Quitosana: o que é, para que serve, benefícios e como tomar

atualizado em

A quitosana é derivada do esqueleto externo (exoesqueleto) de crustáceos, como o caranguejo, a lagosta e o camarão. É rica em fibras, que aumentam de tamanho no estômago, trazendo uma sensação de preenchimento, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita com menos comida e saciada por muito mais tempo. Por isso, é muito popular para a perda de peso. 

Além disso, ela se liga à parte da gordura ingerida, evitando que o organismo a absorva, e essa condição faz com que os excessos sejam eliminados através das fezes.

Embora sua fama esteja mais relacionada ao emagrecimento, a quitosana mostra-se eficaz como coadjuvante na prevenção e tratamento de muitas outras condições. Por isso, incluir esse suplemento na sua dieta poderá promover muitos benefícios para a sua saúde e também para a boa forma.

Quitosana: o que é?

A quitosana é uma forma quimicamente processada da quitina, que é um derivado de açúcar normalmente obtido a partir do exoesqueleto de crustáceos, como o caranguejo, a lagosta e o camarão. Ela é rica em fibras e assim não é digerida e se move através do sistema gastrointestinal sem ser absorvida.

Estudos foram realizados para determinar as propriedades e os possíveis benefícios oferecidos pela quitosana, onde observou-se sua capacidade de absorver gordura, óleos e toxinas.

A quitosana está disponível como um suplemento dietético destinado a ajudar no tratamento de algumas condições relacionadas à saúde, além do emagrecimento.

Para que serve?

A quitosana é mais conhecida por ter o poder de bloquear a absorção de parte da gordura ingerida na dieta. Isso porque ela liga-se a esta gordura e impede que ela seja absorvida pelo corpo. Essa função ajuda a evitar o ganho de peso, uma vez que a gordura é um macronutriente bastante calórico, e por esse motivo, uma das suas indicações é para tratar a obesidade.

Além da gordura, o colesterol também é absorvido e ambos são eliminados juntamente com as fezes durante a evacuação, e por isso ela é recomendada também para regular os níveis de triglicerídeos e colesterol “ruim” (LDL) no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose e infarto.

A quitosana também mostrou efeito positivo sobre a coagulação do sangue, ajudando na cicatrização de feridas. Além disso, também apresentou atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de microrganismos que podem causar infecções.

Benefícios da quitosana

quitosana
A apresentação mais comum da quitosana é na forma de cápsulas

1. Pode ajudar a emagrecer

O excesso de peso corporal não é apenas uma condição estética, pois ele aumenta muito as chances do aparecimento de outras condições de saúde, como ataque cardíaco, derrame, diabetes, gota, cálculos biliares e câncer.

Além disso, quando existe um excesso de peso é comum que sintomas como cansaço, dificuldade para respirar, irritação na pele e dores nas costas e nas articulações, que podem afetar sua mobilidade, estejam presentes.

A quitosana é uma ótima fonte de fibra e isso pode ajudar a perder peso. A fibra da quitosana forma um gel no estômago, reduzindo a absorção de gorduras, e com isso diminuindo o valor calórico das refeições.

Não só isso, mas também as fibras da quitosana se expandem no estômago, trazendo uma sensação de preenchimento, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita com menos comida e também traz uma sensação de saciedade por mais tempo.

2. Melhora os níveis de colesterol no sangue

O colesterol faz parte do nosso corpo. Sua função é ajudar a construir a membrana das células, compor os ácidos biliares que atuam para digerir os alimentos no intestino e também permitir que o corpo produza vitamina D e hormônios. Quando ele está desregulado, costuma aumentar as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

O colesterol é dividido em dois tipos, o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom). O colesterol ruim pode se acumular nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue. 

Pesquisas comprovaram que a quitosana ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, o que ajuda a manter um bom perfil lipídico no sangue. 

3. Ajuda o trânsito intestinal e previne a prisão de ventre

Sua alta concentração de fibras contribui com o funcionamento intestinal. Isso acontece porque sua fibra não é digerida e se move através do sistema gastrointestinal sem ser absorvida. Lá no intestino, ela absorve água, o que ajuda a deixar as fezes mais moles e facilitar os movimentos intestinais. 

Outra vantagem é que as fibras ajudam a microflora intestinal, pois como elas não são digeridas pelo estômago, chegam no intestino onde são fonte de nutrientes para as bactérias boas que estão presentes lá.

mulher com mao na barriga sem prisão de ventre
A quitosana pode auxiliar em casos de prisão de ventre

4. Pode ajudar a melhorar a pressão arterial

A hipertensão é uma das condições médicas críticas que podem causar acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos, e outros problemas graves de saúde. 

Estudos mostram que, substituir o sal puro por sal contendo pequena quantidade de quitosana, também conhecido como Symbiosal, pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas.

5. Pode ajudar a controlar e prevenir a diabetes

A quitosana pode contribuir para o tratamento e prevenção da diabetes, particularmente a diabetes tipo 2, que está relacionada à obesidade. Isso porque ela é rica em fibras, o que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e insulina no sangue.

6. Pode reduzir quadros de infecção

A infecção é causada principalmente pela invasão de microrganismos. Os sintomas de infecção incluem perda de apetite, perda de peso, cansaço, suores noturnos, febre e dores. 

A quitosana inibe o crescimento de microrganismos e com isso pode ajudar a reduzir os quadros de infecção. 

Como usar a quitosana

A quitosana é comumente vendida em cápsulas em farmácias, lojas de produtos naturais e também pela internet. A sua concentração costuma variar de acordo com o fabricante. Recomenda-se, normalmente, o consumo de 3 gramas do suplemento ao dia, antes das principais refeições. A utilização deve ser feita de acordo com a indicação constante no rótulo do produto.

Sua ingestão deve ser feita com água, aproximadamente 3 a 4 copos. Como a quitosana é uma fibra que se expande e absorve água, é fundamental manter a hidratação ao longo do dia.

Embora seja um suplemento isento de prescrição médica, não deixe de falar com um profissional sobre o seu interesse em consumir a quitosana.

Efeitos colaterais

  • Pessoas com alergia a crustáceos podem desenvolver reações alérgicas à quitosana. Os sintomas de uma reação alérgica incluem dificuldade em respirar, inchaço dos lábios ou língua, dor no peito ou urticária ou erupção cutânea. Se desenvolver algum destes sintomas enquanto tomar quitosana, pare de tomar o suplemento e informe imediatamente o seu médico.
  • Problemas gastrointestinais são os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso da quitosana. Prisão de ventre (constipação), náuseas, vômitos, gases e cólicas abdominais são os possíveis efeitos colaterais gastrointestinais. Alguns desses sintomas podem estar relacionados à dosagem. Se sentir algum deles, suspenda o uso.
  • Tomar quantidades excessivas ou prolongadas de quitosana pode causar certas deficiências vitamínicas. As vitaminas lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E e K, armazenadas no fígado e tecido adiposo, podem se ligar à quitosana e serem eliminadas sem a correta absorção pelo organismo. Caso o uso do suplemento seja prolongado, será interessante utilizar um suplemento vitamínico.
  • Por fim, o consumo da quitosana pode causar prisão de ventre, 

Contraindicações e advertências

  • Gravidez e amamentação: Não existe informação suficiente e confiável sobre a segurança de tomar quitosana durante a gravidez ou amamentação.
  • Alergia: A quitosana é retirada do esqueleto externo (exoesqueleto) de crustáceos. Há uma preocupação de que pessoas com alergia a camarão, lagosta, siri, caranguejo, ou a qualquer fruto do mar também possam ser alérgicas à quitosana. 

Embora a venda seja feita sem prescrição médica, a recomendação é que se busque sempre consultar um médico ou nutricionista antes de usar a quitosana.

Fontes e referências adicionais
  • Anti-inflammatory Chitosan/Poly-γ-glutamic acid nanoparticles control inflammation while remodeling extracellular matrix in degenerated intervertebral disc, Acta Biomater . 2016 Sep 15;42:168-179. doi: 10.1016/j.actbio.2016.06.013. Epub 2016 Jun 15.
  • Microencapsulated Ciliary Neurotrophic Factor: Physical Properties and Biological Activities, Experimental Neurology Volume 138, Issue 2, April 1996, Pages 177-188
  • The migration and differentiation of hUC-MSCs CXCR4/GFP encapsulated in BDNF/chitosan scaffolds for brain tissue engineering, Chuanjun Huang, Longxiang Zhao, Jun Gu, Dekang Nie, Yinan Chen, Hao Zuo, Wei Huan, Jinlong Shi, Jian Chen and Wei Shi, Published 5 May 2016
  • Deuchi, K., Kanauchi, O., Shizukuishi, M., and Kobayashi, E. Continuous and massive intake of chitosan affects mineral and fat- soluble vitamin status in rats fed on a high-fat diet. Biosci Biotechnol.Biochem 1995;59(7):1211-1216.
  • Ernst E and Pitter MH. Chitosan as a treatment for body weight reduction? A meta-analysis. Perfusion 1998;11(11):461-465.
  • Girola M, De Bernardi M, and Contos S, et al. Dose effect in lipid-lowering activity of a new dietary integrator (chitosan, Garcinia cambogia extract, and chrome). Acta Toxicol Ther 1996;17:25-40.
  • Kanauchi, O., Deuchi, K., Imasato, Y., Shizukuishi, M., and Kobayashi, E. Mechanism for the inhibition of fat digestion by chitosan and for the synergistic effect of ascorbate. Biosci.Biotechnol.Biochem 1995;59(5):786-790.
  • Kind, G. M., Bines, S. D., Staren, E. D., Templeton, A. J., and Economou, S. G. Chitosan: evaluation of a new hemostatic agent. Curr Surg. 1990;47(1):37-39.
  • Koide, S. S. Chitin-chitosan: properties, benefits and risks. Nutrition Research 1998;8(6):1091-1101.
  • Macchi G. A new approach to the treatment of obesity: chitosan’s effects on body weight reduction and plasma cholesterol levels. Acta Toxicol Ther 1996;17:303-320.
  • Maezaki Y, Tsuji K, Nakawa, and et al. Hypocholesterolaemic effect of chitosan in adult males. Biosc Biochem Biotech 1993;57:1439-1444.
  • Nelson, J. L., Alexander, J. W., Gianotti, L., Chalk, C. L., and Pyles, T. Influence of dietary fiber on microbial growth in vitro and bacterial translocation after burn injury in mice. Nutrition 1994;10(1):32-36.

Você já experimentou tomar suplemento de quitosana para algum propósito? Teve bons resultados? O que acha dos benefícios? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

5 comentários em “Quitosana: o que é, para que serve, benefícios e como tomar”

  1. Comprei Affinato na internet pra minha mãe que tem 67 anos, problemas de colesterol alto ( coração) pressão alta, diabete é simplesmente está sendo maravilhoso. Dou uma cápsula ao dia. Não substitui o médico e nem os remédios dela.

    Responder