Plásticas e Procedimentos

Preenchimento de Queixo – Como Funciona, Tipos e Cuidados

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Dentre os muitos procedimentos estéticos que crescem no Brasil, o preenchimento de queixo tem se tornado famoso.

Veja como funciona o preenchimento de queixo, quais são os tipos e cuidados necessários para realizar esse procedimento estético com segurança.

O preenchimento de queixo é um tipo de procedimento oferecido por várias clínicas de estética, que é capaz de transformar sua aparência em questão de minutos.

Uma variedade de clínicas oferece uma mistura especial de preenchimento para bochecha, mandíbula, queixo e o famoso lifting de nariz, tudo feito sob medida, dependendo dos desejos do cliente.

Mas, quando se pensa sobre preenchimento facial, o queixo geralmente é uma área negligenciada.

No entanto, cada vez mais pacientes estão optando por um procedimento de preenchimento de queixo, já que ele pode alterar completamente as dimensões da face.

Enquanto muitos ainda pensam que a remodelação do queixo exige um procedimento cirúrgico invasivo, caro, doloroso e demorado na realidade, resultados brilhantes podem ser alcançados usando pequenas quantidades de preenchimento dérmico.

O que é o preenchimento de queixo

O preenchimento de queixo é um procedimento onde são usados preenchimentos dérmicos injetáveis para adicionar definição e forma à área do queixo e à linha da mandíbula inferior.

Os preenchimentos dérmicos são feitos de materiais naturais e sintéticos e são injetados nas áreas faciais para preencher linhas e rugas.

O material de preenchimento pode fortalecer a mandíbula inferior, equilibrar o perfil e aumentar o queixo.

Alguns preenchedores duram mais que outros. Por exemplo, preenchimentos sintéticos são tratamentos comprovados e duradouros.

Outros materiais que também são utilizados como, por exemplo, ácido hialurônico (HA), são absorvidos pelo corpo ao longo do tempo e o procedimento deve ser repetido ocasionalmente para manter os resultados.

Melhores preenchedores para a área do queixo

Alguns dos preenchedores mais usados na área do queixo são os de gel à base de HA, como Juvederm Voluma e Restylane Defyne.

Como o AH é produzido naturalmente pelo corpo, ele tem um baixo risco de efeitos colaterais.

Os resultados obtidos com o Juvederm são imediatamente visíveis, enquanto que com o Restylaneal, pode demorar alguns dias para poder ver os resultados completos.

Os tratamentos com Restylane duram até 12 meses, enquanto o Juvederm pode durar até dois anos.

Preenchedores sintéticos como Radiesse, que é feito com hidroxilapatita de cálcio (CaHA), e o Sculptra, que é feito com ácido poli-L-láctico (PLLA), também são eficazes no tratamento do queixo e da linha da mandíbula.

Esses materiais duram mais do que os preenchedores à base de HA, sendo de 9 a 15 meses para a Radiesse e até dois anos para a Sculptra.

Um estudo recente descobriu que o HA e o CaHa são seguros e eficazes para aumentar e definir o queixo e a linha da mandíbula.

Como o preenchimento de queixo melhora a forma do queixo e da mandíbula?

O preenchimento dérmico pode ser injetado no queixo para fazer com que a pessoa se sinta mais bonita.

Durante o processo de envelhecimento, o crânio gira e o queixo se move para trás, levando à dissolução dos ossos e tecidos moles na área do queixo, resultando em um suporte estrutural, reduzido na face inferior.

O rosto também envelhece porque a rede de suporte de colágeno, moléculas e elastina da pele se decompõe enfraquecendo os músculos que o “puxam” para cima.

O preenchimento dérmico pode substituir esse suporte estrutural e alterar os contornos do queixo.

Sendo assim, o preenchimento do queixo faz com que o seu queixo pareça mais proeminente ou aumente a sua definição.

Normalmente, as pacientes do sexo feminino desejam ter um queixo mais suave, enquanto que os pacientes do sexo masculino preferem ter um queixo mais marcado.

Os preenchimentos dérmicos podem melhorar:

Comprimento do queixo: Algumas pessoas têm um queixo muito curto, e com este procedimento é possível aumentá-los e alongá-los facilmente.

Tamanho do queixo: É possível aumentar o tamanho do queixo usando preenchimentos dérmicos.

Forma do queixo: Algumas pessoas desejam mais largura, mais comprimento, queixos mais angulares ou menos angulares.

Projeção do queixo: É muito comum que algumas pessoas tenham um queixo recessivo quando vistos de lado. Com o preenchimento de queixo é possível criar um queixo mais projetado e mais forte.

Simetria do queixo: Com o preenchimento de queixo é possível deixar o queixo mais simétrico.

