Quais são as diferenças entre artrite e artrose?

publicado em

As duas condições causam dor e rigidez nas articulações. Mas você sabe quais são as diferenças entre artrite e artrose? Saiba então como diferenciar essas doenças.

Existem vários tipos de artrite com sintomas muito parecidos. Apesar disso, as causas e o tratamento podem ser bem diferentes para cada condição.

A artrite e a artrose são os dois tipos mais comuns de doença articular. A inflamação nas articulações está presente em ambos os casos, mas existem algumas diferenças que podem te ajudar a identificar qual tipo de artrite você tem.

Diferenças entre artrite e artrose

artrite ou artrose

Embora muitos sintomas sejam bem parecidos, existem algumas particularidades nos sinais da artrite e da artrose.

Por exemplo, a artrite (ou artrite reumatóide) causa sintomas que podem afetar o corpo todo, como por exemplo:

Por outro lado, a artrose causa sintomas locais, pois nem todas as articulações são afetadas.

Sendo assim, os sintomas da artrose (ou osteoartrite) geralmente se concentram em apenas um local – geralmente nas mãos, na coluna, nos joelhos ou no quadril. Dessa forma, a osteoartrite é caracterizada por:

  • Dor em uma articulação específica;
  • Sintomas que duram pouco tempo (cerca de 30 minutos) e melhoram em seguida.

Outra diferença importante é que a artrite é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as articulações, causando inflamação generalizada.

Já a artrose é geralmente causada pela degeneração ou desgaste natural da cartilagem que separar os ossos e as articulações do corpo.

O que fazer

dor na articulação

Por serem doenças diferentes, o tratamento também pode ser diferente para cada condição.

Infelizmente, nenhum tipo de artrite tem cura. Mas é possível retardar a progressão dos sintomas com remédios e ajustes no estilo de vida.

Em geral, o tratamento da artrite e da artrose contam com o uso de anti-inflamatórios para diminuir a inflamação nas articulações. Consequentemente, esses remédios aliviam a dor e melhoram a amplitude do movimento.

Quando a inflamação está muito alta, o médico pode sugerir o uso de anti-inflamatórios esteróides para reduzir a inflamação mais rapidamente.

Porém, no caso da artrite, o tratamento pode ser um pouco mais difícil por se tratar de uma doença autoimune.

De acordo com o American College of Rheumatology, pode ser necessário usar remédios antirreumáticos, esteróides e biológicos para controlar a inflamação.

Os remédios antirreumáticos são importantes para tentar suprimir o sistema imune e diminuir os danos às articulações.

Dicas para qualquer tipo de artrite

Além de tomar os remédios específicos para cada condição, existem algumas estratégias que ajudam nos dois casos, como por exemplo:

  1. Participar de sessões de fisioterapia para melhorar a mobilidade física e diminuir a rigidez das articulações;
  2. Ter uma alimentação saudável ou uma dieta específica para artrite;
  3. Manter o peso adequado para reduzir a pressão sobre as articulações;
  4. Para de fumar, se for o seu caso;
  5. Praticar alguma atividade física regularmente, mesmo que seja difícil, para não ter ainda mais prejuízos na saúde das articulações.

Não importa o tipo de artrite que você tem, é importante tratar a doença e consultar um médico com frequência para diminuir o ritmo de progressão dos danos articulares.

Em alguns casos, há a opção de fazer uma cirurgia para substituir ou reparar uma articulação danificada. Mas isso só é recomendado quando a qualidade de vida do paciente é muito prejudicada pela doença e quando outros tratamentos não surtem efeito.

Se você tem dúvidas sobre que remédio tomar ou qual exercício fazer para prevenir ou ajudar no tratamento da artrite, converse com seu médico, pois ele saberá te orientar da melhor forma.

Vídeo

Aliás, se você quer manter suas articulações fortes e livres da artrite e da artrose, confira as dicas da nossa nutricionista sobre os suplementos para as articulações:

Fontes e referências adicionais

Agora você já sabe diferenciar a artrite da artrose? Você sofre de alguma doença articular? Comente aqui!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário