Recentemente, a apresentadora Rafa Brites compartilhou em seu Instagram que, após desistir três vezes por medo da cicatriz, finalmente agendou a cirurgia de explante de silicone para o início de agosto.
Ela, que é mãe de Rocco, de seis anos, e Leon, de um ano, revelou também que vai colocar um pouco de gordura na região, pois depois da amamentação, ficou “só pele e próteses”.

Está se tornando cada vez mais recorrente ouvir falar a respeito de mulheres que estão optando pela cirurgia de explante de silicone para voltar a ter uma aparência mais natural. Por exemplo, a empresária e ex-Spice Girl Victoria Beckham e a atriz e cantora Manu Gavassi.
Mas afinal, o que tem impulsionado essa tendência?
Especialistas apontam três motivos principais para o crescimento da procura pelo procedimento de retirada dos implantes de silicone.
Um dos motivos é que algumas pessoas se arrependem do tamanho e do formato que os seios adquirem depois da colocação das próteses.
Outra razão é a mudança de padrão que a sociedade atual está vivenciando, voltando-se aos corpos mais naturais. Por fim, as reações do corpo às próteses podem ser outro fator determinante para tornar o explante de silicone necessário.
Doença do silicone
As complicações mais comuns da colocação de silicone que exigem a retirada da prótese são as reações inflamatórias conhecidas como doença do silicone. Os seus sintomas incluem:
- Mialgia
- Fraqueza muscular
- Artrite
- Fadiga crônica
- Distúrbios do sono
- Manifestações neurológicas
- Alteração cognitiva
- Surgimento de doenças autoimunes.
Cirurgias plásticas no Brasil
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de cirurgias plásticas.
Enquanto a lipoaspiração e a colocação de próteses ainda estão entre os procedimentos mais procurados, os números referentes à sua remoção já começam a ser motivo de preocupação para os especialistas.
Segundo relatório de cirurgias plásticas da sociedade americana, em 2021, foram realizadas mais de 23 mil cirurgias de retirada de silicone no país, contra 177 mil cirurgias para colocação de próteses. As informações são de O Globo.