A pregnenolona é um hormônio esteroide responsável pela síntese de diversos outros hormônios, incluindo a testosterona e o estrogênio, o que leva algumas pessoas a acharem que ele engorda.
Além disso, existe a suposição de que este hormônio também possa ser utilizado na terapia de reposição hormonal (TRH) e para regularizar as taxas hormonais de pessoas que sofram de alguns distúrbios endócrinos.
Mas será que esses efeitos são reais? Mais ainda, será que a pregnenolona pode atuar no metabolismo, nas taxas de gordura corporal e de massa magra?
Para tentar responder a essas e outras possíveis dúvidas, a seguir vamos conhecer melhor a pregnenolona e os seus possíveis efeitos no organismo, além de entender os riscos que o seu uso pode trazer.
O que é pregnenolona?

A pregnenolona é uma substância química encontrada naturalmente no nosso corpo e que pode também ser sintetizada em laboratório para uso em suplementos alimentares.
Ela é produzida a partir do colesterol em diversos locais do corpo, mas principalmente nas glândulas suprarrenais.
Mas, como veremos mais adiante, a pregnenolona não é considerada exatamente um hormônio, mas sim um pró-hormônio, uma vez que é a partir dela que são produzidos uma série de hormônios em nosso organismo, como:
- Testosterona, o hormônio responsável pelas características físicas masculinas.
- Estrogênio, considerado o principal hormônio feminino.
- Progesterona, outro hormônio de grande importância no funcionamento do organismo da mulher.
Além disso, a pregnenolona também atua no sistema nervoso central.
Pregnenolona engorda?
De acordo com as informações científicas e clínicas, não é possível afirmar que a pregnenolona engorda.
Porém, por ser precursor do estrogênio, este efeito pode ocorrer em alguns casos. Isso porque o estrogênio, muito presente em muitos anticoncepcionais, pode promover retenção de líquidos e inchaço, o que dá a sensação de ganho de peso.
Além disso, como ocorre com outros suplementos e medicamentos, os efeitos vão depender muito do organismo e do metabolismo de cada pessoa. Ou seja, em alguns casos, por exemplo, a pregnenolona pode até fazer o seu metabolismo ficar acelerado, fazendo você perder um pouco de peso.
Veja também: Como desinchar – Dicas para diminuir a retenção de líquido.
Como funciona?
A pregnenolona é uma substância precursora, ou seja, ela é utilizada pelo organismo para a produção de alguns hormônios.
Assim, a pregnenolona é convertida em hormônios importantes e ajuda a equilibrar as taxas hormonais adequadas em uma pessoa saudável.
Por esse motivo, a pregnenolona vem sendo estudada por pesquisadores desde a década de 1940, principalmente para aliviar sintomas de estresse, fadiga e artrite. Além disso, alguns estudos preliminares sugerem que este suplemento pode ter efeitos positivos no sistema nervoso.
Efeitos e indicações da pregnenolona
Como não existem estudos que demonstrem muitos dos potenciais efeitos da pregnenolona, este suplemento ainda não é formalmente indicado como tratamento de primeira linha para nenhuma doença ou condição física.
Entretanto, ele vem sendo utilizado há décadas, e muitas pessoas relatam efeitos positivos, como:
- Melhora do estresse.
- Equilíbrio hormonal, com a melhora de quadros de endometriose e doença fibrocística das mamas.
- Aumento do rendimento físico nas atividades físicas.
- Aumento da energia.
- Melhora do humor e da memória.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Melhora dos sintomas inflamatórios, como as dores articulares das artrites.
Entretanto, como dito anteriormente, esses efeitos ainda não foram demonstrados em estudos científicos, e por isso o uso do suplemento deve ser feito com cuidado e sempre com a orientação de um médico.
Efeitos colaterais da pregnenolona
Como a pregnenolona é usada para a síntese de hormônios esteroides, muitos dos seus efeitos adversos, ou colaterais, são semelhantes aos de esteroides comuns, que podem incluir:
- Insônia.
- Irritabilidade e mudanças de humor.
- Ansiedade.
- Aumento da oleosidade da pele e cabelos.
- Acne.
- Aumento nos níveis de colesterol.
- Dor de cabeça.
- Metabolismo acelerado.
- Crescimento de pelos no rosto.