Como funciona o preenchimento de queixo

As injeções de preenchimento de queixo são semelhantes a outros procedimentos de preenchimento dérmico e devem ser realizadas em ambiente ambulatorial e você não precisará ficar de repouso.

Primeiro, o seu médico irá desinfectar a pele na área de injeção e aplicará um anestésico tópico, como lidocaína, ou injetarão o anestésico antes de iniciar o tratamento. Em alguns casos, a lidocaína já está misturada na seringa de preenchimento dérmico.

Você poderá sentar-se enquanto o profissional injeta o preenchimento e deverá permanecer imóvel. Durante o procedimento, você receberá várias injeções no queixo e na mandíbula.

Os tratamentos de preenchimento de queixo levam entre 30 e 60 minutos para serem realizados, incluindo o tempo de preparação.

Geralmente, é usado uma cânula ou agulha para administrar os preenchedores dérmicos na área do queixo.

A vantagem de usar uma cânula é a redução no risco de perfurar um vaso sanguíneo e causar hematomas ou complicações mais graves, como injeção intravascular de carga.

Em muitos casos, são utilizados uma combinação de agulha e cânulas para obter os melhores resultados.

As cânulas costumam ser mais adequadas para os lados do queixo ou para o sulco pré-maxilar, enquanto que as agulhas costumam ser mais adequadas para injetar no centro do queixo.

Geralmente, são injetados entre 3-4 ml do produto em diferentes áreas da face e, embora possa ser bastante doloroso, quando o preenchedor está sendo injetado, não há dor depois.

Posteriormente, seu provedor pode querer que você retorne para uma visita de acompanhamento e injeções adicionais até que os resultados desejados sejam alcançados.

Cuidados pós-preenchimento de queixo

Após o tratamento, evite a luz solar direta, exercícios físicos extenuantes e atividade física intensa por 24 a 48 horas.

Não toque nos locais de injeção e mantenha a pele limpa na área onde foi realizado o preenchimento.

Se você sentir dor, poderá tratar o desconforto com compressas de gelo ou Tylenol.

Não há tempo de recuperação associado a um tratamento de preenchimento de queixo e, por isso, você poderá retornar às suas atividades diárias imediatamente.

Em alguns casos, poderá apresentar hematomas, sensibilidade e inchaço no local da injeção que devem diminuir rapidamente.

Segurança e efeitos colaterais

Geralmente, os preenchimentos dérmicos são considerados seguros, com um risco relativamente baixo de efeitos colaterais e eventos adversos.

Quando os efeitos colaterais ocorrem, eles geralmente são leves e duram apenas alguns dias após o tratamento.

Sangramento, hematomas e inchaço

Pequenas contusões, inchaço, sangramento e vermelhidão são normais após o tratamento.

É mais provável que estes efeitos secundários ocorram se você tomar anticoagulantes ou se tiver um distúrbio hemorrágico.

Efeitos colaterais menos comuns

Algumas pessoas experimentam outros resultados adversos menos comuns como, por exemplo:

  • Infecções que podem ser impedidas com uma boa higiene da pele;
  • Danos à pele como resultado de má técnica de injeção. O posicionamento incorreto do preenchimento pode causar a morte do tecido (necrose) e outros danos à pele;
  • Desenvolvimento de um procedimento pós-reação de sensibilidade (às vezes, muito tempo depois de terminado o procedimento);
  • Reações alérgicas à lidocaína ou preenchedores dérmicos; teste de alergia antes do tratamento pode ajudar a evitar esse efeito colateral;
  • Danos nos nervos como resultado da colocação incorreta da injeção, que pode causar dor ou dormência;
  • Protuberâncias ou áreas assimétricas (que podem ser causadas por um fornecedor com experiência inadequada).

O resultado pode não ser tão bom

É possível obter um resultado negativo com o preenchimento de queixo, como um queixo com excesso de preenchimento ou uma aparência nada natural.

Escolher um profissional certificado e com vasta experiência na administração de injeções de preenchimento de queixo fornecerá as melhores chances de um resultado satisfatório.

Se você não estiver satisfeito com os resultados, os preenchimentos baseados em HA podem ser revertidos, além de oferecerem resultados mais consistentes do que os preenchimentos sintéticos.

As cargas sintéticas têm maior probabilidade de migrar do local da injeção original, formando inchaços, caroços ou áreas irregulares.

Também é mais difícil reverter qualquer preenchedor que não seja HA – podendo ser necessário uma cirurgia.

Agora que você já sabe como funciona, seus efeitos colaterais e como evitá-los, pesquise qual o melhor profissional para realizar o seu preenchimento de queixo, assim como resultados indesejados.

Fontes e Referências adicionais:

Você já conhecia o preenchimento de queixo? Pretende fazer? Comente abaixo!

5 de 5
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma