O queijo de cabra é um alimento que apresenta 361 calorias em cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como carboidratos, gorduras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina K, cálcio e fósforo.
A intolerância a lactose é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo de digerir a lactose, o açúcar que é encontrado no leite. A intolerância, mesmo que branda, atinge aproximadamente 40% da população brasileira, de acordo com informações do ano de 2013 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Quem sofre com o problema não pode consumir alimentos que tenham lactose, como queijos e outros derivados do leite. Isso porque, ao ingerir tais alimentos, a pessoa experimenta sintomas como náuseas, diarreia, excesso de gases, vômito, inchaço e dor de estômago.
Mas e quanto ao queijo de cabra? Será que ele entra nesta categoria? Podemos afirmar que o queijo de cabra tem lactose?
Sim, é verdade que o queijo de cabra tem lactose. Afinal, ele é feito a partir do leite de cabra, que contém quase a mesma quantidade da substância que o leite de vaca. Entretanto, assim como o queijo da vaca, o queijo de cabra sofre uma redução em sua quantidade de lactose durante o processo de fermentação.
Existem diversos tipos de queijo com quantidades baixas e até mesmo não mensuráveis de lactose, incluindo o queijo de cabra. De acordo com o médico Timothy Harlan, graças a esse fato, apesar de que o queijo de cabra tem lactose, algumas pessoas com intolerância a lactose conseguem comer queijo sem terem problemas. Ele ainda explicou que algumas toleram melhor o queijo de cabra.
No entanto, para quem tem intolerância a lactose, o ideal é verificar com o médico se pode comer o queijo de cabra ou não.
Um dos aspectos a favor da ideia de que o queijo de cabra engorda é o fato dele ser rico em calorias. Como vimos acima, ele possui 361 calorias em 100 g.
Para você ter uma ideia, a mussarela e a mussarela de búfala têm 300 calorias a cada 100 g, o cottage tem 98 calorias na mesma porção, o queijo minhas frescal apresenta 264 calorias na mesma quantidade e o gorgonzola contém 316 calorias por 100 g.
Ou seja, existem diversas opções de queijos menos calóricas que o queijo de cabra, o que não o coloca como a melhor alternativa para quem deseja e/ou precisa emagrecer ou manter a boa forma.
Por outro lado, isso não significa que ele deva ser banido da dieta. Isso porque o queijo de cabra fresco pode até mesmo contribuir com o emagrecimento. O motivo é que o alimento é composto por uma dose de uma substância chamada ácido linoleico conjugado, que contribui com a promoção da sensação de saciedade no organismo e auxilia o processo de queima de gorduras.
Maior saciedade é igual a maior facilidade na hora de controlar o tamanho e quantidade das porções e, por consequência, maior propensão a um consumo mais baixo de calorias. No entanto, vale lembrar que os queijos produzidos a partir de animais alimentados com capim possuem um teor maior de ácido linoleico conjugado.
Os queijos de cabra podem apresentar diferentes consistências e processos de cura, que determinam o seu aroma e sabor. Na lista a seguir, você confere as características de algumas variedades do alimento:
Deixe um comentário