- Perda excessiva de cabelo.
- Irregularidades na frequência cardíaca.
Assim, ao notar que um ou mais desses sintomas está afetando sua vida de forma negativa, é interessante procurar um médico para avaliar se a dose ou a frequência do suplemento está adequada para o seu caso.
Contraindicações e precauções
A principal contraindicação da pregnenolona é a alergia a qualquer um dos componentes da formulação. Mas, devido à sua ação hormonal, ela também é contraindicada para alguns grupos de pessoas, como:
- Crianças e adolescentes.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
- Pessoas que estejam realizando alguma terapia de reposição hormonal.
- Mulheres com histórico de câncer hormônio dependentes, como os de mama, útero e ovário.
Além disso, pelo risco de causar efeitos cardiovasculares, o uso da pregnenolona por pessoas com problemas cardíacos deve ser feito com bastante cuidado, sempre seguindo as orientações de um médico.
Interações medicamentosas
A pregnenolona pode interagir com diversos medicamentos usados na reposição hormônios e alguns anticoncepcionais, como os que contém:
- Estrogênio: Como a pregnenolona já é convertida em estrogênio pelo organismo, não é recomendado usar essa substância junto com um suplemento de pregnenolona, pois isso pode causar um excesso de estrogênio no corpo, alterando o equilíbrio hormonal.
- Progestinas: De forma semelhante ao que ocorre com o estrogênio, tomar alguma progestina junto com a pregnenolona pode elevar o nível de hormônios no corpo, causando uma potencialização dos efeitos colaterais relatados.
- Testosterona: Além de ser transformada em estrogênio, a pregnenolona também participa de processos metabólicos para conversão em testosterona. Assim, principalmente se você for mulher, é preciso ter cuidado para não aumentar demais os níveis de testosterona no organismo e causar efeitos adversos indesejados.
Por isso, caso você esteja utilizando algum medicamento que contenha hormônios, converse com seu médico antes de iniciar o uso da pregnenolona.
Como utilizar a pregnenolona?
A dose adequada de pregnenolona depende de diversos fatores, como idade, peso e condição a ser tratada.
Assim, é indicado seguir as instruções no rótulo do suplemento, que costuma variar de 5 a 50 miligramas por dia.
Além disso, é importante consultar um médico antes de iniciar o uso da pregnenolona, para saber se a substância pode realmente ajudar no tratamento e melhorar a sua qualidade de vida.
Por fim, por ser estimulante, o seu uso não é indicado no período da noite, e o uso de pregnenolona por um período prolongado de tempo também não é recomendado, devido a potencialização dos efeitos colaterais.
Fontes e referências adicionais
- Elevated levels of some neuroactive progesterone metabolites, particularly isopregnanolone, in women with chronic fatigue syndrome, Psychoneuroendocrinology. 2004 Feb;29(2):245-68.
- A randomized, double-blind, placebo-controlled trial of pregnenolone for bipolar depression, Neuropsychopharmacology . 2014 Nov;39(12):2867-73.
- Neurosteroids and potential therapeutics: Focus on pregnenolone, J Steroid Biochem Mol Biol . 2016 Jun;160:78-87
- Levels and actions of neuroactive steroids in the nervous system under physiological and pathological conditions: Sex-specific features, Neurosci Biobehav Rev . 2016 Aug;67:25-40.
- Nongenomic actions of neurosteroid pregnenolone and its metabolites, Steroids. 2016 Jul;111:54-59.
Fontes e referências adicionais
- Elevated levels of some neuroactive progesterone metabolites, particularly isopregnanolone, in women with chronic fatigue syndrome, Psychoneuroendocrinology. 2004 Feb;29(2):245-68.
- A randomized, double-blind, placebo-controlled trial of pregnenolone for bipolar depression, Neuropsychopharmacology . 2014 Nov;39(12):2867-73.
- Neurosteroids and potential therapeutics: Focus on pregnenolone, J Steroid Biochem Mol Biol . 2016 Jun;160:78-87
- Levels and actions of neuroactive steroids in the nervous system under physiological and pathological conditions: Sex-specific features, Neurosci Biobehav Rev . 2016 Aug;67:25-40.
- Nongenomic actions of neurosteroid pregnenolone and its metabolites, Steroids. 2016 Jul;111:54-59.