seguida em melaço, com uma coloração levemente caramelada. Todos os açúcares marrons que foram processados naturalmente para manter a sua verdadeira cor marrom contêm conteúdo nutricional semelhante. Açúcares marrons naturais que não tenham sido totalmente processados geralmente são mais nutritivos do que o açúcar branco refinado.
A Comissão Internacional de Métodos Uniformes de Análise de Açúcar é a autoridade competente responsável pela classificação do açúcar de acordo com a cor dos cristais e é reconhecida em seus 30 países membros. Os padrões dessa Comissão também são universalmente reconhecidos pela União Europeia e os EUA Food Chemicals Codex.
De acordo com o estabelecido pela comissão, a cor do açúcar é classificada de acordo com “unidades de base de referência”. Geralmente, quanto maior a unidade, melhor será a qualidade da classificação açúcar. O Instituto do Açúcar e do Álcool no Brasil afirma que quanto maior a classificação da unidade de base de referência, menor a qualidade do açúcar.
O açúcar mascavo natural foi classificado de acordo com a cor marrom dourada dos seus cristais. A cor de açúcar mascavo é registrado com 8.000 a 11.000 unidades de base de referência. O processo de co-cristalização de açúcar mascavo natural ou rapadura é um procedimento especializado que garante a sua cor, sabor e maciez sejam preservados. A rapadura ou o caldo de cana cristalizado tem cristais muito finos que tendem a atrair umidade, resultando numa textura particularmente macia.
Não há substâncias químicas nocivas utilizadas durante o processamento de açúcar mascavo natural (rapadura). Floculantes, surfactantes, modificadores de viscosidade e agentes de branqueamento que podem ser utilizados para processar o açúcar branco refinado são completamente ausentes no processamento da rapadura.
Outros produtos químicos que são potencialmente prejudiciais, como o dióxido de enxofre, ácido fórmico e ácido fosfórico, são utilizados também não são utilizados. O processo de criação da rapadura é completamente natural para manter o máximo das propriedades presentes na cana-de-açúcar natural, incluindo vitaminas e minerais.
Uma única colher de sopa de açúcar mascavo natural produz apenas 11 calorias. A cada 100 gramas de açúcar mascavo natural contém 100 mg de potássio; 85 mg de cálcio; 23 mg de magnésio; 3,9 mg de fósforo; e 1,3 mg de ferro. O total presente de sal mineral no açúcar mascavo natural é um máximo de 740 mg. Em 220 gramas de rapadura existem 216 g de carboidratos e apenas 0,3 mg de proteína.
Uma xícara de açúcar mascavo natural irá produzir: 0,2 mg niacina; 0,1 mg de vitamina B6; 2,2 mg de ácido fólico; 0,3 mg de ácido pantotênico; 5,1 mg de colina; 0,2 mg de betaína. A mesma porção também apresenta 183 mg de cálcio; 1,6 mg de ferro; 19,8 mg de magnésio; 8,8 mg de fósforo; 293 mg de potássio; 61,6 mg de sódio; 0,1 mg de zinco; 0,1 mg de cobre; 0,1 mg de manganês; e 2,6 mcg de selênio, além de ter propriedades antioxidantes que combatem diversas doenças ligadas ao envelhecimento das células.
Estas vitaminas, minerais e elementos são encontrados na cana-de-açúcar na época da colheita e são mantidos durante o processamento da rapadura natural.
Veja Todos Comentários
Acabei de saber que estou diabética!
139mg/mm...sei lá...estou sem vontade de comer nada...ansia é enjoos
Olha! Eu coloco num prato 04 bananas nanicas bem maduras, 01 colher de sopa de aveia, 01 colherinha de cacau em pó, 01 colherinha de açafrão, duas colheres de sopa de rapadura raspadas ou mel! Amasso os bem! Depois de bem amassados eu consumo com dois pães sequinhos! Essa sem duvida é uma boa receita pra quem quer pegar um pouquinho de peso, sobretudo ficar bem nutrido e forte! Espero-vos ter ajudado alguém! !Abraço!
Ajudou sim! Obrigada!
Olha! Pra quem quer ficar bem forte e saudável! Coloca 200 g de semente de linhaça dourada no liquidificador, uma colherinha de açafrão, uma colherinha de canela em pó, duas colherinhas de cacau em pó, duas colherinhas de catuaba em pó, uma colher de sopa de aveia em flocos, bata junto ao liquidificador até virar uma farinha! Coloque-os num vidro depois consome um colherinha todos os dias na comida almoço e janta! Faça o teste! Depois de alguns meses o resultado sera uma vida muito mais saudável! Obs. guardar dentro da geladeira pra não estragar!
Vou fazer isso.
Eu tenho 6,3...idade..ensino aula reforço. .sentada quase o dia todo .Eu notei que a dor nas pernas e joelhos .melhorou.mais depois que passei a comer rapadura...todo os dias...Que legal....Amei ....
se eu ja gostava de rapadura, agora é que eu não largo mais dela.kkkk