Preta Gil, 50 anos, mostrou a sua rotina de exercícios após a retomada do tratamento contra o câncer. A doença retornou em quatro lugares diferentes.

A artista ressaltou a importância de manter o corpo em movimento quando se está em tratamento. “O ganho de massa muscular vai nos ajudar muito durante a nossa recuperação”, disse.
“Eu estou aqui, firme e forte. Mesmo com fadiga, mesmo cansada, eu faço. Toda vez que faço exercício físico, me sinto melhor e mais disposta. É um desafio, sempre tem uma dificuldade e, quando começamos, eu estou mais lenta e preguiçosa”, relatou.
“Mas, a cada etapa, vou ganhando mais força, resistência e consciência da importância do exercício”, enalteceu Preta Gil. Veja também: Preta Gil comenta estado emocional e queda de cabelo após retomar tratamento contra o câncer.
Na legenda do post, a filha de Gilberto Gil ressaltou: “Amores, quero falar para vocês sobre a importância da prática de exercício físico durante o tratamento oncológico, tanto para a nossa recuperação física quanto para a nossa saúde mental. Se movimentem!”.
Tudo isso sempre conforme a recomendação médica e com o acompanhamento de um profissional qualificado, é claro.
Volta do câncer
Preta Gil anunciou a retomada do tratamento contra o câncer no dia 22 de agosto. A cantora foi ao hospital realizar uma bateria de exames de rotina.
“Foi constatada a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico. Estou bem acompanhada pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Roberta Saretta, Fernanda Cunha Capareli e Frederico José Ribeiro Teixeira Junior. Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta”, declarou.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou”, seguiu.
A artista iniciou o tratamento com quimioterapia no mesmo dia. “Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase, que fica no peritônio, e um nódulo, uma lesão, no ureter. Vim fazer os exames de rotina e todos nós fomos surpreendidos. Eu, médicos, amigos. É mais comum do que se imagina, mas é um grande susto”, admitiu.
Gil ficará alguns dias em casa e retornará ao hospital para receber a segunda dose de quimioterapia. “A minha rotina de tratamento oncológico voltou para que possa curar os quatro focos que citei do câncer. Continuem rezando por mim. Estou bem, com a cabeça boa, muito melhor do que quando comecei o tratamento em 2023. Cheia de vontade de viver”, concluiu.